Nem sempre estamos 100% felizes durante o nosso dia a dia, mas faz parte. Mas você sabia que existem formas comprovadas pela ciência de estimular os hormônios da felicidade, como a dopamina e a serotonina? São hábitos simples e práticas naturais que realmente ajudam.
Baseamos o nosso texto nas descobertas feitas por Robert Waldinger, da Universidade de Harvard, durante uma pesquisa que levou cerca de 75 anos para ser concluída. Também elencamos alguns aspectos sobre a felicidade que foram identificados pelo Samitivej Hospitals.
Formas simples e naturais de ser mais feliz no dia a dia, conforme a ciência
1. Cultivar relacionamentos fortes
Conforme estudo realizado pelo pesquisador Robert Waldinger, da Universidade de Harvard, existe uma correlação evidente entre relacionamentos fortes e a própria felicidade. Manter vínculos genuínos tem realmente a capacidade de estimular o nosso bem-estar.
O cientista analisou a vida de 724 voluntários, além de seus parceiros e outros familiares. Cerca de 75 anos de estudos resultaram num denominador comum: o sentimento de felicidade sofre uma grande influência de fatores externos, como a relações interpessoais.
2. Praticar exercícios físicos e cuidar do corpo
A mesma pesquisa de Waldinger também encontrou relação da felicidade com a busca pela boa saúde. Sendo o hormônio responsável pela sensação de bem-estar, a dopamina consegue se desenvolver quando atingimos metas específicas, como ter mais resistência na caminhada.
Por sua vez, a serotonina também é incentivada nos exercícios físicos, reduzindo os sintomas de depressão, por exemplo.
3. Tomar um sozinho
O médico Phaisit Trakulkongsmut, do Samitivej Hospitals, explicou que a exposição solar auxiliar na produção de vitamina D para a pele. E ela não só ajuda a manter os ossos e o sistema imunológico em plena força.
A vitamina D também “estimula indiretamente a produção de serotonina, hormônio capaz de reduzir os sintomas associados à depressão”, explica o profissional. Mas é importante ter o cuidado de evitar o sol entre 10h e 15h, quando os raios estão mais intensos do que o normal.
4. Um chocolate com moderação pode aumentar os níveis dos hormônios
De acordo com Trakulkongsmut, o chocolate contém produtos químicos importantes que auxiliam a circulação e fortalecem as artérias coronárias. A versão amarga, que é fabricada com 70-85% de cacau, é mais eficaz nesse aspecto, ainda segundo o profissional.
E o gosto do doce também traz efeitos positivos para os hormônios da felicidade, mas é necessário consumir com moderação. Em caso de qualquer dúvida, vale a pena consultar um médico especialista para saber o que você pode ou não ingerir no seu dia a dia.