Quando a pessoa ainda não conhece, ela se baseia nas primeiras impressões que nós deixamos durante os primeiros diálogos, por exemplo. E é importante transparecer uma imagem positiva e com credibilidade, especialmente durante entrevistas de emprego ou provas orais.
Sabemos que existem alguns comportamentos que são considerados como ríspidos, indo contra o que precisamos para manter uma boa comunicação com outras pessoas - e isso não envolve somente desconhecidos. Acabamos criando hábitos que não favorecem as relações.
Pensando nisso, vamos indicar cinco atitudes que tomamos no dia a dia que podem passar uma imagem que não queremos, especificamente associada à arrogância. Aproveite a visita e não deixe de conferir mais conteúdos que estão disponíveis no site, como dicas de estudo.
Também temos uma seção exclusiva de simulados gratuitos com milhares de questões para os concurseiros exercitarem os seus conhecimentos. É uma forma de se preparar com a eficiência que você precisa; e sem pagar absolutamente nada por isso.
Hábitos que te tornam arrogante sem que você sequer perceba
1. No diálogo, é tudo sobre você
É claro que ficamos animados para compartilhar conquistas e coisas boas que aconteceram conosco, mas falarmos somente sobre nós mesmos pode passar uma imagem de arrogância ao desconsiderar a opinião ou a vida de outras pessoas. E queremos evitar isso.
Então, o ideal é saber equilibrar o que você tem a dizer a respeito de si mesmo com a curiosidade em descobrir o que a outra pessoa também quer falar durante a conversa. Mudar esse hábito que te torna arrogante deixa o diálogo mais interessante e rico, no final das contas.
2. Você desconsidera as conquistas dos outros
Existem pessoas que acreditam que a crítica é bem-vinda em todo e qualquer lugar, mas não é bem assim que funciona. Se uma pessoa está animada compartilhando uma conquista, o que ela realmente não quer no momento é um ponto de vista pessimista e negativo vindo de você.
É como se você estivesse desconsiderando os sentimentos dela ao sempre reforçar o "outro lado". Claro que críticas construtivas são ótimas para abrir os olhos de quem a gente ama, mas será que elas devem estar presentes até mesmo quando estamos falando sobre coisas boas?
3. Você costuma interromper os outros
A nossa opinião é válida, desde que não deslegitime a do outro durante uma conversa. Se você está com vontade de contribuir com a conversa, espere o seu momento de falar. A escuta ativa é extremamente importante para que você passe uma imagem boa de si mesmo.
Ao interromper outras pessoas, você se coloca sempres no centro das atenções; até mesmo quando o assunto não envolve necessariamente o seu ponto de vista. E isso te afaste de indivíduos que realmente podem fazer a diferença na sua vida.
4. Você enxerga sua opinião como verdade absoluta
Como comentamos anteriormente, toda opinião é válida. Se a sua está baseada apenas na sua experiência de vida, claro que ela não pode e nem deve ser considerada como verdade absoluta. Existem outros pontos de vista que podem ampliar o seu horizonte, inclusive.
Saiba ouvir de verdade.
5. Nunca está disposto a ouvir críticas
Lembra que falamos sobre críticas ali em cima, Pois então, existem momentos e momentos de emitirmos nossas opiniões. Quando a crítica é construtiva e vem por parte de outra pessoa, precisamos ter a maturidade de encarar aquilo como uma forma de aprendizado.
Ignorar isso te dará uma imagem de arrogante, porque as pessoas vão começar a achar que você não considera nada do que elas falam. Como se você fosse intocável, ainda mais se você tiver o costume de criticar outros com certa frequência. E a contrapartida? Você recebe bem?