A plena capacidade de criar uma conexão emocional com outra pessoa e se colocar no lugar dela diante de uma situação desfavorável ou estressante, chama-se empatia. Mas essa soft skill é aprendida com o passar dos anos, ou seja, ninguém nasce com ela. A questão é que muita gente não conhece a diferença positiva que uma pessoa empática faz em toda a sociedade. Afinal de contas, entender situações que, muitas vezes, não fazem parte da nossa realidade, nem sempre é algo fácil. Se você está querendo aprimorar as suas competências comportamentais, selecionamos cinco séries da Netflix que ajudam a desenvolver empatia.
Prossiga com a leitura até o fim para compreender melhor as benesses dessa habilidade que todo ser humano deveria ter, no dia a dia. Afinal de contas, a empatia pode ser demonstrada de várias formas, inclusive em uma produção cinematográfica. Então, que tal compreender as dores alheias de uma maneira lúdica, empática e, de quebra, aprender coisas novas? Confira.
Séries da Netflix que ajudam a desenvolver empatia
Atypical
Essa é uma das séries da Netflix que fizeram um tremendo sucesso. Ela conta a história do jovem Sam, de 18 anos, e que foi diagnosticado com um distúrbio bastante comum no mundo contemporâneo: o espectro do autismo. Mesmo com os desafios diários, o garoto não se deixa abater e leva a vida dentro da normalidade, trabalhando e estudando.
Apesar de ainda estar vivenciando a efervescência típica dessa idade e o seu amadurecimento emocional, a série retrata a rotina desse garoto, bem como as suas dificuldades de convivência com os outros ao seu redor. O mais interessante é que vários temas também são abordados por outros personagens, como orientação sexual, por exemplo. Se você quer ter mais empatia, não deixe de assistir.
Special
Outra das séries da Netflix que ajudam a desenvolver empatia é essa. Duas mulheres são as protagonistas principais. Uma é especialista em cirurgia plástica e a outra em modernos tratamentos dermatológicos que não exigem a necessidade de intervenção cirúrgica. Ou seja, ambas as profissionais eram concorrentes no mercado. Elas usam as suas habilidades para fazer a diferença na vida de pessoas que sofreram algum tipo de trauma ou simplesmente querem apagar as marcas do tempo.
Todos os episódios exploram bastante o ápice da sensibilidade humana, em todos os sentidos. É o tipo de série que faz o concurseiro questionar sobre a magnitude dos seus próprios problemas e constatar que existe algo muito pior por aí. Mesmo que as histórias sejam fictícias, elas não anulam e tampouco diminuem as nossas dificuldades, medos e aflições, mas nos levam a fazer uma reflexão sobre a existência de possíveis soluções e que se desesperar não é uma atitude sensata.
Séries da Netflix que ajudam a desenvolver empatia: Cara Gente Branca
Empoderamento estético, racismo estrutural, Síndrome do Impostor e mito do racismo reverso, são os principais temas abordados por essa série. Os episódios narram o dia a dia de um grupo de jovens estudantes negros que são obrigados a enfrentar aquela indestrutível onda de racismo estrutural de uma universidade norte-americana totalmente elitista e que era frequentada majoritariamente por pessoas da cor branca.
A série retrata, com riqueza de detalhes, o evidente racismo com que somos obrigados a conviver na sociedade, por meio de situações que envolvem agressões e que acabam passando despercebidas por um mundo ainda extremamente preconceituoso. Aquele concurseiro que deseja ver a empatia na sua essência, não deve deixar de assistir todos os episódios. Pode acreditar, você vai aprender muito sobre essa habilidade tão essencial.
Eu Nunca…
Mais uma das séries da Netflix que ajudam a desenvolver empatia. Todos os episódios abordam temas como respeito à diversidade, luto e representatividade. Eles envolvem personagens com gostos, estilos, orientações sexuais e etnias totalmente diferentes, que buscam formas de terem uma convivência mais pacífica. A protagonista é a excêntrica Devi, uma nerd de origem indiana e completamente fora dos padrões considerados ideais.
A jovem vive um dilema entre aceitar o choque cultural e compreender as questões típicas da adolescência. Enquanto uma das suas melhores amigas ama teatro, drama, tem origem asiática e sempre usa roupas coloridas e chamativas, a outra tem um estilo mais sério e menos extravagante, apesar de também ser uma nerd da computação que precisa aprender a aceitar a sua homossexualidade. Só mesmo muita empatia para lidar com tanta diferença, certo?
Queer Eye
A última das séries da Netflix que ajudam a desenvolver empatia. Se você gosta daquele enredo de “transformação intelectual” provavelmente vai amar todos os episódios. Cinco homens assumidamente gays saem à procura de pessoas com histórias de vida difíceis para lhes dar uma nova perspectiva, melhorar a autoestima e mostrar que nem tudo está perdido.
Essa série é a prova de que é possível ter empatia em qualquer situação e que todo cenário pode se reverter, por mais desanimador que seja. Pode reservar o lenço para enxugar os olhos, pois vale muito a pena assistir.