15 redundâncias mais comuns que todo brasileiro fala

Conheça as principais redundâncias mais comuns que todo brasileiro fala e evite cometer esses erros na prova de Redação do concurso público. Saiba mais.

As redundâncias mais comuns que todo brasileiro fala fazem parte do cotidiano de milhares de pessoas. Por mais que a Língua Portuguesa seja vasta e rica, existem muitas expressões por aí consideradas redundantes e que, por isso, devem ser evitadas, seja no contexto profissional ou pessoal. Os pleonasmos, que são a repetição de certas palavras sem necessidade, além de causarem uma má impressão, podem fazer o concurseiro perder valiosos pontos na prova de Redação.

continua depois da publicidade

Por isso, elaboramos essa matéria que selecionou 15 redundâncias mais comuns que todo brasileiro fala. Se você é um concurseiro que deseja fazer uma Redação nota 10 e não quer cometer mais as gafes da Língua Portuguesa citadas abaixo, não deixe de ler essa matéria até o fim.

Redundâncias mais comuns que todo brasileiro fala

Leia também
  1. Subir para cima;
  2. Descer para baixo;
  3. Sair para fora;
  4. Entrar para dentro;
  5. Cego dos olhos;
  6. Pessoa humana;
  7. Viúva do falecido;
  8. Acabamento final;
  9. Juntamente com;
  10. Em duas metades iguais;
  11. Há anos atrás;
  12. Conviver junto;
  13. Encarar de frente;
  14. Multidão de pessoas;
  15. Amanhecer o dia.

Quais são os tipos de pleonasmos que existem?

  • Pleonasmo literário é quando o concurseiro faz o uso de palavras redundantes em seu texto para enfatizar o que está sendo dito. Muitos poetas, escritores e compositores usam esse tipo de pleonasmo como uma característica do seu estilo de escrita.
  • Pleonasmo vicioso é quando o concurseiro usa palavras redundantes que não têm nenhuma função, já que a frase consegue ser entendida perfeitamente por quem lê. Trata-se de um vício de linguagem que faz parte do nosso vocabulário.

Qual é a importância de evitar as redundâncias mais comuns?

São diversas as vantagens de se falar corretamente e evitar as redundâncias mais comuns que todo brasileiro fala. Ser uma pessoa redundante pode não ser bem-visto, sob diversas óticas. Imagine você fazendo uma entrevista de emprego e cometendo pleonasmos durante a conversa com o recrutador.

Até mesmo em um bate-papo descontraído com os amigos, esse tipo de gafe pode pegar mal. Agora pense você sendo redundante com as palavras na hora de escrever a Redação do concurso público. A banca vai cortar preciosos pontos por causa disso.

continua depois da publicidade
Leia também

Concursos em sua
cidade