8 tradições de Natal mais surpreendentes ao redor do mundo

Quando pensamos no Natal, logo imaginamos árvores, luzes e presentes; mas, há locais com tradições natalinas que são surpreendentes e até estranhas.

No mundo todo, o mês de dezembro é marcado por celebrações de Natal únicas e fascinantes. Em muitos lugares, árvores natalinas enfeitam as casas, um costume que começou na Alemanha em 1605. Mas as tradições não param por aí.

continua depois da publicidade

Na Ucrânia, a decoração foge aos padrões, com teias de aranha sendo usadas para atrair fortuna. Na Valônia, Bélgica, as crianças recebem bolos acompanhados de “dringuelle”, que significa “dinheiro para beber alguma coisa”. E nos outros países? Continue lendo e descubra a seguir.

Como é o Natal ao redor do mundo?

Leia também

1. Áustria

A Áustria tem na sua mitologia um personagem que seria uma espécie diferente do bom e velho Papai Noel. Conhecido como Krampus, é uma criatura monstruosa que, segundo a lenda, castiga crianças malcriadas amarrando-as em uma cesta e levando-as com ele.

Esta tradição aterrorizante e pouco pedagógica faz com que muitas pessoas daquela região europeia se fantasiem de Krampus e vaguem pelas ruas assustando crianças.

continua depois da publicidade

2. Austrália

Como acontece em todo o hemisfério sul, o Natal é quente na Austrália. Por isso, muitas pessoas passam as férias de final de ano fazendo piqueniques na praia, nadando e praticando outros esportes na areia. É comum, então, o Surfing Santas, uma tradição anual que reúne centenas de surfistas fantasiados de Papai Noel.

3. Itália

Segundo a cultura local, os Três Reis Magos a caminho de Belém para encontrar o Menino Jesus pararam na casa de Befana e convidaram-na para acompanhá-los ao encontro dele,

Ela rejeitou o convite, desculpando-se por ter muitas tarefas domésticas para fazer. Mas quando os Reis do Oriente partiram, ela se arrependeu e tentou alcançá-los. Como não os encontrou, Befana voa na noite de 5 de janeiro, véspera do Dia de Reis Magos, procurando por eles.

continua depois da publicidade

Vale mencionar, que essa figura não é apresentada como um espírito maligno, mas sim como uma mulher que voa em sua vassoura distribuindo doces e brinquedos para as crianças.

4. Japão

O Japão tem tradições antigas, mas como tem pouca gente que segue religiões cristãs, um dos rituais de Natal é bem recente, dos anos 1970, chamado de Kurisumasu ni wa Kentakkii (“Kentucky para o Natal”).

Enquanto em alguns lugares do mundo associam o Natal a comidas como panetone ou peru assado, os japoneses, especialmente os mais jovens, associam a festividade ao frango frito do KFC.

Essa tradição começou como uma estratégia de marketing da rede de fast food, mas virou um sucesso, com milhões de japoneses aproveitando suas ceias natalinas com frango frito, bolo e champanhe.

continua depois da publicidade

5. México

No Estado de Oaxaca, sul do México, todo dia 23 de dezembro ocorre a “Noche de Rábanos”. Para quem não sabe, rábanos são um tipo de rabanetes, quase do tamanho de nabos.

Todo dia 23 de dezembro, os agricultores e horticultores mostram seu lado artístico numa exposição no centro histórico da cidade. Lá, eles exibem esculturas e até presépios feitos com essas plantas.

6. Noruega

Desde tempos antigos, os noruegueses acreditam que espíritos malignos e bruxas vagam pelo céu na véspera de Natal. Como foi popularmente disseminado que elas voam em vassouras mágicas, algumas pessoas na Noruega escondem seus objetos de limpeza em lugares onde as bruxas não possam achar.

7. Ucrânia

As teias de aranha geralmente não são muito agradáveis, especialmente quando as encontramos em nossas casas. Mas, na Ucrânia, elas são consideradas um símbolo de boa sorte.

continua depois da publicidade

Há uma história antiga por trás disso: conta-se que uma família pobre transformou uma simples pinha em uma bela árvore de Natal. As crianças ficaram animadas com a árvore, mas seus pais não tinham dinheiro para comprar enfeites, o que deixou a família toda triste.

Ao perceber a angústia dos pequenos, as aranhas teceram teias de seda brilhantes ao redor da árvore, que se transformaram em prata e ouro quando o sol nasceu no dia seguinte.

A árvore ficou lindamente decorada, trazendo alegria à família. Por isso, ainda hoje, as famílias ucranianas decoram suas árvores com esses curiosos materiais como um símbolo de sorte e prosperidade.

8. Filipinas

O Festival das Lanternas Gigantes, também chamado de Ligligan Parul, na cidade de San Fernando, é um evento que acontece todo ano na época do Natal nas Filipinas. Esse evento, que começou em 1204, tem suas raízes num ritual religioso chamado “lubenas”.

continua depois da publicidade

Artistas habilidosos criam verdadeiras obras-primas usando fibra de vidro e papel para suas lanternas gigantes, que chegam a superar 6 metros de altura.

Leia também

Concursos em sua
cidade