A possibilidade de uma nova oportunidade de trabalho não traz apenas esperança, mas também muito nervosismo. Afinal, para conseguir uma vaga, será necessário passar pela tão temida entrevista de emprego, um verdadeiro desafio para muitos candidatos. No mundo profissional, causar uma boa primeira impressão nessa etapa é fundamental. Mas como exatamente se sair bem nela?
Ter que passar pela rodada de perguntas e respostas com um recrutador pode ser estressante, principalmente para pessoas com dificuldades em relações interpessoais. Mesmo assim, nem tudo está perdido: seguir algumas dicas para mandar bem na entrevista de emprego pode ser a garantia do sucesso. Pensando nisso, confira abaixo 15 ótimas dicas de como se sair bem em uma.
15 dicas de como se sair bem na entrevista de emprego
1. Pesquise a empresa
Quanto mais souber a respeito da empresa ou indústria em que deseja trabalhar, melhor. Recrutadores gostam quando o candidato sabe para onde está enviando seu currículo, visto que isso denota interesse.
2. Estude as perguntas e respostas
Apesar de não ser possível saber o que exatamente um recrutador pode perguntar, existem algumas perguntas universais que sempre surgem na entrevista de emprego. A maioria envolve os pontos fortes e fracos do candidato, o motivo de querer trabalhar na empresa, onde se vê em 5 anos e similares.
3. Treine para as respostas
Após fazer as pesquisas, pense em todas as respostas que poderá dar às perguntas na entrevista de emprego. Para se sair bem, evite comentários genéricos e sempre deixe em evidência os benefícios que trará para a empresa.
4. Seja pontual
Um dos primeiros fatores avaliados durante a entrevista de emprego é a pontualidade. Chegue no horário para passar uma boa impressão. Pesquise com antecedência o local da entrevista, conferindo as possíveis rotas e o tempo necessário para chegar.
5. Vista-se de forma adequada
A vestimenta é responsável pela primeira impressão que irá causar no recrutador. É fundamental escolher o visual com cuidado, e isso nem sempre envolve um traje extremamente formal. Em ambientes mais informais, preze pelo bom senso e pela cultura da empresa.
6. Mantenha contato visual
Para transmitir confiança e se conectar com o recrutador, sempre olhe em seus olhos durante a entrevista de emprego. Evite correr os olhos pela sala, pois isso demonstra falta de atenção.
7. Cuidado com o tom de voz
Ao dar suas respostas na entrevista de emprego, lembre-se de falar de maneira pausada e em um tom de voz alto, mas sem exageros. Basta falar com firmeza, como jornalistas durante a apresentação do jornal.
8. Foco na linguagem corporal
A comunicação humana nem sempre é apenas verbal. Um recrutador irá prestar atenção na linguagem corporal do candidato. Por isso, manter uma boa postura, contato visual e espelhar o movimento é essencial. Evite ficar de braços cruzados, ombros contraídos e passar a mão no cabelo em excesso.
9. Perguntas no final
No escritório, apenas faça perguntas a respeito da vaga no final da entrevista de emprego. O momento também pode chegar caso o recrutador pergunte especificamente se existe alguma dúvida.
10. Fale de empregos anteriores
As experiências são importantes. Por isso, falar sobre empregos anteriores pode garantir esta visão. Contudo, é preciso tomar cuidado com a abordagem, evitando exibir muitos pontos negativos sobre os antigos superiores, colegas ou atividades, focando no conhecimento que foi adquirido.
11. Seja honesto
Tentar enganar um recrutador com mentiras é uma das formas mais simples de não garantir a vaga. É impróprio oferecer informações falsas sobre as próprias habilidades, como proficiência em idiomas ou conhecimentos específicos. Seja honesto, mesmo ao comentar sobre dificuldades que possui, quando solicitado.
12. Não fale muito, nem muito pouco
Encontrar este equilíbrio pode ser difícil, mas é essencial saber o limite entre o excesso de timidez e extroversão. Jamais responda perguntas apenas com monossílabas como “sim” e “não”, mas tome cuidado para não se estender.
13. Foco na resolução de problemas
Demonstre estar atento às necessidades da empresa. O foco da conversa durante a entrevista de emprego deve ser em resolver um problema que o empregador possua, sempre buscando pontuar a solução para o que a companhia pode estar precisando.
14. Espelhe o entrevistador
Cada recrutador possui uma personalidade diferente: enquanto alguns são mais formais, outros podem ser mais descontraídos. Tente identificar o estilo com rapidez e se adaptar a ele para se sair bem na entrevista de emprego.
15. Seja você mesmo
Um entrevistador sempre vai esperar que o candidato esteja nervoso. Evite tentar ser alguém que não é, algo que vai muito além de elaborar mentiras e histórias sofisticadas para impressionar. Um perfil comportamental pode, muitas vezes, pesar mais que competências técnicas ou capacidade intelectual.