6 habilidades raras que chamam a atenção do mercado de trabalho

Quer se destacar na carreira e ser um talento disputado por grandes empresas? Então conheça seis habilidades raras que chamam a atenção do mercado de trabalho.

No Brasil, milhares de vagas de emprego que pagam salários atrativos deixam de ser preenchidas não por falta de interessados, mas sim das competências consideradas essenciais em todo profissional, independentemente da sua área de atuação. Por isso, elaboramos essa matéria que selecionou seis habilidades raras que chamam a atenção do mercado de trabalho que você precisa desenvolvê-las para se destacar na carreira.

Continue conosco até o fim da leitura e conheça quais são as competências que todo empregador vê com bons olhos e que estão escassas de uns tempos para cá. Aquele talento que pretende ganhar mais reconhecimento em sua profissão deve possuir todas as soft skills abaixo. Confira.

Habilidades raras que chamam a atenção do mercado de trabalho

1) Pensamento crítico

Trata-se de uma análise fria dos fatos que envolvem uma determinada situação, antes de elaborar um julgamento sensato. Profissionais que possuem um pensamento crítico analisam tudo antes de emitir a sua opinião e costumam ser bastante ponderados (do ponto de vista racional), céticos e 100%, adeptos da imparcialidade a respeito das evidências factuais.

Pensar de forma crítica é fazer uma avaliação espontânea de uma experiência, fato, conteúdo ou comentário, que deve ser definida por argumentos concretos para se criar uma resposta perante aos estímulos. Ou seja, o pensamento crítico envolve, antes de mais nada, uma observação inicial (visão macro) de todo o contexto. Profissionais que têm essa competência são essenciais para qualquer organização.

2) Atitude empreendedora

Outra das habilidades raras que chamam a atenção do mercado de trabalho. Essa competência (que vale ouro para as empresas) pode ser entendida como o comportamento dos profissionais que estão sempre à procura de soluções e conseguem enxergar oportunidades de crescimento, mesmo diante de cenários conflitantes e permeados de riscos. Em suma, atitude empreendedora é encontrar meios de crescer durante as crises.

Profissionais que possuem essa soft skill bem desenvolvida são capazes de auxiliar a organização na qual trabalham, já que essa visão de negócios, que coloca o empreendedorismo em prática, pode trazer resultados positivos a curto e médio prazo. Afinal de contas, toda empresa precisa contar com colaboradores que estão sempre em busca de inovações e conseguem tirar algum proveito até da mais desanimadora situação. Não deixe de desenvolver essa competência, fechado?

3) Resolução de problemas complexos

Mais uma das habilidades raras que chamam a atenção do mercado de trabalho. Quando se trata de resolver problemas complexos dentro do contexto organizacional, estamos nos referindo a situações ou cenários nos quais as possíveis soluções existentes não se aplicam. Ou seja, é necessário pensar “fora da caixa” para encontrar novas possibilidades de resolução para os problemas do cotidiano, no ambiente corporativo.

Profissionais que possuem essa competência costumam ser extremamente valorizados pelas empresas, mesmo que não tenham muita experiência na função exercida. Por quê? Eles têm a inteligência emocional bem desenvolvida e conseguem manter a calma diante de situações desfavoráveis. Ou seja, não tomam decisões precipitadas, já que são emocionalmente estáveis, e não se deixam levar pelas circunstâncias. Solucionar problemas complexos é como estar em um labirinto e descobrir novos caminhos que levam até a saída, entende?

4) Habilidades raras que chamam a atenção do mercado de trabalho: Criatividade

A empresa que conta com funcionários criativos tem tudo para crescer ainda mais e se destacar perante a concorrência. Trata-se da plena capacidade de imaginar, criar ou realizar algo novo, diferenciado e inovador. Tanto é que nos primeiros anos de vida o ser humano é incentivado a exercitar a sua criatividade, de tão importante que essa competência é.

E no mundo corporativo, ela ainda tem uma importância extra. Por isso, se você procura formas de se destacar na carreira, recomendamos desenvolver ao máximo a sua criatividade. Tentar enxergar as coisas além do contexto atual, propor novos olhares sobre possíveis soluções e fazer experimentos diversos, pode ser um bom começo para ser mais criativo.

5) Saber gerir conflitos

A convivência dentro do ambiente de trabalho nem sempre é fácil e muito menos prazerosa. Querendo ou não, os conflitos vão aparecer, inevitavelmente. Aquele profissional que sabe fazer uma gestão eficiente dos conflitos entre as partes com interesses opostos (querem sempre estar com a razão), pode estar em vantagem no mundo das organizações.

Afinal de contas, nem sempre encontrar uma solução que seja vantajosa para todos os envolvidos em uma situação conflitante, é uma tarefa fácil. Por isso, para você decolar ainda mais em sua carreira profissional, desenvolva a sua capacidade de gerir conflitos internos, de uma maneira inteligente e imparcial.

6) Proatividade

Finalmente, a última das habilidades raras que chamam a atenção do mercado de trabalho. Chamamos de proatividade o comportamento de antecipação que o profissional busca, de forma espontânea, por mudanças benéficas dentro do ambiente corporativo, com o objetivo de solucionar problemas e atingir as metas de longo prazo previamente estipuladas.

Aquele profissional que não fica de braços cruzados perante uma situação desfavorável, esperando uma ordem de algum superior para começar a agir, é uma pessoa proativa. Essa soft skill também é essencial, pois ela pode evitar problemas e prejuízos futuros. Aja proativamente e fique no lucro em sua carreira.

Leia também

você pode gostar também

9 dicas de como cuidar de suculentas e mantê-las sempre lindas

As suculentas são cultivadas por sua beleza e facilidade de cuidado, tornando-se populares em jardins, interiores e projetos de paisagismo.

7 coisas que você não deve fazer enquanto o celular estiver carregando

Usar o celular enquanto ele está carregando pode reduzir a vida útil da bateria do aparelho, além de ser perigoso em certas circunstâncias.

Ouvir música faz bem para a saúde? Saiba o que a ciência tem a dizer

Não há nada como ouvir sua música favorita para aliviar a carga de um dia ruim. Mas, você sabia que a música tem mais benefícios para a saúde do que o simples relaxamento? Leia e entenda.

10 expressões e erros de português que acabam com a sua credibilidade

As 10 expressões e erros de português que acabam com a credibilidade de uma pessoa se referem a uma demonstração de desconhecimento em relação à modalidade formal e coloquial do idioma.

Para que servem aquelas bolas laranjas nos fios de transmissão?

Fios de alta tensão geralmente possuem itens de segurança bastante chamativos para evitar acidentes que possam danificar os fios e causar maiores problemas.

Veja 5 formas incríveis de usar a casca da laranja no dia a dia

Você sabia que a casca da laranja possui diversas utilidades? Leia e descubra algumas formas de utilizá-la em sua residência.