5 coisas que geram multas no trânsito e você não fazia ideia

O CTB possui diversas infrações de trânsito, sendo que algumas são desconhecidas para a maioria dos motoristas. Veja o que gera multas.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) possui as normas que regem a condução de veículos no país. Mas, por serem muitas, parte dos condutores não conhecem todas as regras e podem acabar sofrendo com infrações “desconhecidas”. Confira 5 coisas que geram multas e você não sabia.

Vale lembrar que, além das multas, o motorista pode perder diversos pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Por isso, leia de forma atenta os tópicos abaixo:

Ultrapassar cortejo fúnebre

A ultrapassagem de cortejo fúnebre está proibida pelo artigo 205 do CTB. Segundo a norma, desfiles, formações militares e préstitos devem ser respeitados pelos motoristas. No caso, a infração é de grau leve.

Fumar ou comer enquanto dirige

Na hora da fome, muitas pessoas gostam de comer um lanchinho enquanto dirige. Entretanto, o hábito é proibido conforme o artigo 252. Segundo ele, o motorista só pode tirar uma das mãos do volante quando fizer uma sinalização, acionar equipamentos ou trocar de marchas. Com isso, fumar também se enquadra na mesma situação.

Caso a pessoa seja flagrada fumando ou comendo ao mesmo tempo em que dirige, uma multa média deve ser aplicada e quatro pontos retirados na CNH.

Dirigir com o braço para fora do carro

Assim como é vetado comer ou fumar enquanto dirige, colocar o braço para fora também pode gerar infração de trânsito. No caso, se enquadra no artigo 252, com multas de nível médio.

Dirigir de salto alto

Conduzir veículo com salto é vetado pelo CTB. O artigo 252 prevê que se trata de uma infração de grau médio e perda de quatro pontos na CNH. Vale lembrar que chinelos também são proibidos.

Usar o pisca-alerta incorretamente

O pisca-alerta, segundo o CTB, só deve ser utilizado durante situações de emergência ou quando o carro estiver parado.

Caso o condutor utilize a ferramenta de forma incorreta, uma multa média está prevista, segundo o artigo 251 do CTB.

Leia também


você pode gostar também

Concurso INSS: veja 5 dicas infalíveis para aplicar durante os estudos

As dicas infalíveis para aplicar durante os estudos do concurso INSS permitem que o concurseiro tenha mais organização nas etapas de aprendizagem e revisão do conteúdo.

Veja 5 coisas que você não pode colocar no seu currículo em 2022

Está procurando emprego? Saiba o que não colocar no currículo em 2022 e aumente as chances de ser convocado para uma entrevista.

5 profissões que pagam bem aos que desejam ter jornada de 20 horas semanais

Se você sempre sonhou em ter um alto salário mas sem trabalhar demais, conheça cinco profissões que pagam bem e trabalham pouco.

Profissões de Humanas: veja os 5 cargos mais bem pagos do Brasil

Sonha em começar uma carreira que paga um alto salário? Conheça cinco profissões de Humanas que podem transformar isso em realidade.

Este cargo de TI pode obter salário de R$ 17 MIL no país; veja qual é

Está pensando em se tornar um profissional da área da tecnologia? Confira o cargo de TI que pode ter salário de R$ 17 mil por mês.

7 profissões mais bem pagas para quem quer trabalhar no exterior

Sonha em uma carreira profissional fora do Brasil? Conheça sete profissões para quem quer trabalhar no exterior e que pagam altos salários.