Para quem deseja visitar Portugal ou até mesmo se mudar para terras portuguesas, aprender detalhes a respeito do idioma é fundamental. Afinal, quando se trata de conhecer uma nova cultura, seja lá qual for, a língua pode ser uma verdadeira barreira e, no caso desse país em específico, nada é diferente, mesmo com as similaridades entre o português de Portugal e o português do Brasil. Assim, conhecer algumas palavras antes de ir é crucial.
É fato que muitas pessoas que conhecem as terras Lusas de primeira viagem podem sentir certa dificuldade para entender o português. O motivo é o fato dele ter imensas diferenças do idioma brasileiro, tanto na pronúncia quanto na escrita. Para amenizar o choque de sotaques e expressões, porém, basta se atentar a alguns termos que podem ser a chave para iniciar a experiência portuguesa.
13 palavras que você precisa aprender antes de ir para Portugal
1. Telemóvel
O aparelho que todos utilizam no cotidiano é conhecido como celular no Brasil. No entanto, em Portugal, o termo correto é telemóvel, o que representa uma ferramenta que pode ser levada para qualquer lugar.
2. Bué
“Muito”, “bastante” e “abundância” são termos que podem substituídos pelo bué em Portugal. No entanto, a palavra de origem angolana é mais restrita ao vocabulário dos jovens.
3. Giro/gira
Para chamar alguém de “bonito” ou “bonita”, basta utilizar o giro ou gira. Da mesma forma, o termo pode substituir “interessante”, “legal”, “curioso” e mais.
4. Gajo/gaja
Em terras Lusas, um “garoto” ou uma “garota” são na verdade um gajo ou uma gaja. Mas é preciso ter cautela ao usar esse termo, já que pode ser ofensivo.
5. Brutal
Após aproveitar muito uma noite ou qualquer outro evento em Portugal, a palavra que irá indicar tal intensidade será brutal. No Brasil, o termo não possui um bom sentido, o que não é o caso em seu semelhante europeu.
6. Bicha
Ninguém gosta de pegar filas, não é mesmo? Em Portugal, esse conjunto de pessoas alinhadas que esperam por algo é uma bicha, termo que pode possuir uma conotação pejorativa no Brasil. Cuidado para não confundir!
7. Frigorífico
Um frigorífico no Brasil é um enorme espaço de armazenagem, normalmente para indústrias de frios. Para os portugueses, ele não é nada mais, nada menos do que uma geladeira.
8. Explicador
Em busca de um professor particular para garantir o aprendizado de algum conteúdo exclusivo? Em Portugal, você deve procurar por um explicador.
9. Rebuçado
Mesmo que existam muitos significados para essa palavra no português de Portugal, o mais comum é “balinha”, ou seja, a bala doce de comer.
10. Autoclismo
Não, esse termo não tem nada a ver com bicicletas elétricas, muito menos com algum esporte. O autoclismo é a “descarga da privada”, o botão ou alavanca que libera água e dá descarga nos vasos.
11. Montra
Quem gosta de andar pelas ruas e espiar as vitrines das lojas estará olhando as montras em Portugal.
12. Piropo
Para flertar com alguém, o piropo é a melhor forma de alcançar esse objetivo. Essa palavra é utilizada para enaltecer algum atributo físico de uma pessoa.
13. Eléctrico
Os famosos bondinhos de Portugal são conhecidos como eléctricos e são ótimas formas de conhecer as cidades do país.