7 lugares mais remotos e inacessíveis do mundo; um deles fica no Brasil

A humanidade pode ter aviões e tecnologias avançadas como o GPS, mas ainda há alguns lugares do planeta em que é incrivelmente difícil chegar.

Às vezes pode parecer que não existem lugares inexplorados no mundo moderno. A tecnologia fez com que os humanos sentissem que a Terra é muito menor ou que todos os lugares do planeta são facilmente acessíveis, ao contrário de algumas décadas atrás. No entanto, o terceiro planeta do sistema solar tem muitos lugares para visitar e alguns remotos e até mesmo esquecidos.

Por isso, reunimos nessa lista 7 lugares mais remotos da Terra com alternativas para todos os gostos, desde ilhas paradisíacas, lugares perdidos bem próximos aos polos e até lugares cuja população não tem contato com outras culturas.

Lugares mais inacessíveis da Terra

1. Ilhas Kerguelen

Este pequeno arquipélago, descoberto pelo Capitão Cook em 1772, está localizado no Oceano Índico. É quase impossível chegar lá, mas ainda é para aqueles que desejam fazer uma viagem de barco de uma semana a partir da costa da Ilha da Reunião (perto de Madagascar).

A ilha não tem habitantes indígenas, mas sempre recebe cientistas e pesquisadores franceses. Além disso, há uma base militar francesa que foi erguida há muito tempo em Kerguelen.

2. Condado de Motuo, China

Este é o único dos 2.100 principais condados da China que não está ligado ao resto do mundo por nenhuma estrada. Este lugar tibetano também tem o privilégio de ser o último território chinês que o rio Brahmaputra atravessa antes de começar a fluir pela Índia.

A beleza da região lhe confere o título de lugar mais sagrado, segundo o budismo tibetano. Os 30.550 quilómetros quadrados do distrito são habitados por cerca de 10.000 pessoas, pertencentes principalmente às etnias Menba e Louba.

Milhões de dólares foram investidos na tentativa de comunicar o condado de Motuo com lugares próximos por meio de uma estrada, porém os rios de lama, as avalanches e a orografia complexa fizeram com que este lugar resistisse a se juntar ao resto do mundo e conseguisse manter sua singularidade.

3. Ilha Tristão da Cunha

Apesar de remota, essa ilha está longe de ser uma ilha perdida no oceano Atlântico, a 2.700 km da costa da África do Sul, lá vivem 271 habitantes. Pela primeira vez, a ilha foi descoberta por navegadores portugueses, passando depois a fazer parte do Reino Unido. Perto está a ilha de Santa Helena, onde Napoleão ficou exilado.

Graças ao satélite, a ilha tem vários canais e a Internet. No entanto, os aviões não voam o local devido ao terreno montanhoso. A única maneira de chegar à ilha é por barco pesqueiro.

4. Ponto Nemo

Este lugar, considerado o mais isolado do mundo, está localizado a mais de 1.600 quilômetros equidistantes das costas de três ilhas distantes. Ao norte está a Ilha Ducie (uma das Ilhas Pitcairn), a nordeste está Motu Nui (ilhota na Ilha de Páscoa e o ponto mais ocidental do Chile) e ao sul está a Ilha Maher (Antártica).

Também chamado de “polo de inacessibilidade”, é chamado de Ponto Nemo em homenagem ao capitão de Júlio Verne. É usado como uma espécie de cemitério para objetos espaciais, já que cerca de 300 espaçonaves em fim de vida caíram ali. A mais famosa é a estação espacial soviética Mir de 120 toneladas.

5. Ittoqqortoormiit, Groenlândia

Este nome impronunciável ocupa o quinto lugar em nossa lista. Em suma, Ittoqqortoormiit é uma pequena vila de pescadores e caçadores no noroeste da Groenlândia que só pode ser acessada por helicóptero ou barco durante certos meses do ano, este último meio só pode ser usado durante os três meses em que as águas que banham a população descongelam.

Ittoqqortoormiit foi fundada em 1925 por Ejnar Mikkelsen e cerca de 70 colonos que viajavam a bordo do navio Gustav Holm. Estava sob o poder norueguês, que durante algum tempo teve um interesse especial na área. Sua fauna é rica em focas, morsas, baleias, ursos e raposas polares.

6. La Rinconada, Peru

A 5.400 metros acima do nível do mar, La Rinconada é considerada a cidade de maior altitude do planeta. Entre os lugares de mais difícil acesso da América do Sul, este é considerado um dos mais belos.

A cidade está localizada em uma geleira permanentemente congelada e tem aproximadamente 30.000 habitantes, a maioria dos quais envolvida no negócio de mineração de ouro.

Normalmente, os trabalhadores desesperados para ganhar dinheiro como garimpeiros vêm para La Rinconada e muitos deles não são pagos, mas têm o direito de ficar com uma pequena porcentagem do ouro que encontram.

O mal da altitude, mal da montanha ou Soroche é um dos maiores problemas que impede as pessoas de viverem neste local por muito tempo.

7. Polo de inacessibilidade da América do Sul (Brasil)

Por fim, outro dos locais mais remotos da Terra, conhecido como polo de inacessibilidade da América do Sul, fica situado no estado de Mato Grosso. A 44 km da cidade de Arenápolis e aproximadamente 1.000 km de Brasília, esse ponto fica em meio a uma floresta densa, e de lá até a costa são 1512 km.

Leia também

você pode gostar também

Por que os palitos de pirulito têm um pequeno furinho na ponta?

Sempre fez questão de aprimorar os seus conhecimentos e tem a curiosidade aguçada, concurseiro? Então, descubra para que serve o furinho na ponta dos palitos de pirulito.

Entenda de onde surgiu o “sentido horário” dos relógios

Você já se perguntou por que o relógio gira em sentido horário? Este é um padrão que vem de relógios de sol antigos. Leia e entenda a seguir.

Afinal, qual é a verdadeira diferença entre poema e poesia? Entenda aqui

Apesar de parecerem idênticos, o poema e a poesia possuem algumas diferenças vitais, e que são de conhecimento essencial no mundo literário.

Grampeador tem função “secreta” que muitas pessoas ainda não conhecem

Embora todos nós usemos um grampeador de vez em quando, você provavelmente não conhece este tipo de uso secreto para ele.

15 nomes antigos que voltaram a ser populares no Brasil

Alguns dos nomes retrôs são muito populares hoje em dia no Brasil, sejam femininos ou masculinos. Confira alguns deles abaixo.

Como começar a empreender? Veja 7 dicas para ter um negócio de sucesso

Está querendo começar a empreender em 2023 e pretende alcançar o êxito profissional? Fique por dentro de sete dicas para ter um negócio de sucesso.