5 funções “Secretas” da trena que você provavelmente não conhecia

Se você sempre gostou de aguçar os seus conhecimentos no dia a dia, descubra quais são as cinco funções secretas da trena e realize os seus trabalhos mais facilmente.

A trena é usada por profissionais de diversas áreas como Pedreiros, Eletricistas, Serralheiros, Pintores e Bombeiros Hidráulicos, dentre outros. Essa ferramenta também é conhecida por fita métrica e tem bastante utilidade na construção civil, marcenaria e em outros serviços. Elaboramos essa matéria que vai te mostrar cinco funções secretas da trena que talvez você não conheça.

Por incrível que possa parecer, milhares de profissionais ainda desconhecem as outras utilidades da trena e como incorporar esse apetrecho da forma correta em suas atividades do cotidiano. Bateu aquela curiosidade para conhecê-las? É só continuar a leitura.

Funções secretas da trena

1) Gancho que se prende

Essa é uma das funções secretas da trena que muita gente desconhece. Você já reparou que na ponta dessa fita métrica existe um gancho de metal? Mas ele não foi colocado ali atoa. O seu propósito é de prender a trena a uma superfície enquanto ela é desenrolada para fazer alguma medição.

Vamos mais além. Repare bem de perto. Você vai ver um buraquinho bem centro do gancho. Caso seja necessário medir algo e não tenha ninguém para lhe ajudar com essa tarefa, basta prendê-la (com o auxílio desse orifício) a uma superfície com um parafuso ou prego. Praticidade na vida é tudo, certo?

2) Descobrir a idade de uma pessoa

Embora não tenha muita relevância quando se trata de trabalho, essa também é uma das funções secretas da trena que muita gente não faz ideia. É possível saber a idade de uma pessoa usando essa ferramenta, sabia? Por exemplo, estamos no ano de 2023, dessa forma, você deve esticar a trena até 223 cm.

Suponha que uma pessoa tenha nascido em 1997. Basta procurar na sua trena a medida 197 cm (ou 1,97 mt). Certamente você vai se deparar com o número 26 abaixo, que é a idade dela. Nasceu em 1965? Procure 165 (1,65 mt) na trena e olhe a medida que está logo abaixo. Você vai ver 58, que é a sua idade.

3) Funções secretas da trena: Compensar medidas

Você já se perguntou qual é o lado certo da trena que deve ser usado para medir algo? Muita gente acha que é a parte externa da ponta dessa ferramenta. Já outros, acreditam que é a parte interna. Nas trenas feitas com material de qualidade, podemos encontrar ambas as possibilidades de medição.

Mas isso tem um propósito, que é de fazer uma compensação das medidas e entregar o valor com a máxima exatidão. Faça uma medida usando a parte interna da trena. Agora, realize a mesma medida usando a parte externa dessa ferramenta. Seja puxando ou empurrando a fita, o resultado sempre será o mesmo.

4) Fazer marcações em superfícies

Essa também é uma das funções secretas da trena que muitos profissionais desconhecem. Sabe aquela parte metálica da cabeça dela? Ela serve para fazer marcações em superfícies, quando não se tem um lápis ou uma caneta em mãos.

Essa parte vem com ranhuras para que sejam feitas tais marcações. O objetivo é oferecer mais rapidez e praticidade ao trabalho. Então, sempre que você precisar fazer medidas que ultrapassem o comprimento máximo da trena, e esteja trabalhando sozinho, basta usar essa parte metálica para fazer uma marcação.

5) Polegadas para medir vãos

Por fim, a última das funções secretas da trena. Essa ferramenta também disponibiliza um recurso que ajuda a fazer medidas específicas, como o vão de uma janela, por exemplo. Muita gente realiza essa medida dobrando o final da trena, que pode não ter tanta precisão nos valores. O próprio corpo da trena disponibiliza uma medida que serve para ajudar a realizar esse tipo de medição.

Essa ferramenta também vem com a metragem em polegadas. Por exemplo, 3 polegadas e um quarto (1/4) equivale a 8,3 cm. Se você precisar realizar uma medição de uma superfície que seja impossível de se alcançar naquele momento (locais mais altos), é só encostar a parte superior da trena no local desejado e somar 8,3 cm ao resultado encontrado.

E aí, qual dessas funções secretas da trena você não conhecia? Essa ferramenta pode ter mais utilidade no dia a dia do que imaginamos, assim como tantas outras.

Leia também

você pode gostar também

Por que os palitos de pirulito têm um pequeno furinho na ponta?

Sempre fez questão de aprimorar os seus conhecimentos e tem a curiosidade aguçada, concurseiro? Então, descubra para que serve o furinho na ponta dos palitos de pirulito.

Entenda de onde surgiu o “sentido horário” dos relógios

Você já se perguntou por que o relógio gira em sentido horário? Este é um padrão que vem de relógios de sol antigos. Leia e entenda a seguir.

Afinal, qual é a verdadeira diferença entre poema e poesia? Entenda aqui

Apesar de parecerem idênticos, o poema e a poesia possuem algumas diferenças vitais, e que são de conhecimento essencial no mundo literário.

Grampeador tem função “secreta” que muitas pessoas ainda não conhecem

Embora todos nós usemos um grampeador de vez em quando, você provavelmente não conhece este tipo de uso secreto para ele.

15 nomes antigos que voltaram a ser populares no Brasil

Alguns dos nomes retrôs são muito populares hoje em dia no Brasil, sejam femininos ou masculinos. Confira alguns deles abaixo.

Como começar a empreender? Veja 7 dicas para ter um negócio de sucesso

Está querendo começar a empreender em 2023 e pretende alcançar o êxito profissional? Fique por dentro de sete dicas para ter um negócio de sucesso.