5 vantagens para quem pretende fazer Encceja neste ano de 2022

Conheça cinco ótimas vantagens para todo mundo que pretende fazer o Encceja ainda em 2022.

Milhares de pessoas, por motivos vários motivos, não tiveram a oportunidade de concluir o ensino fundamental ou médio na idade adequada. Mas esse artigo vai te mostrar que isso ainda é possível, através do Encceja 2022. Conheça cinco vantagens para quem pretende fazer o Encceja ainda esse ano e conquiste o tão sonhado diploma.

Leia também

Mas o que é o Encceja?

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) tem como principal objetivo oferecer o certificado de conclusão do ensino fundamental ou médio para as pessoas que não puderam concluí-los na idade escolar devida.

No Encceja, o candidato se prepara da forma que achar mais conveniente e faz somente uma única prova, que será aplicada pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), que também é responsável pelo Enem. Conheça agora as vantagens:

Veja as vantagens de fazer Encceja em 2022

1) Mais chances de conseguir um bom emprego

Se você fizer o Encceja 2022 pode ter mais chances de alavancar a sua carreira profissional, já que pode conseguir um bom emprego no concorrido mercado.

Vale destacar que milhares de vagas de trabalho em todo o Brasil exigem o ensino médio. Além disso, profissionais com esse nível de escolaridade também costumam receber um salário maior.

2) Realizar o sonho de entrar para a universidade

Com o certificado do Encceja 2022 em mãos, você pode realizar o grande sonho de conquistar uma vaga em alguma universidade do país.

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) aceita candidatos que fizeram a prova do Encceja e conseguiram o diploma. Por isso, é possível concorrer a qualquer curso de graduação em faculdades públicas ou privadas. Vale lembrar que o Encceja não substitui o Enem.

3) Tem vontade de se formar como tecnólogo? Com o Encceja 2022 é possível

O seu verdadeiro sonho é se formar em algum curso profissionalizante ou até ser um renomado tecnólogo? Se você fizer o Encceja, isso pode se tornar uma realidade.

Basta estudar bastante o conteúdo exigido e arrasar na prova. Pronto. Depois é só escolher o curso que mais se identifica, se dedicar a ele e começar a trilhar uma carreira profissional de sucesso. Acredite, é possível.

4) Finalizar os estudos em um tempo menor

O Encceja 2022 é uma excelente oportunidade de concluir o ensino fundamental e médio em um espaço de tempo infinitamente menor, se comparado à forma tradicional de ensino.

Por isso, se você não está mais em idade escolar e sonha em melhorar a sua formação acadêmica, o Encceja pode ser de grande valia. Uma única prova, que vai demostrar as suas competências intelectuais, te separa do certificado do ensino médio.

5) Fazer concursos públicos

Você sempre sonhou em se tornar um servidor público? Existem diversos concursos que exigem apenas o ensino médio como escolaridade. Por isso, o Encceja permite que você obtenha esse certificado de conclusão e possa tentar a sorte de ser aprovado em algum certame.

Imagine os benefícios e regalias que você pode ter se passar nas provas de algum órgão público.

Qual é a data das provas do Encceja 2022?

Se você se interessou em fazer o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) ainda esse ano, atente-se para o calendário das datas das provas. Veja abaixo:

  • Prova Encceja Regular: a data prevista de realização é no dia 28 de agosto de 2022;
  • Prova Encceja Exterior: a data prevista de realização é no dia 18 de setembro de 2022;
  • Prova Encceja Exterior PPL (para pessoas privadas de liberdade): a data prevista para realização é nos dias 19 e 30 de setembro de 2022;
  • Prova Encceja PPL (pessoas privadas de liberdade): a data prevista para realização é nos dias 11 e 12 de outubro de 2022.

Quem pode participar?

Segundo as regras estabelecidas pelo Governo Federal, para participar do Encceja 2022, os candidatos precisam cumprir as seguintes exigências:

  • Certificado de nível fundamental: é necessário ter, no mínimo, 15 anos completos até a data da inscrição e não possuir o diploma de nível fundamental;
  • Certificado de nível médio: é necessário ter, no mínimo, 18 anos completos até a data da inscrição e não possuir o diploma de nível médio.

Caso tenha se interessado em fazer a prova do Encceja 2022, você pode conferir no site do INEP todos os conteúdos que serão exigidos no dia da prova. Boa sorte.

Leia também


você pode gostar também

Concurso INSS terá curso de formação em nova etapa

A nova etapa do concurso INSS é caracterizada por um curso de formação, com treinamento específico dos candidatos e avaliação do desempenho ao longo do processo.

35 nomes estranhos que já foram registrados no Brasil

Se você curte tudo aquilo que é fora do comum, conheça alguns nomes estranhos que já foram registrados no Brasil.

5 empregos bizarros que ninguém conhecia, mas pagam muito bem

Se você está pensando em uma transição de carreira, conheça cinco empregos bizarros que pagam muito bem e que têm uma alta demanda no mercado.

Você é super inteligente? Veja 4 características que definem a condição

A super inteligência é multidimensional, e pode ser despertada em diversas áreas do conhecimento humano.

Estas 19 cidades já mudaram de nome no Brasil e você não sabia

Várias cidades brasileiras mudaram de nome ao longo dos séculos e décadas, sendo a alteração mais recente datada de 2021.

7 profissões mais bem pagas para quem é organizado e ama rotinas

Se você faz questão de ter uma rotina diária e deixa a organização fazer parte da sua vida, conheça sete profissões para quem é organizado.