50 anos ou mais: confira 11 profissões ideais para a terceira idade

Se você já passou dos 50 anos, ainda não se aposentou e precisa de uma recolocação no mercado, conheça 11 profissões ideais para a terceira idade.

Conseguir um emprego para quem tem mais de 50 anos pode ser um baita desafio que exige paciência, persistência, planejamento e estratégia. Se você se identificou com essa situação ou está pensando em uma transição de carreira, essa matéria vai te mostrar 11 profissões ideais para a terceira idade.

Apesar de ser possível alcançar ambos os objetivos, independente da sua idade, algumas áreas costumam ser mais receptivas para os profissionais que já acumularam mais de cinco décadas de vida. Confira quais são elas e boa sorte.

Profissões ideais para a terceira idade

1) Zelador

Essa é uma das profissões ideais para a terceira idade. Você já pensou na possibilidade de trabalhar como Zelador do condomínio onde mora? Essa pode ser uma boa chance.

Trata-se de um profissional que zela pelo bom andamento das atividades de um prédio residencial ou comercial e que presta auxilio na administração.

2) Microfranqueado

Outra das profissões ideais para a terceira idade. Você sabia que é possível usar toda a sua experiência profissional de vários anos e abrir uma microfranquia na área que domina? É verdade.

E o melhor de tudo: a um custo baixo. Se você sempre quis empreender mas nunca teve a oportunidade, esse pode ser um excelente momento para continuar no mercado de trabalho.

3) Profissões ideais para a terceira idade: Recepcionista

Esses profissionais estão presentes em empresas de praticamente todos os segmentos. A boa notícia é que muitas organizações dão preferência às pessoas da terceira idade, para ocuparem esse cargo.

O motivo é simples: quem tem mais de 50 anos de idade, na maioria das vezes, é mais simpático, paciente e saber lidar melhor com as adversidades do dia a dia, por causa do alto nível de maturidade.

4) Consultor

Você trabalhou mais de 25 anos na mesma área e acumulou muita experiência nela. Um belo dia, o desemprego deu as caras em sua vida. Que tal usar todo esse conhecimento para se tornar um Consultor?

Você pode prestar consultoria para aqueles profissionais que querem impulsionar a carreira ou até para quem está entrando no mercado de trabalho agora. Se você se tornar um especialista em sua área de atuação poderá ganhar uma boa grana.

5) Professor

Outra das profissões ideais para a terceira idade. Da mesma maneira do exemplo acima, você também pode usar a sua experiência em alguma área do conhecimento para ensinar o ofício para outras pessoas.

Dependendo da sua formação acadêmica, é possível se tornar um Professor Universitário, da Educação Básica ou até particular. Se você tiver familiaridade com a tecnologia, pode ministrar aulas online no conforto de casa.

6) Síndico

Ele é o responsável pela administração de um condomínio residencial ou comercial. A missão do Síndico é garantir a segurança e o bom funcionamento de todas áreas de um prédio, além de zelar pela segurança e bem-estar dos moradores.

Vários edifícios costumam contratar Síndicos profissionais que não façam parte do grupo de condôminos. Quem tem experiência em administração de condomínios, que tal se arriscar nessa profissão?

7) Representante Comercial

Quando se fala em profissões ideais para a terceira idade, essa é perfeita. Se você tem habilidades de comunicação, já trabalhou na área de vendas e tem linguagem persuasiva, esse cargo deve ser cogitado.

É possível trabalhar oferecendo suporte aos clientes ou na gestão de relacionamento deles com a empresa na qual representa. A sua bagagem de conhecimentos pode ser bem útil.

8) Decorador de Ambientes

Apesar de ser uma profissão nova no mercado, ela está ganhando cada vez mais força. Esse profissional ajuda os clientes a encontrarem soluções que sejam funcionais para os ambientes, com o objetivo de adequar a disposição dos móveis às suas rotinas diárias.

O mais interessante é que você pode atuar em ambientes domésticos e até corporativos. Quem tem experiência nessa área, perfil criativo e analítico, pode se dar muito bem, independentemente da idade.

9) Profissões ideais para a terceira idade: Artesão

Um dos ofícios mais antigos da humanidade. Se você já passou dos 50 ou 60 anos e tem habilidades com trabalhos manuais, além de ter perfil criativo, que tal se tornar um Artesão?

É possível vender as mercadorias em sites na internet, na sua própria casa ou até em barracas nas feiras livres. Dependendo da aceitação dos seus produtos, dá para faturar uma boa grana.

10) Eletricista

Se você tem conhecimentos técnicos na área de Eletricidade e sabe realizar serviços ou reparos na parte elétrica de residências em geral, é possível se dar bem trabalhando como Eletricista. Ele é um profissional extremamente necessário em ambientes industriais e comerciais.

11) Escritor

A última das profissões ideais para a terceira idade. Quem domina a Língua Portuguesa, é criativo e sabe contar boas histórias por meio das palavras, pode se tornar um famoso Escritor e ter um bom salário todos os meses. A experiência profissional é a principal aliada. E o melhor: sem idade limite para isso.

Leia também

você pode gostar também

Gastronomia: como empreender nessa área? Confira 5 dicas

A Gastronomia é um ramo profissional que está associado com atividades como o turismo, lazer, comércio de alimentos e outros setores da indústria. Assim, empreender nessa área é mais simples do que parece.

Como conciliar trabalho e estudo? Confira 7 dicas simples e práticas

Vai começar o cursinho preparatório para o concurso, mas trabalha o dia inteiro? Fique por dentro de sete dicas de ouro sobre como conciliar trabalho e estudo.

Você sabia que existe o Dia da Saudade? Conheça essa data comemorativa

A palavra saudade pode remeter a um episódio de alegria ou de tristeza. Seja como for, esse sentimento é tão importante que tem data comemorativa, o Dia da Saudade.

As cores de esmalte que mais combinam com cada signo

Bateu aquela indecisão na hora de escolher a tonalidade que vai passar nas unhas? Então, conheça as cores de esmalte que mais combinam com cada signo.

7 sinais de que você deveria mudar de profissão

Está insatisfeito com o seu atual emprego? Então conheça os sete sinais de que você deveria mudar de profissão e cogite uma transição de carreira.

Para que servem aquelas bolas laranjas nos fios de transmissão?

Fios de alta tensão geralmente possuem itens de segurança bastante chamativos para evitar acidentes que possam danificar os fios e causar maiores problemas.