Ano Novo: existe uma taça ideal para tomar espumante?

Para celebrar o Ano Novo em grande estilo é interessante conhecer sobre alguns tipos de taças e a melhor opção para você tomar o seu espumante preferido. Saiba mais sobre esses recipientes a seguir.

O ano novo é uma data muito esperada por todos. Com isso, muitas pessoas possuem dúvidas sobre qual a melhor taça para apreciarem da melhor forma o seu espumante predileto.

Diante dessa dúvida, uma pesquisa realizada em 2009 pela Universidade de Reims esclareceu que para a escolha das taças você deve levar em conta as bolhas que são produzidas. Isso porque, quando o espumante é derramado na taça, as bolhas que sobem são caracterizadas como pequenas gotículas que se localizam na superfície do líquido e trazem um sabor singular e refrescante.

Desse modo, seja para cada vinho ou Champagne, há uma taça apropriada que auxilia que o líquido revele seus aromas e sabores característicos. No entanto, há controvérsias sobre qual a melhor taça. Em suma, apesar de valer a pena experimentar a bebida em diferentes taças, confira qual é a que melhor expressa os sabores do espumante.

Qual é a taça ideal para tomar espumante?

Há uma disputa entre qual seria a taça adequada para tomar espumantes, entre o modelo flute (ou flûte) e o modelo tulipa; porém a mais utilizada por diversos profissionais é a tulipa. Vale destacar que diversos produtores de Champagne do mundo possuem taças feitas sob medida para a apreciação da bebida e várias delas são feitas em formatos de tulipas. Veja a seguir como são os modelos mais utilizados:

Tulipa

As taças nesse modelo são produzidas em formatos mais alongados e são estreitas em sua base. Com efeito, são mais largas no corpo, o que aumenta a liberação das bolhas e permite uma maior concentração dos aromas.

Flute

Este tipo de taça apresenta um formato mais fino, reto e alongado, semelhante a uma flauta. Muitas pessoas usam esse tipo de taça para beber seu espumante, pois, assim como o modelo tulipa, por serem estreitas, mantém as bolhas por mais tempo, devido à área de evaporação ser menor.

Logo, mesmo o modelo tulipa sendo chamado de ideal por ser mais usado, você pode também como opção tomar o seu Champagne em uma taça flute, que também conserva as características e sabor dos espumantes mais leves.

E a taça borgonha, qual a sua função?

Por fim, outro tipo de taça que comumente vemos no mercado são as taças do modelo chamado de borgonha ou balão. Elas são perfeitas para as pessoas que gostam de tomar vinho, isso porque, os vinhos são bebidas com sabor mais doce e forte, dessa forma devem ser degustados em menor quantidade para não se tornar enjoativo.

 As taças no modelo borgonha, apesar de serem grandes e largas na parte de baixo, possuem uma borda bem pequena em sua área superior. O formato desta taça permite que a bebida ingerida vá primeiramente para a ponta da língua, onde os sabores doces são imediatamente percebidos.

Além disso, ela é normalmente usada para servir vinhos brancos e alguns tipos de vinhos tintos, como por exemplo, o Pinot Noir. Ainda, esse modelo de taça também auxilia em conservar a adequada temperatura da bebida, já que é servido em poucas doses, pois grande parte do vinho permanece na garrafa, que muitas vezes fica em um balde com gelo. 

Leia também

você pode gostar também

Gastronomia: como empreender nessa área? Confira 5 dicas

A Gastronomia é um ramo profissional que está associado com atividades como o turismo, lazer, comércio de alimentos e outros setores da indústria. Assim, empreender nessa área é mais simples do que parece.

Como conciliar trabalho e estudo? Confira 7 dicas simples e práticas

Vai começar o cursinho preparatório para o concurso, mas trabalha o dia inteiro? Fique por dentro de sete dicas de ouro sobre como conciliar trabalho e estudo.

Você sabia que existe o Dia da Saudade? Conheça essa data comemorativa

A palavra saudade pode remeter a um episódio de alegria ou de tristeza. Seja como for, esse sentimento é tão importante que tem data comemorativa, o Dia da Saudade.

As cores de esmalte que mais combinam com cada signo

Bateu aquela indecisão na hora de escolher a tonalidade que vai passar nas unhas? Então, conheça as cores de esmalte que mais combinam com cada signo.

7 sinais de que você deveria mudar de profissão

Está insatisfeito com o seu atual emprego? Então conheça os sete sinais de que você deveria mudar de profissão e cogite uma transição de carreira.

Para que servem aquelas bolas laranjas nos fios de transmissão?

Fios de alta tensão geralmente possuem itens de segurança bastante chamativos para evitar acidentes que possam danificar os fios e causar maiores problemas.