5 profissões com jornadas de trabalho longas

As 5 profissões com jornadas de trabalho longas são organizadas com 44 horas semanais de atuação ou até mais tempo, dependendo do esquema de plantões, a escala de serviço e das demandas internas da instituição.

A jornada de trabalho é uma informação importante e fator decisivo em processos seletivos, pois existem profissionais que não querem trabalhar mais de 8 horas por dia. Porém, existem 5 profissões com jornadas de trabalho longas que possuem escalas diferentes, conforme o esquema de plantões e as demandas internas da instituição.

continua depois da publicidade

No geral, são carreiras com horários flexíveis e demandas mais frequentes, principalmente pelo contato com o público, atuação na área de segurança e atendimento ao consumidor. Saiba mais informações a seguir e conheça quais são as jornadas de trabalho mais extensas atualmente:

5 profissões com as maiores jornadas de trabalho

Leia também

1. Advogado criminalista

Os advogados criminalistas precisam estar disponíveis para os seus clientes a qualquer momento e em qualquer dia, em especial se há risco do seu cliente ser preso ou convocado a prestar depoimento. Dessa maneira, auxiliam nas situações de emergência.

2. Controlador de tráfego aéreo

Responsáveis pela gestão das decolagens e pousos das aeronaves, os controladores de tráfego aéreo precisam ficar ligados 24 horas por dia ao longo da semana para evitar acidentes e garantir um fluxo seguro. Em alguns casos, realizam plantões de 48 horas com um dia de folga em seguida, como os médicos.

continua depois da publicidade

3. Piloto de avião ou comissário de bordo

Por definição legal, a jornada de trabalho de um profissional que atua nas aeronaves varia de acordo com o tipo de tripulação que ele integra. No geral, são de 11 a 20 horas de trabalho com um repouso de 12 a 24 horas em seguida, mas depende dos itinerários que o piloto ou comissário escolhe fazer.

4. Engenheiro de Petróleo

Os profissionais que atuam em plataformas de petróleo passam 14 dias em alto mar, com uma jornada de trabalho de 12 horas diárias. Além disso, o período de descanso costuma ser vivenciado na própria estação, visto que não dá para pegar uma embarcação para casa e voltar todo dia.

5. Repórter

A depender da cobertura, os repórteres podem passar mais de 10 horas dentro das redações para acompanhar as atualizações do caso e transmitir as informações ao público. Em grandes eventos como o ataque às Torres Gêmeas, resultados de disputas presidenciais e acidentes globais, esse é o expediente esperado.

continua depois da publicidade
Leia também

Concursos em sua
cidade