5 peças do carro que precisam ser trocadas e você não fazia nem ideia

Apesar de a troca de algumas peças do carro ser necessária e até obrigatória, algumas pessoas ainda desconhecem esse fato. Confira neste texto cinco componentes que precisam ser substituídos.

Para aumentar a vida útil de um carro é necessário fazer a chamada manutenção preventiva. Esse procedimento tem como objetivo conservar todo o funcionamento do veículo, principalmente a sua mecânica. Ela deve ser feita para evitar a manutenção corretiva, ou seja, aquela em que há correção de um problema.

A manutenção preventiva deve ser feita a cada seis meses ou a cada 10 km rodados, mas isso pode variar de acordo com o modelo e ano de fabricação do veículo. Por isso, a dica é sempre ficar de olho no manual de instruções do automóvel.

Na manutenção preventiva, são observados diversos aspectos, sendo um deles as peças do carro que precisam ser trocadas. Depois de um tempo de uso ou quilômetros rodados alguns componentes devem ser substituídos para evitar a ocorrência de graves – e caros – danos ao automóvel. A troca periódica de peças é obrigatória.

No entanto, apesar de a troca de alguns componentes do veículo ser necessária e até obrigatória, algumas pessoas desconhecem tal necessidade. Sabendo disso, o Concursos no Brasil preparou uma lista com 5 peças do carro que precisam ser trocadas e você não fazia nem ideia. Confira a seguir.

Confira as 5 peças do carro que precisam ser trocadas

1. Filtro de combustível

O filtro de combustível é uma das peças do carro que precisa ser trocada. A peça é responsável por eliminar impurezas (poeira, água, matérias orgânicas, por exemplo) do combustível para que ele chegue ao motor o mais puro possível. Por este fato, precisa estar sempre em bom estado para evitar danos ao veículo.

Há a recomendação de que o filtro de combustível seja trocado a cada 10 mil km. Mas esse número pode variar a depender do modelo do carro.

2. Amortecedor

O amortecedor é um componente do sistema de suspensão responsável por controlar as oscilações desse sistema. Ele ainda tem a função de manter o contato dos pneus com o solo e ainda proporcionar estabilidade e segurança ao carro.

A troca do amortecedor pode ser a cada 10 mil km ou 100 mil km rodados. A substituição vai depender de cada caso, por exemplo, um veículo que trafega com frequência ruas esburacadas vai precisar trocar o amortecedor muito antes de automóvel que trafega por ruas pavimentadas. A dica, portanto, é consultar uma oficina de sua confiança na hora de fazer a manutenção preventiva do seu carro.

3. Correia dentada

A correia dentada é mais uma peça do carro que precisa ser trocada. O componente é responsável por garantir a abertura das válvulas, o sincronismo e o funcionamento dos pistões nos cilindros. Com isso, ela ajuda o motor a funcionar e ainda transmite energia para as rodas do veículo.

A correia dentada deve ser trocada a cada 40 mil a 100 mil km, tendo como média 60 mil km.

4. Filtros de ar do motor

Os filtros de ar do motor são responsáveis por impedir que as impurezas do ar entrem e se fixem dentro do motor. Desse modo, ajuda a combustão ocorrer de forma mais eficiente. Essas peças devem ser trocadas no prazo de até um ano ou a cada 20 mil km rodados. Mais uma vez, vale verificar o manual de seu veículo.

5. Lonas de freio

As lonas de freio são um dos componentes do sistema de freios. Essa peça é responsável por gerar atrito e desacelerar o veículo com segurança. A troca dessa peça pode ser feita a cada 50 mil km rodados.

Leia também

você pode gostar também

Por que os palitos de pirulito têm um pequeno furinho na ponta?

Sempre fez questão de aprimorar os seus conhecimentos e tem a curiosidade aguçada, concurseiro? Então, descubra para que serve o furinho na ponta dos palitos de pirulito.

Entenda de onde surgiu o “sentido horário” dos relógios

Você já se perguntou por que o relógio gira em sentido horário? Este é um padrão que vem de relógios de sol antigos. Leia e entenda a seguir.

Afinal, qual é a verdadeira diferença entre poema e poesia? Entenda aqui

Apesar de parecerem idênticos, o poema e a poesia possuem algumas diferenças vitais, e que são de conhecimento essencial no mundo literário.

Grampeador tem função “secreta” que muitas pessoas ainda não conhecem

Embora todos nós usemos um grampeador de vez em quando, você provavelmente não conhece este tipo de uso secreto para ele.

15 nomes antigos que voltaram a ser populares no Brasil

Alguns dos nomes retrôs são muito populares hoje em dia no Brasil, sejam femininos ou masculinos. Confira alguns deles abaixo.

Como começar a empreender? Veja 7 dicas para ter um negócio de sucesso

Está querendo começar a empreender em 2023 e pretende alcançar o êxito profissional? Fique por dentro de sete dicas para ter um negócio de sucesso.