A ideia de que a Terra é uma esfera tem sido amplamente aceita pela comunidade científica e pela sociedade em geral por séculos. No entanto, nos últimos anos, uma teoria contrária ganhou força entre algumas pessoas: a crença de que a Terra é plana.
Em nosso artigo, exploraremos as evidências científicas que comprovam que a Terra é realmente redonda e analisaremos o ponto de vista das pessoas que acreditam na hipótese contrária. Esse é um tema de extrema relevância que pode cair em provas de concursos públicos.
O que a ciência diz sobre o formato da Terra?
Para começo de conversa, recomendamos a leitura de dois grandes estudos científicos sobre o tema:
- “The Shape of the Earth: Some Proofs for It” publicado na revista científica “The Astrophysical Journal”; e
- “Flat Earth Belief and the Globe Earth Concept” publicado na revista “Frontiers in Psychology”;
- Matéria publicada na Phys.org sobre registro da curvatura do planeta;
- Matéria publicada no site do Serviço Marítimo Nacional dos Estados Unidos.
Provas científicas de que a Terra realmente é redonda
1. Observações de navios no horizonte
Uma das evidências mais simples e antigas da forma esférica da Terra é a observação de navios que se afastam do horizonte. À medida que um navio se distancia, ele desaparece gradualmente da vista, primeiro ficando parcialmente oculto e depois totalmente invisível.
Esse fenômeno ocorre devido à curvatura da Terra. Se o planeta fosse plano, os navios simplesmente diminuiriam de tamanho à medida que se afastassem.
2. Eclipse Lunar
Durante um eclipse lunar, a Terra projeta uma sombra na Lua. A sombra do planeta é sempre redonda, independentemente da fase lunar. Isso só pode acontecer se a Terra for uma esfera.
3. Ângulos de observação estelar
Os ângulos em que as estrelas são vistas no céu mudam à medida que você se desloca ao longo da superfície da Terra. Esse fenômeno é explicado pela curvatura de nosso planeta e não pode ser explicado de forma consistente em um modelo de Terra plana.
4. Fotos da Terra do Espaço
Astronautas, satélites e sondas espaciais forneceram inúmeras imagens da Terra vista do espaço, todas mostrando uma esfera. Além disso, as missões Apollo à Lua também capturaram imagens do planeta como uma esfera enquanto estavam na órbita lunar.
5. Gravidade
A gravidade é uma força que age em direção ao centro de massa de um objeto esférico. A forma como a gravidade funciona na Terra, mantendo as coisas no chão e afetando o movimento dos objetos, é consistente com um planeta esférico.
6. Fusos horários
A existência de fusos horários em todo o mundo e as diferenças de tempo entre os lugares são explicadas pela rotação da Terra, que é mais consistente com uma forma esférica
7. Exploração de navios e aviões
Navegar ao redor do mundo e voar em aviões de longa distância são atividades que dependem da curvatura do planeta para calcular rotas e horários.
Desmistificando a teoria da Terra Plana
Apesar das evidências científicas esmagadoras que comprovam a forma esférica de nosso planeta, algumas pessoas ainda acreditam na teoria da Terra plana. Vamos analisar alguns dos argumentos mais comuns apresentados pelos defensores da hipótese:
- Horizonte plano: Argumenta-se que, em um mundo plano, o horizonte seria sempre plano, e não haveria curvatura visível. No entanto, como mencionado anteriormente, a curvatura da Terra é observável em várias situações, como navios desaparecendo no horizonte e a curva da sombra do planeta durante um eclipse lunar;
- Fotos de pontos terrestres: Algumas pessoas alegam que é possível ver objetos ou pontos distantes que deveriam estar ocultos pela curvatura da Terra. No entanto, isso geralmente é devido a ilusões visuais ou condições atmosféricas especiais, como refração, e não contradiz as evidências científicas;
- Experimentos de nível d’água: Defensores da Terra plana frequentemente realizam experimentos com nível d’água para argumentar que a água se mantém plana e nivelada, o que, segundo eles, seria impossível em um mundo esférico. No entanto, esses experimentos não levam em consideração a curvatura mínima do planeta devido ao seu tamanho. Em uma distância curta, a curvatura é imperceptível;
- Fotos de satélites: Alguns argumentam que as imagens de satélites da Terra são forjadas. No entanto, muitos países têm satélites em órbita e fornecem imagens do planeta que são consistentes com sua forma esférica;
- Viagens de avião diretas: A ideia de que voos de longa distância deveriam ser impossíveis em um mundo esférico é frequentemente usada pelos defensores da Terra plana. No entanto, as rotas de voo levam em consideração a curvatura do planeta e são consistentes com os princípios da navegação aérea.