As técnicas de memorização para concurso podem aumentar a sua produtividade nos estudos para encarar as provas e aumentar as chances de aprovação. Na maioria das vezes, os editais cobram uma grande quantidade de assuntos, por isso o concurseiro precisa se valer de metodologias simples que permitam uma assimilação efetiva dos conteúdos, não é verdade?
Pensando nisso, elaboramos esta matéria que selecionou sete valiosas técnicas de memorização para concurso. Se você está focado em sua aprovação, mas está com dificuldades para gravar os conteúdos que serão cobrados, continue a leitura até o fim e escolha a metodologia com a qual mais tiver afinidade. Afinal de contas, o dia da prova está chegando e perder tempo não é uma opção.
Técnicas de memorização para concurso
1. Leia o conteúdo em voz alta
Você sabia que o cérebro costuma ter mais facilidade para decorar qualquer tipo de conteúdo quando lemos em voz alta, concurseiro? É verdade. Quando escutamos a nossa própria voz, a tendência é que prestemos mais atenção naquilo que estamos falando para nós mesmos.
Se o concurseiro começar a estudar as matérias em voz alta, pode ter mais chances de assimilar as partes mais importantes. Durante esse processo ocorre um maior número de sinapses neurais, o que faz aumentar a elasticidade do cérebro. Mas só não vale usar essa técnica em uma biblioteca lotada, combinado?
2. Ensine o que você acabou de aprender
Outra das técnicas de memorização para concurso. Assim que você terminar de estudar algum assunto, recomendamos testar a sua capacidade de assimilação. Como? Convide um parente ou amigo e comece a explicar tudo aquilo que estudou para a pessoa (sem colar, lógico).
Essa aula particular vai reforçar as informações ainda mais em sua mente. Ao final da explicação, pergunte se o seu ouvinte entendeu tudo. Se a resposta for negativa, repita o procedimento. Se perdeu durante a explicação? Comece de novo. Quanto mais você repetir, maiores serão as chances do seu cérebro gravar.
3. Técnicas de memorização para concurso: Faça conexões mentais
O concurseiro precisa desenvolver a capacidade de fazer associações com os conteúdos estudados no dia a dia. Essas conexões mentais podem garantir uma boa assimilação, turbinar a criatividade e aguçar a inteligência de quem está estudando para concurso público.
Os mapas mentais conseguem conectar ideias, conceitos e fórmulas, já que criam uma visão mais abrangente dos assuntos. Essa metodologia, se bem usada, pode fazer o seu cérebro reter as informações por mais tempo.
4. Desenhe diagramas
O concurseiro esperto usa mais de um sentido na hora de memorizar conteúdo para as provas. Por exemplo, é possível desenhar diagramas (organizados) para te auxiliar a visualizar as informações que deseja gravar e que levariam muito tempo para serem descritas.
Essa tática acaba criando uma espécie de memória visual em seu cérebro e faz aumentar as sinapses neurais nesse órgão. E isso se traduz em mais chances de você se lembrar dos conteúdos que precisa na hora das provas de um concurso público, entendeu?
5. Faça pausas regulares durante os estudos
Pensou em técnicas de memorização para concurso? Pode até não parecer, mas o nosso cérebro precisa de um tempo para relaxar e assimilar as informações recém-aprendidas. Por isso, fazer intervalos frequentes durante o dia é fundamental para que a sua mente consiga gravar os assuntos que precisa.
A dica aqui é: a cada duas horas de estudos intensos, o concurseiro deve fazer uma pausa de 15 minutos. Aproveite esse tempo para apreciar a natureza, andar um pouco, se espreguiçar, comer uma fruta, hidratar-se ou até escutar a sua música favorita.
6. Técnicas de memorização para concurso: Escreva à mão
O concurseiro que está com dificuldades para memorizar conteúdo também pode se valer de uma metodologia simples, mas extremamente eficaz: escrever à mão aquilo que aprendeu. Depois que você estudar um determinado conteúdo, faça um resumo dele com as suas próprias palavras.
Quando escrevemos, nosso cérebro consegue memorizar com mais facilidade e reter as informações que estão sendo escritas. Por mais que seja uma tarefa trabalhosa, ela pode ser de grande valia na hora de decorar conteúdo.
7. Pratique muito, concurseiro
A última das técnicas de memorização para concurso também é super importante. De nada adianta o candidato só ficar na teoria e não testar os seus conhecimentos adquiridos ao longo da sua rotina de preparação. É necessário colocar a mão na massa para conseguir assimilar o conteúdo necessário.
Resolver as questões de simulados e até de concursos anteriores é uma excelente maneira de gravar as informações necessárias para arrasar nas provas. Por isso, reserve um tempo no seu cronograma para fazer pilhas de exercícios sobre todas as disciplinas. Somente dessa forma será possível memorizar tudo o que precisa até a data das provas. Boa sorte.