Veja 5 grandes utilidades da casca de alho

As 5 grandes utilidades da casca de alho permitem que os indivíduos aproveitem os benefícios da planta, desde as funções medicinais até como inseticida em casa.

As 5 grandes utilidades da casca de alho são desconhecidas por grande parte das pessoas, mas é fundamental que você não as jogue fora de jeito nenhum para aproveitar dos benefícios naturais. O alho é uma das diversas plantas do gênero Allum, uma planta perene cujo bolso é composto por folhas do tipo escamiformes, o que forma os dentes de alho.

Leia também

Comumente, a planta é utilizada como tempero, mas também para fins medicinais. Porém, o que muitos não sabem é que as cascas externa do alho são fontes de vitamina e outros antioxidantes. Assim, é possível obter uma série de efeitos positivos dos diversos tipos de consumo, seja como chá ou até mesmo como inseticida para o ambiente. Saiba mais a seguir:

5 grandes utilidades da casca de alho

1. Chá de casca de alho para diabetes

No geral, a casca de alho oferece um chá repleto de propriedades medicinais, principalmente por possuir alta concentração de zinco e selênio em sua composição. Neste caso, a fervura e preparo do chá segue o mesmo processo de infusão de outros tipos de ervas. Porém, pode ajudar na prevenção de doenças cardíacas e até no tratamento da diabetes.

De acordo com especialistas e naturalistas, o chá de casca de alho ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim no organismo. Ademais, pode ser um aliado no equilíbrio dos triglicerídeos no sangue, pois a propriedade antioxidante garante a longevidade das células ao inibir a oxidação.

Porém, nos casos de enfermidades, o chá de casca de alho não substitui o acompanhamento médico tradicional. Sobretudo, essa matéria tem caráter meramente informativo, e a ajuda especializada é indicada dentro de todos os quadros clínicos.

2. Casca de alho para as plantas

A casca de alho também possui diversos nutrientes que podem contribuir para o crescimento das plantas. Além de melhorar a estrutura do solo, afastam algumas pragas como pulgões, insetos e até mesmo coelhos.

Para obter os benefícios, deve-se criar um inseticida com as cascas de alho e da cebola por meio de infusão. Após ferver a mistura em água, basta colocar em um borrifador e esperar resfriar antes de aplicar nas plantas, pois assim você evita qualquer dano pela temperatura do líquido.

3. Casca de alho para melhorar a imunidade

Por ser rico em antioxidantes e nutrientes, a casca de alho ajuda no fortalecimento do sistema imunológico, prevenindo uma série de infecções e doenças.  Em alguns casos, recomenda-se o consumo do chá de casca de alho em jejum para fortalecer as defesas do organismo e gerar respostas mais eficazes contra microrganismos invasores, como bactérias e fungos.

4. Limpeza energética

Em algumas religiões, principalmente as tradicionais e de matriz africana, as cascas de alho são utilizadas para realizar limpezas energéticas em ambientes, mas também em pessoas. Neste caso, pode-se criar uma defumação por meio da queima de casca de alho, de modo que a fumaça atue na limpeza da energia negativa, criando mais espaço para a cura e o bem-estar.

5. Água de alho para a pressão alta

Por fim, pode-se utilizar a água de alho para controle da pressão alta. Neste caso, basta colocar 1 dente de alho esmagado em 100 mL de água e deixar repousar durante a noite, ou pelo tempo mínimo de 8 horas.

A recomendação é que a água seja consumida em jejum, para realizar a limpeza do intestino. Desse modo, ajuda também na redução do colesterol e no equilíbrio do organismo.

Leia também


você pode gostar também

4 formas de saber que a pessoa te ama – mesmo que ela não diga

É um concurseiro apaixonado, mas precisa ter certeza de que está sendo correspondido no amor? Conheça quatro formas de saber que a pessoa te ama de verdade.

É agora: estes 5 signos terão boas notícias neste mês de dezembro

Com a chegada do mês de dezembro, muitas pessoas ficam em dúvida sobre o que esperar e quais são as boas notícias que podem acompanhar esse período de conclusão do ano.

5 maneiras de saber se a pessoa está falando mal de você pelas costas

Está achando que o seu melhor amigo está traindo a sua confiança, concurseiro? Conheça cinco maneiras de saber se a pessoa está falando mal de você pelas costas.

Confira 5 carros com o melhor valor de revenda em 2022

O levantamento foi realizado pela Kelley Blue Book Brasil, que é a única empresa especializada em precificação de veículos novos e usados.

Se prepare: 9 perguntas mais usadas durante a entrevista de emprego

As 9 perguntas mais usadas durante a entrevista de emprego avaliam as habilidades sociais, profissionais, emocionais e psicológicas dos candidatos o processo seletivo.

Descubra quantas pessoas, em média, já viveram na Terra

No dia 15 de novembro de 2022, a população mundial alcançou o número de 8 bilhões de pessoas, o que levanta grandes debates sobre o passado e o futuro do nosso planeta.