O ambiente e a rotina de estudos são duas questões essenciais para qualquer estudante ou concurseiro. Afinal, ter disciplina e um local tranquilo para aprender, se dedicar, praticar e se preparar até o dia da prova podem ser determinantes. Para isso, utilizar algumas ferramentas pode aprimorar o processo de formas inimagináveis. Nesse caso, existem alguns objetos que todo concurseiro precisa ter em sua área de estudos.
Ao estudar para um concurso, é preciso se lembrar de dois lados que devem receber investimentos constante: o externo e o interno. No caso do interno, é possível citar a alimentação balanceada e a mente em equilíbrio. O externo, por sua vez, envolve o local onde se estuda e a melhor forma de organizá-lo, por meio de alguns itens ideais.
Para entender melhor sobre o assunto, confira abaixo 7 objetos que todo concurseiro precisa ter para estudar bem e garantir um processo de aprendizado melhor até a prova.
7 objetos que todo concurseiro tem que ter
1. Cadeira ergonômica
De modo que seja possível aguentar longas horas de estudo, ter uma cadeira confortável e ergonômica é extremamente importante para todo concurseiro. Ela pode proporcionar o suporte adequado à coluna, evitando consideravelmente a fadiga e o desconforto. Afinal, manter uma boa postura pode evitar uma série de problemas de saúde no futuro.
2. Canetas coloridas
As canetas coloridas podem dar vida às anotações do concurseiro, mas seu papel vai muito além disso. Fazer marcações com cores de maior destaque é uma técnica eficaz, que facilita a revisão e a compreensão do conteúdo. Da mesma forma, muitos conteúdos mais maçantes podem ficar divertidos com marcadores de texto de tons mais alegres: o detalhe pode até mesmo ser superficial, mas o capricho oferece maior tranquilidade durante a rotina de estudos.
3. Tablet ou notebook
Tanto o tablet quanto o notebook são ferramentas poderosas quando se trata de se preparar para um concurso. Ao poder acessar materiais digitais, provas anteriores e simulados em poucos cliques, será possível estudar em qualquer lugar, o que torna a aprendizagem ainda mais flexível. Muitos tablets ainda possuem sistemas de anotação embutidos, permitindo rabiscar e grifar materiais sem o uso de papel.
4. Post-its
Para quem não gosta de grifar muitas páginas e ainda quer destacar informações importantes de livros, apostilas ou cadernos, os blocos de post-it podem ser a chave. Eles ainda são ideais para anotar lembretes e insights, o que mantém os estudos em ordem. Esse é um dos principais objetos de estudo para concurseiros.
5. Luminária
Os concurseiros que gostam de varar a madrugada estudando precisam de iluminação adequada, de modo que evitem tensões oculares e cansaço visual durante as sessões de revisão. Assim, um bom abajur ou luminária no cantinho de estudos é fundamental para cuidar da visão e ainda manter o ambiente mais aconchegante.
6. Caderno de matérias
O caderno de matérias é um dos principais objetos que todo concurseiro precisa ter, pela possibilidade de dividi-lo por disciplinas e evitar bagunça. Dessa forma, ao anotar pontos importantes, será mais fácil fixar o assunto melhor e o recurso ainda será de grande necessidade para futuras revisões. Além disso, um caderno com 300 folhas raramente passa da casa dos R$ 40.
7. Quadro
Até mesmo um quadro pode ser de grande ajuda quando se trata de estudar para concursos. Seja de giz ou de pincel atômico, uma versão de tamanho médio na frente da mesa de estudos será ideal para anotar fórmulas, palavras-chave e outras expressões que precisam ser consultadas com frequência no processo de aprendizagem.
É fato que procurar em livros constantemente pode ser desgastante e tirar a concentração, o que torna o quadro ainda mais importante. Igualmente, ele pode ser utilizado para delinear as metas de estudo do dia.