Você já reparou que algumas palavras parecem certas quando escritas de uma forma específica, mas, quando vamos conferir a grafia exata, nos deparamos com uma grande frustração? Pois é, acontece nas melhores famílias – e vamos dar alguns exemplos na matéria a seguir.
Os erros geralmente ocorrem, porque estamos acostumados a escrever palavras de um determinado jeito. Em contrapartida, alguns termos contam com regras específicas que vão na contra mão do que esperávamos. E é importante ficar de olho para não cometer esses equívocos.
Ah, e olha: aproveita que você está aqui e dá uma conferida nos outros conteúdos que publicamos no site. Além de regras gramaticais e dicas de estudo, também cobrimos pautas sobre economia, curiosidades gerais, ciência, desafios de raciocínio e muito mais.
Palavras que parecem certas, mas estão erradas
1. Se viagem escreve com g, as derivações também seguem a mesma lógica, certo? Errado
Apesar de viagem ser escrito com “g”, as conjugações do verbo “viajar” têm a grafia de “j” no lugar. Muitas pessoas já caíram no mesmo erro em alguns textos, o que compromete a credibilidade, ainda mais quando você está fazendo um texto dissertativo para concursos ou Enem.
2. Extender?
Parece certo, mas a grafia está incorreta. Na verdade, estender escreve com “s” mesmo, e não “x”. Diferente do que ocorre com a palavra “extensão”, onde vemos o “x” dar as suas caras.
3. Tragetória?
Nada disso. Na próxima vez que for escrever a palavra, lembre-se de usar o “j” em vez do “g”, combinado?
4. Mecher?
Também está incorreto. Mexer se escreve com “x”.
5. Acertivo?
Nesse caso, usamos “ss” em vez de “c”. A palavra fica mais assertiva assim – desculpe o trocadilho.
6. Ascenção?
Em vez do “ç”, usamos “s” na palavra ascensão. Lembre-se disso nas próximas vezes.
7. Acender ou ascender?
As duas palavras estão corretas, mas o uso depende do contexto de cada frase. Enquanto acender se refere ao ato de iluminar alguma coisa, ascender está mais voltado para a elevação para cargo ou algo neste sentido. O correto pode ficar errado a depender de cada caso.
8. Apartir de?
A locução indica o ponto de partida de alguma coisa, sendo que a letra “a” sempre aparecerá separada da expressão. Já havia errado a grafia antes?
9. Xuxu?
Confesso que, quando era mais novo, vivia errando a grafia da palavra. Na verdade, o vegetal rico em potássio é escrito da seguinte maneira: chuchu. Acho que, agora, você não errará mais, não é?