25 sobrenomes de origem Portuguesa; descubra se o seu é um deles

Os sobrenomes de origem portuguesa têm uma forte presença no Brasil, refletindo a influência histórica de Portugal sobre o país.

A relação histórica e cultural entre o nosso país e Portugal é bastante significativa, visto que o Brasil foi uma colônia portuguesa por mais de três séculos. Durante esse período, muitos portugueses migraram para o Brasil, trazendo consigo não apenas sua cultura, mas também seus sobrenomes.

continua depois da publicidade

Esses sobrenomes de origem lusitana foram transmitidos ao longo das gerações e ainda são bastante comuns por aqui. Confira uma seleção abaixo e veja se o seu está entre eles.

25 sobrenomes de origem portuguesa e seus significados

    Leia também
  1. Silva: deriva do termo latino “silva”, que significa “floresta” ou “selva”. Esse sobrenome era frequentemente atribuído a pessoas que moravam próximas a áreas arborizadas.
  2. Santos: relaciona-se ao termo religioso “santo”. Indica uma associação com a religiosidade ou com pessoas que eram devotas de um santo em particular.
  3. Pereira: significa “árvore de pêras” em português. É um sobrenome bastante comum em Portugal e está relacionado a pessoas que possuíam uma plantação ou trabalhavam com pereiras.
  4. Costa: originado do termo latino “costa”, que significa “encosta” ou “lado”. Refere-se a pessoas que viviam próximo à costa ou em uma região montanhosa.
  5. Rodrigues: é uma variação do nome próprio Rodrigo, que tem origem germânica. Pode significar “poderoso na glória” ou “governante famoso”.
  6. Oliveira: indica uma relação com a árvore do oliva, que produz as azeitonas. Pode estar relacionado a pessoas que cultivavam oliveiras ou estavam envolvidas na produção de azeite.
  7. Souza: possivelmente derivado da palavra latina “salsus”, que significa “salgado”. Está associado a pessoas que viviam próximas a áreas salinas ou que trabalhavam na indústria de sal.
  8. Fernandes: derivado do nome próprio Fernando, de origem germânica, que significa “ousado para atingir a paz”. É um sobrenome comum entre a nobreza portuguesa.
  9. Gonçalves: tem origem no nome pessoal Gonçalo, de origem germânica. Pode significar “coração de lobo” ou “príncipe corajoso”.
  10. Carvalho: refere-se à árvore do carvalho, conhecida por sua força e longevidade. Está associado a pessoas que viviam ou trabalhavam em áreas onde essas árvores eram abundantes.
  11. Torres: indica uma relação com torres, estruturas defensivas ou residenciais elevadas. Pode estar relacionado a pessoas que moravam em torres ou possuíam um título nobre relacionado a elas.
  12. Alves: deriva do nome pessoal Álvaro, de origem germânica. Pode significar “guardião todo-poderoso” ou “protetor dos elfos”.
  13. Martins: originado do nome pessoal Martinho, que tem origem latina e significa “guerreiro dedicado a Marte”, o deus da guerra romano.
  14. Mendes: deriva do nome pessoal Mendo, de origem germânica. Pode significar “proteção corajosa” ou “defensor poderoso”.
  15. Ferreira: relacionado à palavra “ferro”. Pode estar associado a pessoas que trabalhavam com ferro, como ferreiros, ou que residiam próximo a locais onde havia mineração de ferro.
  16. Ribeiro: indica uma relação com ribeiros, que são pequenos cursos de água ou riachos. Está relacionado a pessoas que viviam próximo a rios ou córregos.
  17. Lopes: vem do nome pessoal Lopo, de origem germânica. Pode significar “lobo”, “bravo” ou “corajoso”.
  18. Castro: relacionado a “castro”, termo que descreve uma fortificação pré-romana encontrada principalmente na região norte de Portugal. Pode estar associado a pessoas que moravam próximo a essas estruturas.
  19. Cardoso: originado do termo “cardo”, que se refere a uma planta espinhosa. Está relacionado a pessoas que viviam em áreas onde essa planta era comum.
  20. Neves: significa “nevado” ou “coberto de neve”. Pode estar relacionado a pessoas que viviam em regiões montanhosas com neve ou que possuíam uma aparência pálida.
  21. Marques: derivado do título nobiliárquico “marquês”. Está associado a pessoas da alta nobreza ou descendentes de famílias nobres.
  22. Lima: relacionado ao rio Lima, que atravessa a região norte de Portugal. Pode estar associado a pessoas que viviam nas proximidades desse rio.
  23. Pinto: significa “pintado” ou “manchado”. Está relacionado a pessoas que possuíam características físicas distintivas, como manchas na pele ou cabelos diferentes.
  24. Barbosa: derivado do nome pessoal Barboza, que tem origem germânica e significa “barba grande” ou “barbudo”.
  25. Nunes: quer dizer “recém-nascido” ou “novato”. Pode estar relacionado a pessoas que eram os primeiros de sua família a receber esse sobrenome ou que eram jovens na época em que foram registradas.

Sobrenome português dá direito à cidadania de Portugal?

Ter um sobrenome de origem portuguesa não garante automaticamente o direito à cidadania portuguesa. A nacionalidade portuguesa é regida por leis específicas e requer a comprovação de vínculos familiares diretos com cidadãos portugueses, bem como a residência em Portugal ou outros critérios estabelecidos pelas autoridades competentes.

Em outras palavras, possuir um sobrenome de origem portuguesa pode ser um indício de ancestralidade portuguesa, mas é necessário seguir os procedimentos legais para obter a cidadania.

continua depois da publicidade

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade