Quando o assunto é automóvel, qual o primeiro país que vem à sua mente? Itália? Estados Unidos? Alemanha? Pode ser. Mas o Brasil também não pode ficar de fora, já que produziu modelos exclusivos que fizeram muito sucesso. Por isso, essa matéria selecionou os 15 carros mais raros do Brasil.
Continue a leitura até o final e conheça modelo raros, que valem uma boa grana, diga-se de passagem, e que são, sobretudo, surpreendentes, por causa da qualidade construtiva. Bora lá conferir a lista?
Confira a lista de carros mais raros do Brasil
1 – Brasinca 4200 GT (Brasinca Uirapuru)
Esse é um dos carros mais raros do Brasil. Lançado em 1964, esse modelo teve apenas 73 unidades produzidas. Esse carro mesclava um visual chamativo com uma potente motorização. Quem tem um raro exemplar desses em perfeito estado de conservação, dificilmente o coloca a venda.
2 – Willys Interlagos
Outro dos carros mais raros do Brasil. A produção desse veículo começou em 1962. Ele teve a honra de ser o primeiro modelo esportivo a ser produzido em terras tupiniquins. Considerado um clássico da indústria automotiva brasileira, esse carro fez muito sucesso.
3) Carros mais raros do Brasil: Brasília
Esse projeto da montadora alemã também foi bem-sucedido no Brasil. A famigerada Brasília foi produzida de 1973 a 1981 e foi um dos líderes de vendas por aqui. Como o seu estilo elegante e motor traseiro, ela já foi muito cobiçada na época.
4) Variant II
Mais um dos carros mais raros do Brasil. Ela foi produzida apenas durante cinco anos (1977 a 1982). Apesar de ter o design bastante parecido com o da sua irmã Brasília, a famosa Variant viveu sua época de glória e vendeu bastante também.
5) Chevrolet Malibu (8ª geração)
Esse sedã grande norte americano acabou não emplacando no Brasil, apesar de ser um carro surpreendente em todos os sentidos. Ao todo, foram somente 101 unidades importadas dos EUA para cá. Por isso, esse carro também é um dos mais raros do Brasil. Pode acreditar.
6) Renault Safrane
Considerado uma versão mais arrojada do seu irmão Symbol, pouquíssimas unidades desse luxuoso modelo francês foram importadas para o Brasil. Na verdade, somente os executivos da Renault é que tinham o privilégio de usá-lo.
7) Troller Pantanal
Quando se fala em carros mais raros do Brasil, esse exemplar da americana Ford (que tinha comprado a Troller) também está em nossa lista. Ao todo, somente 77 unidades foram produzidas em solo brasileiro. Apesar de não ter feito o sucesso esperado, esse veículo raramente pode ser visto nas ruas.
8) Fiat Bravo (1ª Geração)
Estreante no Salão do Automóvel de 1998, a primeira versão desse hatch italiano acabou sucumbindo para a concorrência e não vendeu como a marca esperava, por causa da alta do dólar. Os raros exemplares ainda podem ser vistos nas ruas, com uma dose de sorte e, claro, de paciência.
9) Santana EX
Quando o assunto é carros mais raros do Brasil, esse lindo modelo alemão executivo não poderia deixar de ser citado. Um dos sucessos dos anos 1980, o clássico Santana era o sonho de consumo de milhares de motoristas. Mas só tinha um problema: poucos podiam pagar o preço exigido.
10) Volkswagen SP1
Esse também é outro modelo esportivo brasileiro que é bastante raro hoje em dia. Produzidos nos anos de 1972 e 1973, esse carro trazia um design bem arrojado e arrancava suspiros por onde passava. Ao todo, somente 88 unidades foram produzidas.
11) Carros mais raros do Brasil: Projeto BY
Esse modelo alemão foi fabricado em 1986 e tinha a complicada missão de concorrer com o italiano Uno. Mas somente poucos protótipos foram, de fato, construídos. Na verdade, a Volkswagen apostou no Gol, o que acabou dando certo.
12) Puma GT 1500
Pense em um carro esportivo, cobiçado, com um design chamativo e que fez um enorme sucesso nas décadas 1960, 1970 e 1980, no Brasil. Pensou no Puma GT? Acertou em cheio. Quem viveu essa época, certamente se lembra desse modelo genuinamente brasileiro circulando pelas ruas.
13) Aurora 122C
Esse também é um dos carros mais raros do Brasil. A cobiçada Ferrari serviu de inspiração para a fabricação desse modelo, que foi produzido de 1987 a 1992. Estima-se que o número de unidades vendidas tenha sido baixo, apesar do visual futurista e motor potente.
14) Lobini H1
Apesar do nome nada peculiar, esse modelo foi lançado em 2007 e se destacava por seus inúmeros atributos. Mesmo com um design que lembrava carros superesportivos, como o famoso Lamborghini, esse veículo acabou vendendo pouco em terras brasileiras. Raramente pode se ver um exemplar desses nas ruas.
15) Citroën C4 VTS
Esse veículo francês chegou com toda pompa em 2004 no Brasil. Afinal, as suas particularidades falavam por si só. Mas mesmo o seu belíssimo design, motor potente e lindas rodas de liga leve, não foram suficientes para ele ser um campeão de vendas por aqui.