17 profissões que deixaram de existir graças à tecnologia

Está procurando uma recolocação no mercado de trabalho e quer fazer a escolha certa? Fique por dentro das profissões que deixaram de existir graças à tecnologia.

As profissões que deixaram de existir graças à tecnologia já tiveram a sua relevância no passado em todo o mundo e eram bastante disputadas, sabia? Com a transformação digital, elas foram caindo na obsolescência até sumirem por completo do mercado de trabalho.

continua depois da publicidade

Essa matéria selecionou 17 profissões que deixaram de existir graças à tecnologia. Se você sempre teve a curiosidade de conhecer as funções que, um dia, foram sinônimo de prestígio para quem as exercia, continue a leitura até o fim.

Profissões que deixaram de existir graças à tecnologia

Leia também
  1. Caçador de Ratos;
  2. Acendedor de Lampiões;
  3. Operador de Mimeógrafo;
  4. Arrumador de Pinos de Boliche;
  5. Acendedor de Poste;
  6. Operador de Telégrafo;
  7. Ator de Rádio;
  8. Despertador Humano;
  9. Datilógrafo;
  10. Linotipista;
  11. Leitor de Fábrica;
  12. Pregoeiro da Cidade;
  13. Daguerreotipista;
  14. Coletor de Sanguessugas;
  15. Radar Humano;
  16. Telefonista;
  17. Carregador de Troncos.

Os avanços tecnológicos estão cada vez maiores

Agora que você conheceu as profissões que deixaram de existir graças à tecnologia, a transformação digital dos últimos anos está impulsionando determinadas carreiras e até criando outras, no mercado de trabalho. Ao contrário do que muitos pensam por aí, as máquinas não tomaram o lugar dos seres humanos.

Na verdade, os profissionais que se tornarem obsoletos não se atualizaram. Tarefas manuais e repetitivas foram, aos poucos, sendo substituídas por robôs que já conseguem executá-las com total maestria. A automatização de atividades é considerada a bola da vez no mundo.

continua depois da publicidade

Ter afinidade com a profissão é essencial

Se você está indeciso sobre a escolha da sua futura carreira profissional, existe um mar de possibilidades em praticamente todas as áreas. Mas antes de mais nada, é essencial ter afinidade com o ramo que pretende atuar e jamais levar em consideração somente o valor do salário.

Lembre-se de que a satisfação precisa dar as caras diariamente na hora de trabalhar, por isso, seja criterioso na hora da escolha do curso superior. Se for o caso, recomendamos fazer um teste vocacional para ter uma noção das áreas que mais combinam com o seu perfil.

Mesmo que você tenha conhecido as profissões que deixaram de existir graças à tecnologia, é fundamental compreender que o futuro, com os seus desafios, o aguardam, tá?

continua depois da publicidade
Leia também

Concursos em sua
cidade