“A algum tempo” ou “há algum tempo”: qual é a forma correta?

Saiba quando empregar “há algum tempo” ou “a algum tempo”. Confira exemplos e memorize uma dica musical para nunca mais errar!

O correto é escrever “há algum tempo” ou “a algum tempo”? “Há muito tempo” ou a “muito tempo”? “Há pouco tempo” ou “a pouco tempo”? Spoiler: todas as expressões estão corretas, o que muda é o contexto adequado para utilização de cada uma, segundo a chamada norma-padrão da língua portuguesa.

O uso do “há” e do “a” costuma mesmo gerar dúvidas e pode facilmente ser abordado em concursos públicos, testes para entrevistas de emprego e redações de vestibular. Compreenda a seguir a diferença entre os termos e em quais situações empregar “a algum tempo” e “há algum tempo”.

Confira também a aplicação em frases e descubra como nunca mais errar ao memorizar dois exemplos musicais.

“A algum tempo” ou “há algum tempo”?

“A” e “há” são termos homófonos, isto é, pronunciados com o mesmo som, mas grafados de maneiras diferentes e, consequentemente, com significados distintos. Ambos também exercem funções próprias na gramática, já que “há” se trata da conjugação do verbo “haver” e “a algum” é uma locução adverbial.

Contudo, em vez de classificações técnicas, a maneira mais simples de descobrir em quais situações empregar essas palavras é por meio de exemplos práticos. Esta é a melhor dica para distinguir quando usar “há” ou “a” em frases que se referem a tempo – “algum tempo”, “pouco tempo”, “muito tempo”:

  • A deve ser empregado quando se referir a tempo futuro;
  • deve ser utilizado quando se referir a tempo passado, decorrido.

Confira a seguir exemplos de aplicação em frases.

Quando usar “a algum tempo”

  • O gabarito da prova estará disponível daqui a algum tempo/a muito tempo/daqui a pouco (futuramente, seja futuro distante ou breve);
  • Os portões serão fechados para os candidatos daqui a algum tempo/a muito tempo/daqui a pouco;
  • Daqui a algum tempo/a muito tempo/daqui a pouco, será possível emitir o documento de forma eletrônica;
  • Daqui a duas horas começa a prova;
  • Ela precisa sair daqui a pouco;
  • Chegaremos daqui a dez minutos.

Quando usar “há algum tempo”

  • O gabarito foi publicado há algum tempo/há muito tempo/há pouco (passado, recente ou longínquo);
  • Os portões foram fechados para os candidatos há algum tempo/há muito tempo/há pouco (“há” substitui “faz” e indica passado);
  • tempos ele não estudava essa matéria para concurso;
  • A aplicação da prova começou duas horas;
  • Chegamos dez minutos;
  • Eles voltaram muito tempo.

Dúvidas? Dica bônus: memorize com músicas

Quer ainda mais praticidade? Apesar das diferenças entre licença poética musical e textos escritos que exigem a norma-padrão, duas músicas podem ajudar a memorizar quando usar “há” ou “a” em frases que referem a tempo:

  • “Eu nasci dez mil anos atrás”
    (Raul Seixas se refere a tempo passado. Poderia ser também “há muitos anos”, “há vinte anos”);
  • “Te amo pra sempre, te amo demais, até daqui a pouco, até nunca mais”
    (Kid Abelha se refere a tempo futuro. Poderia ser também “daqui a algum tempo” ou “daqui a muitos anos”).

A propósito: aqui não abordaremos o fato de “há anos atrás” ser redundante (“há anos” ou “anos atrás” seriam mais adequados em textos formais) nem questionar o uso informal de “te” ou “pra””. Essas reflexões podem ficar para uma próxima pauta, a ideia dos exemplos é apenas auxiliar na memorização.

Leia também

você pode gostar também

9 dicas de como cuidar de suculentas e mantê-las sempre lindas

As suculentas são cultivadas por sua beleza e facilidade de cuidado, tornando-se populares em jardins, interiores e projetos de paisagismo.

7 coisas que você não deve fazer enquanto o celular estiver carregando

Usar o celular enquanto ele está carregando pode reduzir a vida útil da bateria do aparelho, além de ser perigoso em certas circunstâncias.

Ouvir música faz bem para a saúde? Saiba o que a ciência tem a dizer

Não há nada como ouvir sua música favorita para aliviar a carga de um dia ruim. Mas, você sabia que a música tem mais benefícios para a saúde do que o simples relaxamento? Leia e entenda.

10 expressões e erros de português que acabam com a sua credibilidade

As 10 expressões e erros de português que acabam com a credibilidade de uma pessoa se referem a uma demonstração de desconhecimento em relação à modalidade formal e coloquial do idioma.

Para que servem aquelas bolas laranjas nos fios de transmissão?

Fios de alta tensão geralmente possuem itens de segurança bastante chamativos para evitar acidentes que possam danificar os fios e causar maiores problemas.

Veja 5 formas incríveis de usar a casca da laranja no dia a dia

Você sabia que a casca da laranja possui diversas utilidades? Leia e descubra algumas formas de utilizá-la em sua residência.