Acima de 50°C: confira as 7 cidades mais quentes do mundo

Algumas cidades já registraram mais de 70ºC e algumas delas, por razões óbvias, são inabitadas. Veja quais são elas.

Cada vez mais, nos aproximamos do verão no Brasil e já é possível perceber a elevação de temperatura em diversas regiões do nosso país. Muitas pessoas não suportam esse clima, mesmo tendo a sua disposição praia, piscina e ar condicionado. Se você é uma delas, provavelmente vai mudar de opinião ao conhecer os lugares mais quentes do mundo.

Alguns desses lugares são tão quentes, que não é possível habitar. São as chamadas cidades fantasmas. As altas temperaturas são frutos do aquecimento global, que ocasionam condições climáticas desfavoráveis, como secas e elevação do nível do mar.

7 cidades mais quentes do mundo

cidades mais quentes do mundo, cidades mais quentes do brasil, 7 cidades mais quentes do mundo
Confira a lista das 7 cidades mais quentes do mundo. Foto: montagem / Pixabay – Canva PRO

Veja a lista das 7 cidades ao redor do mundo que possuem temperaturas ultrapassando os 50ºC e descubra onde a temperatura já foi superior a 70ºC.

1. Deserto Lut (Irã)

Considerado o 25º maior deserto do mundo, o Deserto Lut está localizado no Irã e já registrou temperatura de até 74°C.

O deserto, que fica no sudeste do país, é cercado por lagos, o que pode garantir uma sensação de temperatura mais amena, apesar do calor impressionante.

2. Dallol (Etiópia)

É considerada uma cidade fantasma, afinal de contas, não há população residente no local. E não é para menos, pois uma cidade que já registrou 60°C, afasta qualquer morador.

A temperatura anual média da localidade é de cerca de 34,6°C e é considerado o local inabitado mais quente do Planeta Terra.

A explicação para a alta temperatura é fácil: o local está muito próximo do vulcão Dallol.

3. Tirat Tsvi (Israel)

É a cidade mais quente de toda a Ásia e já registrou a marca de 54°C no dia 21 de junho de 1942. O local fica às margens do rio Jordão, na fronteira com a Jordânia, no vale Beit Shean.

4. Death Valley (Estados Unidos)

Você provavelmente já deve ter ouvido falar do Vale da Morte, seja em filmes ou documentários. Pois o local fica nos Estados Unidos e em julho de 1913 registrou a temperatura de 56,7°C.

Essa região desértica é a mais seca dos Estados Unidos e possui uma temperatura média anual de 47°C.

5. Queensland (Austrália)

Já pensou uma temperatura de até 68,9°C? Pois é a temperatura máxima já registrada em Queensland, na Austrália. O local é rodeado por uma vegetação tropical e semi-desértica.

6. Kebilli (Tunísia)

Quando se fala em temperaturas elevadas, a primeira localidade que nos vem à cabeça é o deserto do Saara. E a cidade de Kebili fica bem próxima dessa região.

Kebili é um grande centro comercial, entretanto, no ano de 1931 foi registrada a temperatura de 55°C.

7. Timbuktu (Mali)

Outro local que fica próximo ao deserto do Saara. A cidade é conhecida por ser rodeada de dunas. Entre as regiões habitadas, é uma das mais quentes do mundo e já registrou 54,5°C.

Os lugares mais quentes do Brasil

As temperaturas ao redor do mundo podem ser bastante elevadas, mas o Brasil não fica muito atrás.Isso porque nos dias 04 e 05 de novembro de 2022, a cidade de Nova Maringá, no estado do Mato Grosso, registrou a temperatura de 44,8ºC.

Até então, o recorde era da cidade de Bom Jesus, no Piauí, que havia registrado 44,7ºC em 21 de novembro de 2005.

Confira a o top 5 de cidades com maiores temperaturas no Brasil:

  1. Nova Maringá – MT: 44,8ºC em 04 e 05 de novembro de 2022;
  2. Bom Jesus – PI: 44,6ºC em 21 de novembro de 2005;
  3. Orleans – SC: 44,6ºC em 06 de janeiro de 1963;
  4. Água Clara – MS: 44,6ºC em 05 de outubro de 2020;
  5. Nova Maringá – MT: 44,6ºC em 05 de outubro de 2020.

Leia também

você pode gostar também

Gastronomia: como empreender nessa área? Confira 5 dicas

A Gastronomia é um ramo profissional que está associado com atividades como o turismo, lazer, comércio de alimentos e outros setores da indústria. Assim, empreender nessa área é mais simples do que parece.

Como conciliar trabalho e estudo? Confira 7 dicas simples e práticas

Vai começar o cursinho preparatório para o concurso, mas trabalha o dia inteiro? Fique por dentro de sete dicas de ouro sobre como conciliar trabalho e estudo.

Você sabia que existe o Dia da Saudade? Conheça essa data comemorativa

A palavra saudade pode remeter a um episódio de alegria ou de tristeza. Seja como for, esse sentimento é tão importante que tem data comemorativa, o Dia da Saudade.

As cores de esmalte que mais combinam com cada signo

Bateu aquela indecisão na hora de escolher a tonalidade que vai passar nas unhas? Então, conheça as cores de esmalte que mais combinam com cada signo.

7 sinais de que você deveria mudar de profissão

Está insatisfeito com o seu atual emprego? Então conheça os sete sinais de que você deveria mudar de profissão e cogite uma transição de carreira.

Para que servem aquelas bolas laranjas nos fios de transmissão?

Fios de alta tensão geralmente possuem itens de segurança bastante chamativos para evitar acidentes que possam danificar os fios e causar maiores problemas.