Afinal de contas, papel-filme pode ser usado no micro-ondas?

É comum ter dúvidas sobre quais materiais podem ser usados no micro-ondas, e um deles é o papel-filme. Descubra neste texto se ele pode, ou não, ser levado ao eletrodoméstico.

O micro-ondas é um dos eletrodomésticos indispensáveis de se ter em casa. Afinal, ele permite aquecer alimentos em poucos segundos. Não bastasse isso, ele ainda permite preparar diversos alimentos, tais como pipoca, brigadeiro e até mesmo bolos. Tudo isso em poucos minutos. Por esses motivos, desde o seu surgimento, o micro-ondas vem facilitando a rotina corrida do dia a dia e economizando o nosso tempo.

Para podermos usufruir de todos os benefícios do micro-ondas e evitar danificá-lo, precisamos nos atentar aos materiais que colocamos nesse eletrodoméstico. E é nessa hora que surgem muitas dúvidas por parte de quem usa o micro-ondas em relação a quais materiais podem nele ser usados. Uma dessas dúvidas se refere ao papel-filme, conhecido também plástico filme ou PVC.

Se você tem essa dúvida, descubra de uma vez por todas se o papel-filme pode ser usado no micro-ondas. Confira a seguir.

O papel-filme pode ser usado no micro-ondas?

A resposta é não. O papel-filme é um plástico, portanto, em sua composição pode conter substâncias tóxicas. Por este fato, aquecer alimentos cobertos por papel-filme não é o indicado. Inclusive, aqueles papeis-filme que são aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A dica, portanto, é substituir o papel-filme por outros itens que podem ser levados ao micro-ondas, tais como papeis absorventes (papel-toalha, por exemplo), porcelana e louça, desde que não possuam partes em metal. O papel-filme também pode ser substituído por travessas e tigelas de vidro, pratos e ainda vasilhas de plástico que podem ser levadas ao micro-ondas.

Como o micro-ondas prepara alimentos de forma tão rápida?

O fato de o micro-ondas conseguir aquecer e preparar alimentos em tão pouco tempo se deve ao uso de radiação eletromagnética em parte de seu funcionamento que compreende o espectro das micro-ondas por meio do funcionamento de um magnetron, uma espécie de tubo eletrônico.

Qual é a história do micro-ondas?

A história do micro-ondas está ligada a uma dessas partes, o magnetron. De início, esse componente somente era utilizado para a produção de radares da Segunda Guerra Mundial. Anos depois, mais precisamente em 1946, ele foi cogitado para o cozimento de alimentos.

Na época, o engenheiro civil Percy Spencer em um dos testes com tubo de magnetron percebeu que o chocolate que estava em seu bolso havia derretido. Isso, graças às micro-ondas. O engenheiro, portanto, imaginou que o vazamento de radiação do tubo fosse o responsável pelo derretimento do chocolate.

Com essa percepção, Percy resolveu fazer experiências com o magnetron. Primeiro, testou milhos de pipoca. Não deu outra, os milhos logo estouraram. Em seguida, ele fez testes com os ovos. O alimento chegou a explodir com a pressão, após o seu cozimento.

Após esses testes, a empresa de Percy desenvolveu o primeiro forno de micro-ondas comercial, chamado na época de Radar Range. O aparelho era muito maior em comparação ao que utilizamos hoje em dia. Para se ter uma ideia, o primeiro micro-ondas era semelhante a uma geladeira.

A princípio, apenas restaurantes compravam o eletrodoméstico. O micro-ondas somente começaria a ser comercializadas para fins domésticos em 1952.

Leia também

você pode gostar também

Por que os palitos de pirulito têm um pequeno furinho na ponta?

Sempre fez questão de aprimorar os seus conhecimentos e tem a curiosidade aguçada, concurseiro? Então, descubra para que serve o furinho na ponta dos palitos de pirulito.

Entenda de onde surgiu o “sentido horário” dos relógios

Você já se perguntou por que o relógio gira em sentido horário? Este é um padrão que vem de relógios de sol antigos. Leia e entenda a seguir.

Afinal, qual é a verdadeira diferença entre poema e poesia? Entenda aqui

Apesar de parecerem idênticos, o poema e a poesia possuem algumas diferenças vitais, e que são de conhecimento essencial no mundo literário.

Grampeador tem função “secreta” que muitas pessoas ainda não conhecem

Embora todos nós usemos um grampeador de vez em quando, você provavelmente não conhece este tipo de uso secreto para ele.

15 nomes antigos que voltaram a ser populares no Brasil

Alguns dos nomes retrôs são muito populares hoje em dia no Brasil, sejam femininos ou masculinos. Confira alguns deles abaixo.

Como começar a empreender? Veja 7 dicas para ter um negócio de sucesso

Está querendo começar a empreender em 2023 e pretende alcançar o êxito profissional? Fique por dentro de sete dicas para ter um negócio de sucesso.