7 lugares que poderão desaparecer devido às mudanças climáticas

A subida do nível do mar tem sido mais rápida do que em qualquer outro período da história, podendo fazer desaparecer diversos lugares do mundo, no futuro.

O aumento rápido do nível do mar, decorrente do aquecimento global, apresenta uma ameaça significativa em escala mundial. Milhões de pessoas serão atingidas devido à elevação das águas e diversos lugares poderão desaparecer.

continua depois da publicidade

A Climate Central, uma organização dedicada à pesquisa sobre as implicações das mudanças climáticas, incluindo o aumento do nível do mar e as inundações costeiras, desenvolveu um mapa identificando as regiões do planeta suscetíveis a esses riscos.

As estimativas são baseadas em dados científicos revisados ​​por pares em revistas importantes. Elas mostram as áreas de terra que se prevê estarem abaixo do nível de inundação anual até 2050.

Rápido aumento do nível do mar preocupa cientistas

Leia também

De acordo com especialistas do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), da Organização das Nações Unidas (ONU), o nível do mar subiu entre 15 e 25 cm entre 1900 e 2018.

continua depois da publicidade

Além disso, espera-se que suba mais 43 cm até 2100, num planeta que regista um aumento de temperatura de 2 °C por ano, em comparação com a era pré-industrial. No entanto, poderá aumentar 84 cm se o planeta aquecer +3 °C ou +4 °C.

A subida das águas, para além do afundamento de determinadas zonas, é acompanhada pelo aumento das tempestades e inundações nas zonas costeiras.

Lugares que podem desaparecer até 2050

1. Veneza, Itália

A União Europeia de Geociências prevê um aumento de mais de um metro no nível do mar até 2100 em Veneza, devido à tendência de elevação identificada.

continua depois da publicidade

O projeto MOSE (Módulo Eletromecânico Experimental) foi implementado para enfrentar esse desafio, além do problema adicional de afundamento devido à localização da cidade sobre a placa tectônica Adriática, abaixo dos Apeninos.

2. Amsterdã, Países Baixos

Cerca de um terço do território dos Países Baixos está abaixo do nível do mar. Embora o controle atual das águas seja eficiente, há preocupações sobre futuras inundações nas principais cidades, como Amsterdã e Roterdão, especialmente em áreas construídas em terrenos argilosos e turfosos, como Gouda.

3. Alexandria, Egito

A cidade de Alexandria também corre o risco de desaparecer devido à sua localização construída sobre um aterro acima do nível do mar. Os cenários incluem erosão ou submersão, com partes mais baixas da cidade sendo as primeiras a afundar.

continua depois da publicidade

4. Nova Orleans, EUA

Construída abaixo do nível do mar, Nova Orleans enfrenta contínua subsidência (processo, relativamente lento, de afundamento de terrenos). Após o furacão Katrina, a cidade intensificou os seus esforços para evitar outra tragédia da mesma magnitude.

O governo federal gastou US$ 14,5 bilhões em diques, bombas, muros, comportas e drenagem para a cidade. Por enquanto, este sistema tem se mostrado útil na contenção de eventos extremos repentinos, como o Furacão Ida.

5. Calcutá, Índia

A região de Bengala Ocidental, incluindo Calcutá, enfrenta inundações frequentes durante a estação das monções. O maior manguezal do mundo, Sundarbans, registrou a maior subida do nível do mar no país nos últimos anos.

6. Cidade de Ho Chi Minh, Vietnã

Embora o centro de Ho Chi Minh não seja diretamente afetado pela subida do nível do mar, a cidade enfrenta crescente vulnerabilidade a inundações e tempestades tropicais durante o período chuvoso de maio a novembro.

7. Buenos Aires, Argentina

O mapa também revela que partes da cidade de Buenos Aires podem ter de ser abandonadas em massa devido ao aumento do nível do mar e à erosão costeira. Além disso, um aumento de cinco metros no nível do mar poderia fazer desaparecer toda a costa de Buenos Aires, desde o Delta do Paraná até Mar del Plata.

Leia também

Concursos em sua
cidade