Fechar as contas no final do mês pode ser um problema, ainda mais quando a fatura da energia elétrica vem mais alta do que o normal. Existem, inclusive, alguns hábitos que praticamos no dia a dia que podem aumentar – e muito – o valor da conta de luz. Sabia disso?
Manter as luzes acesas em cômodos desocupados, por exemplo, é uma maneira fácil de aumentar a fatura. Certifique-se sempre de apagar as luzes quando não estiverem em uso, já que é comum esquecermos vez ou outra quando saímos de casa para algum evento específico.
Além do mais, a maioria dos aparelhos modernos, como máquinas de lavar louça e fornos, conta com recursos de temporização. Configure-os para que seus eletrodomésticos desliguem automaticamente quando não forem mais necessários. Isso evitará o desperdício de energia.
Em nossa matéria, trouxemos alguns hábitos comuns durante a rotina que precisamos evitar para ter uma maior economia de luz elétrica. Compartilhe o artigo com amigos e familiares para que mais pessoas entendam que certas práticas podem interferir no valor final da fatura.
Hábitos que aumentam a sua conta de energia no final do mês
1. Eletrônicos em stand-by
Muitos aparelhos eletrônicos consomem energia mesmo quando estão no modo stand-by (em espera). Para evitar esse desperdício, desconecte-os da tomada quando não estiverem em uso ou utilize extensões com interruptores para desligar vários aparelhos de uma vez.
Até porque deixar aparelhos eletrônicos em stand-by, como televisões, videogames e computadores, pode resultar em um aumento constante no consumo de energia. O mesmo vale para micro-ondas que não está em uso e permanece ligado na tomada.
2. Deixar aparelhos carregando mesmo quando já estão com a carga completa
Carregar dispositivos eletrônicos sem interrupção, mesmo quando já estão totalmente carregados, não apenas reduz a vida útil da bateria, mas também gasta energia desnecessariamente. Por isso, dica que vale para a vida: desconecte-os assim que estiverem carregados.
3. Geladeira aberta durante muito tempo
Eu sei que, às vezes, bate aquela indecisão sobre o que comer. Daí ficamos em frente à geladeira com a porta aberta esperando alguma resposta satisfatória. Acontece que esta prática faz com que o aparelho tenha que trabalhar mais para manter a temperatura interna.
Isso, por sua vez, aumenta o consumo de energia. Planeje o que deseja pegar na geladeira antes mesmo de abri-la. Você vai me agradecer por isso.
4. Tudo em todo lugar ao mesmo tempo
Utilizar vários aparelhos eletrônicos ao mesmo tempo pode sobrecarregar a rede elétrica e, consequentemente, resultar em um aumento no consumo de energia. Pensando nisso, evite ligar muitos dispositivos de alta potência de maneira simultânea.
5. Uso em excesso da água quente
Deixar a água quente correndo enquanto não a utiliza, seja para escovar os dentes, tomar banho ou lavar as mãos, resulta em um aumento no consumo de energia do aquecedor de água. Desenvolva o hábito de fechar a torneira quando não estiver utilizando.
Eu, por exemplo, sempre utilizo o auxílio de um copo na hora que estou escovando os dentes. Geralmente, um copo cheio de água já é o suficiente durante o processo de higiene pessoal. Banhos são bons, mas lembre-se de não exceder o tempo de forma desnecessária.