5 livros incríveis que viraram filmes e você ainda não sabia disso

Se você tem o hábito da leitura diária e é fã das produções cinematográficas, sejam elas nacionais ou internacionais, conheça cinco livros incríveis que viraram filmes.

De uma coisa ninguém pode duvidar: obras literárias que se tornaram best-sellers, muitas vezes, apresentam uma tendência de serem transformadas em produções do cinema. O motivo é simples: massificar uma história de sucesso pode ser bem mais fácil do que criar tudo do zero. Por isso, essa matéria vai te mostrar cinco livros incríveis que viraram filmes.

Continue a leitura até o final e surpreenda-se com os filmes que foram baseados em livros que provavelmente você nem desconfiava disso. Depois, é só reservar um momento para assistir aquelas obras que mais lhe interessarem. Pronto? Então, vamos lá.

Livros incríveis que viraram filmes

1) Harry Potter e a Pedra Filosofal (J.K. Rowling)

Esse é um dos livros incríveis que viraram filmes. Se você é fã do gênero aventura e fantasia, é bem provável de já ter assistido essa megaprodução. Mas você sabia que toda a história foi baseada no livro de mesmo nome? É verdade.

Esse livro fez tanto sucesso que foi adaptado para o cinema e acabou se tornando um dos campeões de bilheteria no ano do seu lançamento (2001). A história do menino-bruxo com poderes mágicos e que enfrenta inúmeros desafios em busca da pedra filosofal, encantou adultos e crianças em todo o mundo.

O curioso é que esse livro foi o responsável por uma geração inteira de pré-adolescentes e adolescentes adotarem o hábito da leitura, tamanho o seu apelo emocional.

2) Cidade de Deus (Paulo Lins)

YouTube video

Mais um dos livros incríveis que viraram filmes. Deixando a fantasia de lado, essa obra retrata com maestria a verdade “nua e crua” do cotidiano das pessoas que vivem nas periferias brasileiras. Cidade de Deus foi o filme brasileiro com nota máxima no IMDb (Internet Movie Database).

Inspirado na obra do autor Paulo Lins que, usando toda a sua criatividade e inspiração, constrói um cenário que até hoje se conecta com a realidade dos moradores das comunidades da maioria das capitais brasileiras, em especial, as cariocas.

Baseado em fatos reais, o livro aborda temas como as descobertas da juventude, domínio regional, tráfico de drogas, extrema pobreza e diversas formas de violência (física e emocional). Tudo sob o comando do personagem Zé Pequeno.

3) Livros incríveis que viraram filmes: O Conde de Monte Cristo (Alexandre Dumas)

Se você gosta do gênero romance, é bastante provável de já ter visto esse filme (2002), que foi adaptado do livro homônimo desse escritor francês. A história de um marinheiro, vítima de um complô e que é preso injustamente, vai te emocionar do início ao fim.

Vários anos depois de ir para a prisão, o homem escapa do confinamento, enriquece e se vinga de todas as pessoas que o levaram para atrás das grades. Os personagens criados pelo autor lembram a França do século XIX, que era uma sociedade em plena transformação e que passou a permitir a mudança de posições sociais de alguns grupos de pessoas.

Por ter se tornado um sucesso editorial, o livro o Conde de Monte Cristo ganhou várias versões que foram adaptadas para as telas dos cinemas de todo o mundo.

4) A Menina Que Roubava Livros (Markus Zusak)

YouTube video

Mais um dos livros incríveis que viraram filmes. A narração dessa obra literária oferece ao leitor uma dose de comoção, surpresa e morbidez. E a mescla desses sentimentos a fez se transformar em um filme, que foi lançado em 2014.

Quando a morte percebe que a adolescente e ladra de livros sempre escapava das suas emboscadas, ela começa a rastrear as suas pegadas, entre os anos de 1939 a 1943. E o que estava acontecendo nessa época? A Segunda Grande Guerra Mundial.

A jovem, que era sempre atormentada por pesadelos, acaba ficando mais próxima do seu pai que a adotou, como forma de espantar a solidão e o medo. Foi aí que ela passa a se encantar pela leitura. Como diversos estabelecimentos da cidade onde morava estava em chamas, a menina furtava os exemplares (da biblioteca pública) que não foram afetados pelo fogo para lê-los depois.

5) Quatro estações (Stephen King)

O último dos livros incríveis que viraram filmes. Essa obra criada pelo mestre do gênero suspense foi publicada em 1983. Mas a pegada desse livro é diferente do que os fãs de Stephen King estão acostumados a lidar.

Trata-se de quatro histórias distintas em que o autor se baseia no cotidiano dos personagens, mostrando a sua habilidade de criar demônios sob uma ótica jamais abordada anteriormente. As criaturas aparecem totalmente de maneira sublime, o que deixou a natureza humana em êxtase.

A adaptação para o cinema contou com as atuações dos atores Morgan Freeman e Tim Robbins e acabou fazendo sucesso com o filme intitulado “Um Sonho de Liberdade”, considerada a melhor produção de todos os tempos, segundo os críticos.

Leia também

você pode gostar também

Por que os palitos de pirulito têm um pequeno furinho na ponta?

Sempre fez questão de aprimorar os seus conhecimentos e tem a curiosidade aguçada, concurseiro? Então, descubra para que serve o furinho na ponta dos palitos de pirulito.

Entenda de onde surgiu o “sentido horário” dos relógios

Você já se perguntou por que o relógio gira em sentido horário? Este é um padrão que vem de relógios de sol antigos. Leia e entenda a seguir.

Afinal, qual é a verdadeira diferença entre poema e poesia? Entenda aqui

Apesar de parecerem idênticos, o poema e a poesia possuem algumas diferenças vitais, e que são de conhecimento essencial no mundo literário.

Grampeador tem função “secreta” que muitas pessoas ainda não conhecem

Embora todos nós usemos um grampeador de vez em quando, você provavelmente não conhece este tipo de uso secreto para ele.

15 nomes antigos que voltaram a ser populares no Brasil

Alguns dos nomes retrôs são muito populares hoje em dia no Brasil, sejam femininos ou masculinos. Confira alguns deles abaixo.

Como começar a empreender? Veja 7 dicas para ter um negócio de sucesso

Está querendo começar a empreender em 2023 e pretende alcançar o êxito profissional? Fique por dentro de sete dicas para ter um negócio de sucesso.