9 informações que não precisam ser citadas em seu currículo

Vai começar a procurar emprego e quer aumentar as chances de ser convocado para um processo seletivo? Então, conheça nove informações que não precisam ser citadas no currículo.

Elaborar um currículo diferenciado para concorrer a uma vaga no mercado de trabalho não é uma das tarefas mais fáceis. Muitos profissionais ficam na dúvida sobre o que pode ou não ser inserido nesse documento. Por isso, essa matéria selecionou nove informações que não precisam ser citadas no currículo.

continua depois da publicidade

Por mais que você acredite que colocar muitas informações seja o mais correto, muitos recrutadores simplesmente descartam os currículos extensos demais. Continue a leitura até o final para conhecer aquilo que não precisa constar em seu currículo profissional.

Informações que não precisam ser citadas no currículo

Leia também

1) Histórico escolar

Tem muito candidato por aí que acha que as notas do histórico escolar do Ensino Médio ou até da faculdade, se colocadas no currículo, vão impressionar o recrutador. Mas isso é completamente desnecessário nesse documento, sabia?

O seu desempenho profissional e a qualidade do seu trabalho não são mensuradas pelas notas obtidas na universidade ou no colégio. Dessa forma, jamais coloque o histórico escolar no seu currículo, fechado? Afinal, a empresa não está nem um pouco interessada em saber se você foi o melhor aluno da sala.

continua depois da publicidade

2) Pretensão salarial

Mais uma das informações que não precisam ser citadas no currículo. A pretensão salarial só deve ser inserida nesse documento caso a empresa venha a solicitar. Se não for mencionado nada a respeito desse assunto, é melhor não colocar o valor mensal que pretende receber como salário.

O motivo é simples. Se você colocar uma pretensão salarial acima do que a empresa pode pagar, o seu currículo poderá ser descartado automaticamente. Em contrapartida, uma pretensão salarial menor do que a pretendida pela organização, pode soar como amadorismo da sua parte.

3) Informações que não precisam ser citadas no currículo: Foto

Foi-se o tempo em que os profissionais colocavam foto no currículo. São raras as empresas que ainda solicitam fotografia dos candidatos nesse documento. Na maioria das vezes, a sua aparência não é relevante para o recrutador, que está muito mais interessado em conhecer as suas competências.

continua depois da publicidade

Sendo assim, recomendamos não colocar foto em seu currículo, caso contrário, você pode colocar em cheque-mate a conquista do seu emprego dos sonhos, principalmente se a foto transmitir uma imagem pouco profissional.

4) Número de documentos

CPF, RG, habilitação, carteira de trabalho, título de eleitor, PIS, dentre outros, são informações que não precisam estar em seu currículo. Lembre-se de que o recrutador não precisa de nada disso para avaliar o seu perfil ou as suas habilidades profissionais.

Além disso, o excesso de dados pode poluir esse documento, o que prejudica a objetividade tão necessária. Vale ressaltar que o recrutador não dispõe de muito tempo para ficar lendo informações irrelevantes. Dessa forma, que tal ajudá-lo inserindo apenas dados que realmente tenham importância?

continua depois da publicidade

5) Informações pessoais

Estado civil, endereço residencial, orientação sexual e número de filhos, por exemplo, também são informações que não precisam ser citadas no currículo. No passado, elas até tinham uma certa relevância para as empresas.

Mas hoje em dia, esses dados não interessam em nada ao recrutador. Por isso, jamais coloque essas informações em seu currículo, já que elas não agregam nenhum valor nesse documento, combinado?

6) Objetivo profissional

Pense da seguinte maneira: a partir do momento que você se candidata a uma vaga de emprego, já está subentendido que o seu objetivo é assumir aquela função, certo? Dessa forma, colocar essa informação no currículo torna-se desnecessário.

Além disso, ela pode ocupar um espaço que poderia estar sendo preenchido com dados de maior relevância e que, de fato, poderiam despertar o interesse do recrutador. Pense nisso.

continua depois da publicidade

7) Informações que não precisam ser citadas no currículo: Hobbies

Nenhuma empresa está interessada em saber se você gosta de ir ao cinema nas horas vagas, joga tênis todos os sábados, pratica yoga diariamente ou é fã de séries da Netflix. Ou seja, os seus hobbies jamais devem ser mencionados em seu currículo, pois eles não interessam a ninguém.

Em uma entrevista de emprego, aquilo que você gosta ou não de fazer nos dias de folga é irrelevante para o recrutador. Por mais que seja um hobby saudável, não adicione nenhuma informação que tenha a ver com ele, fechado?

8) Experiências que não tenham relação com o cargo pretendido

Demonstrar que você já tem uma certa experiência profissional é algo relevante. O problema é que muitos candidatos colocam experiências que não têm nenhuma relação com a vaga pretendida e que não agregam valor para a organização.

continua depois da publicidade

Dessa forma, insira somente as experiências profissionais que possam demonstrar a sua qualificação e capacidade para desempenhar o cargo almejado com maestria.

9) Referências pessoais ou profissionais

A última das informações que não precisam ser citadas no currículo. Tempos atrás, as empresas solicitavam que os candidatos colocassem referências no currículo. Hoje em dia, essa prática não existe mais no mercado de trabalho.

Se porventura o seu currículo for selecionado pelo recrutador, ele mesmo vai solicitar tais informações na hora da entrevista. Em muitos casos, as referências nem são solicitadas, por isso, evite inseri-las nesse documento. Boa sorte.

Leia também

Concursos em sua
cidade