15 palavras antigas que desapareceram da Língua Portuguesa

Certas palavras que eram bastante famosas em décadas anteriores, quase não são vistas ou escutadas por aí. Confira alguns exemplos que você não conhecia.

Diferentemente do Latim, a Língua Portuguesa continua em constante movimento e se atualiza conforme a época e as tradições locais. Várias expressões e termos ganham o gosto popular e se tornam praticamente oficiais, enquanto outras caem em desuso com o tempo.

continua depois da publicidade

Um exemplo claro disso é o verbo “logar”, que foi recentemente incorporado ao dicionário por ser uma prática bastante comum na contemporaneidade. De 2021 para cá, vários verbetes também passaram a fazer parte do idioma pela presença marcante no cotidiano.

Em contrapartida, algumas palavras que eram bastante famosas em décadas anteriores, quase não são vistas ou escutadas por aí. Como estavam estritamente relacionadas a culturas de época, perderam o lugar para termos atualizados e que são proferidos com frequência.

Leia também

Vamos indicar, em nossa matéria, alguns exemplos presentes na Língua Portuguesa. Aproveite a visita em nosso site e, claro, explore outros conteúdos que você interesse. Além de regras de gramática, também cobrimos pautas sobre notícias de concursos abertos, ciência e mais.

continua depois da publicidade

Inclusive, temos uma seção exclusiva de simulados gratuitos para os concurseiros de plantão. São milhares de questões que já caíram em provas anteriores para você testar os seus conhecimentos e aperfeiçoar ainda mais a sua preparação. O melhor: totalmente de graça.

Palavras que praticamente sumiram da Língua Portuguesa (PT-BR)

Nos tempos antigos, antes do advento dos modernos meios de transporte, a palavra “almocreve” descrevia o condutor de bestas de carga. Este termo, que faz alusão a imagens de viagens poeirentas e aventuras, agora descansa nos cantos empoeirados dos dicionários do Brasil.

Você já conhecia? Não apenas palavras relacionadas a atividades humanas caíram em desuso; algumas que descrevem a natureza também foram esquecidas. “Beldroega”, por exemplo, era uma planta comestível e medicinal, mas sua menção tornou-se rara nos dias de hoje.

continua depois da publicidade

Isso sem falar em”Fruição”, um termo que captura o ato de usufruir ou desfrutar. Ele perdeu espaço para expressões mais simples e diretas. No entanto, seu encanto reside na elegância que emprestava à descrição do prazer, algo que poderíamos resgatar em nossas conversas.

Não podemos deixar de mencionar, também, a palavra “Parvo”, que já foi usada para designar algo mais que uma simples bobagem. Era uma expressão para descrever algo tolo, mas com uma pitada de compaixão. Hoje em dia, palavras mais diretas substituíram-na.

Agora que fizemos menções honrosas de expressões esquecidas pelos brasileiros, vamos a mais exemplos em nossa lista? Confira logo abaixo:

  1. Zéfiro: vento suave e agradável;
  2. Lides: desafios da vida;
  3. Alardo: exibição barulhenta e festiva;
  4. Quiprocó: alvoroço;
  5. Chapoletada: pancada intensa;
  6. Fuzarca: grande agitação;
  7. Chumbrega: algo de má qualidade;
  8. Sacripanta: algo desprezível;
  9. Carraspana: bebedeira;
  10. Afável: pessoa amada;
  11. Arremedar: reproduzir de forma satírica;
  12. Empáfia: orgulho arrogante;
  13. Estultícia: estado de insensatez;
  14. Granjeio: conquistar algo;
  15. Munificência: qualidade de ser generoso.
Leia também

Concursos em sua
cidade