A depender da vaga em disputa, o mercado de trabalho pode ser bastante concorrido. Isso faz com que os candidatos tenham que apresentar diferenciais para, de fato, conseguirem o emprego que tanto almejam. Inclusive, existem algumas competências muito visadas pelos empregadores.
Eu já participei da contratação em alguns processos seletivos e, a partir da minha experiência como gestor de equipes de marketing, vou te mostrar quais são as habilidades extremamente necessárias que podem representar um diferencial durante a entrevista de emprego, por exemplo.
Compartilhe a matéria com amigos e familiares que estão procurando por trabalho para que eles possam se preparar com a eficiência que o mercado tanto procura. Não se esqueça, também, de conferir outros conteúdos publicados aqui no Concursos no Brasil.
Temos matérias com dicas de estudo, pesquisas de mercado e técnicas para melhorar o seu currículo. Além disso, também disponibilizamos uma página exclusiva com simulados gratuitos a partir de questões que já caíram em concursos públicos espalhados pelo país.
Competências procuradas no mercado de trabalho
1. Resiliência
Nem só de experiência técnica vive o ser humano. No mercado de trabalho, as chamadas soft skills, voltadas mais para comportamento, são tão importantes quanto o domínio na área. E nós sabemos que problemas podem surgir durante o expediente, não é?
Então, o diferencial é ter condições de lidar com adversidades sem se deixar abalar por elas. É um dos passos fundamentais para manter o emprego após ter sido contratado. Alguns recrutadores fazem testes de personalidades antes da entrevista para identificar a competência.
2. Autonomia
Muito mais do que apenas seguir ordens, os empregadores também buscam profissionais que sejam capazes de tomar iniciativa e pensar fora da caixinha. Então, cultivar autonomia dentre as competências é essencial junto ao espírito inovador e propositivo.
3. Flexibilidade e atitude receptiva durante feedbacks
Durante o trabalho, nós sabemos que os líderes podem dar alguns feedbacks aos trabalhadores, no sentido de aprimorar os serviços prestados em alinhamento com o propósito da empresa. Estar aberto a críticas é fundamental para não desgastar a relação profissional.
4. Aprendizado contínuo
Ninguém sabe tudo o tempo inteiro. Estamos sempre passíveis de novos aprendizados. Chegar na entrevista de emprego falando que você literalmente tudo sobre a área pode ser mais negativo do que positivo no saldo final.
Seja humilde na medida do possível e reconheça que todos podem melhorar com o passar do tempo. Além disso, as empresas passam por mudanças constantes, ainda mais no mundo da tecnologia. Os empregadores almejam profissionais que sejam adaptáveis ao contexto.