9 hábitos para ser mais feliz recomendados por psicólogos

Psicólogos e pesquisadores têm estudado maneiras de promover a satisfação e o bem-estar em nossas vidas, e a resposta para ser feliz pode estar em certos hábitos diários.

Sabemos que a fórmula da felicidade não existe, mas hoje, graças a vários estudos de psicólogos e pesquisadores, podemos adotar vários hábitos para ser mais feliz e positivos em nossas vidas. Para alcançar esse objetivo, o primeiro passo é mudar a mentalidade de que esse sentimento está relacionado ao dinheiro ou a bens materiais. Além disso, ao contrário da crença popular, a felicidade também não se refere a um estado constante de alegria e positividade.

continua depois da publicidade

Conforme a Psicologia, ser feliz é criar momentos significativos e torná-los memoráveis. Para isso, basta introduzir pequenas mudanças no seu dia a dia, que podem trazer diversos benefícios, conforme explicamos a seguir.

9 hábitos para ser mais feliz, segundo a Psicologia

1. Sorrir

Sorrir é um gesto simples, mas poderoso. Quando sorrimos, liberamos neurotransmissores, como a serotonina e endorfina, que estão associados ao bem-estar e ao prazer. Além disso, este hábito pode influenciar positivamente nossas interações sociais, tornando-nos mais abertos e simpáticos, o que pode resultar em conexões mais significativas com outras pessoas.

2. Agradecer

A prática da gratidão envolve reconhecer e valorizar as coisas boas que acontecem em nossa vida, mesmo as pequenas conquistas e momentos positivos. Estudos mostram que pessoas que praticam a gratidão regularmente tendem a ser mais felizes e têm uma perspectiva mais otimista sobre a vida. Escrever um diário ou simplesmente refletir sobre o que você é grato todos os dias pode trazer benefícios significativos para o seu bem-estar emocional.

continua depois da publicidade

3. Perdoar

O perdão é um ato nobre e libertador tanto para quem perdoa quanto para quem é perdoado. Guardar ressentimentos e mágoas pode corroer a felicidade e causar estresse emocional. Ao tomar esta atitude, é possível deixar o passado para trás e concentrar-se no presente, promovendo a paz interior e abrindo espaço para emoções mais positivas.

4. Imergir na natureza

Estar em contato com a natureza tem um impacto positivo significativo em nosso bem-estar. Pesquisas sugerem que passar tempo ao ar livre, seja em um parque, praia ou floresta, pode reduzir os níveis de estresse, aumentar a criatividade e melhorar o humor. Este hábito também nos ajuda a apreciar a beleza do mundo ao nosso redor, o que contribui para uma sensação geral de felicidade.

continua depois da publicidade

5. Passar tempo com amigos

As conexões sociais são essenciais para a felicidade e o bem-estar emocional. Ter amigos com quem podemos contar nos momentos bons e ruins nos proporciona um senso de pertencimento e suporte emocional. Passar tempo com pessoas que nos apoiam e nos trazem alegria aumenta a nossa satisfação na vida.

6. Ouvir música

A música tem o poder de afetar nossas emoções de forma significativa. Ouvir canções que nos agradam pode elevar o nosso humor e nos fazer sentir mais felizes. Ela também pode ser uma ferramenta útil para aliviar o estresse e a ansiedade. Portanto, encontre suas músicas favoritas e crie playlists que o ajudem a se sentir mais leve e animado.

7. Exercitar-se

A prática regular de atividades físicas libera endorfinas, que são hormônios relacionados ao prazer e ao bem-estar. Além disso, o exercício físico melhora a saúde geral do corpo, aumenta a autoestima e ajuda a reduzir os sintomas de ansiedade e depressão. Desse modo, para ser mais feliz, encontre uma atividade física que você goste, seja caminhar, correr, nadar ou praticar yoga, e adote-a em sua rotina.

continua depois da publicidade

8. Meditar

A meditação é uma prática que envolve focar a atenção no momento presente e acalmar a mente. Através dela, podemos reduzir o estresse, a ansiedade e aumentar a consciência de nossos pensamentos e emoções. Meditar regularmente pode melhorar a clareza mental, a empatia e a sensação de paz interior, nos deixando mais tranquilos e felizes.

9. Cuidar da alimentação e do descanso

Por fim, uma dieta equilibrada e uma boa qualidade de sono são fundamentais para o nosso bem-estar físico e emocional. Comer alimentos saudáveis fornece os nutrientes necessários para o corpo funcionar adequadamente, melhorando a energia e o humor. O descanso adequado permite que o cérebro se recupere do estresse diário e contribui para uma boa memória, além de uma mente mais alerta e focada.

Leia também

você pode gostar também

Amuleto da sorte de cada signo: saiba qual é o seu

Se você é um concurseiro fã de Astrologia e quer se dar bem nos estudos para as provas do certame, conheça o amuleto da sorte de cada signo.

9 cursos superiores para fazer se você tem 40 anos ou mais

Já passou das quatro décadas de vida e bateu aquela vontade de fazer faculdade? Conheça os nove cursos superiores para quem tem 40 anos ou mais

15 frases de autores clássicos que vão te inspirar imediatamente

Para aqueles períodos de frustração e ansiedade, sempre vale ter uma forcinha extra que nos deixa motivados.

Descubra o que é jamais vu, oposto ainda mais bizarro do déjà vu

As repetições e perdas de sentido com isso são materializadas pelo sentimento de jamais vu. Saiba mais.

Amor ou Amizade? 5 indícios que revelam o verdadeiro sentimento da pessoa

Conhecer os indícios que revelam o verdadeiro sentimento da pessoa é fundamental para o concurseiro identificar se a relação tem chances de vingar ou se vai ficar somente na amizade mesmo.

O que o seu nome próprio diz sobre você, segundo a numerologia

Assim como ocorre com a numerologia do nascimento, também é possível descobrir o algarismo equivalente ao seu nome. Saiba mais.