11 profissões que você nem sabia que já existiram

Conheça um pouco mais sobre as profissões que você nem sabia que já existiram e que só são relembradas em documentários da TV ou nos livros escolares.

Não restam dúvidas de que a tecnologia revolucionou o mercado de trabalho que conhecemos hoje. A maneira como as tarefas são realizadas se transformou com o passar do tempo, onde vários processos se tornaram automáticos, extinguindo diversas funções para sempre. Essa matéria selecionou 11 profissões que você nem sabia que já existiram.

continua depois da publicidade

Continue a leitura até o final e conheça os cargos que, no passado, já fizeram parte da vida de milhares de pessoas em todo o mundo. Por incrível que possa parecer, essas funções eram bastante disputadas, quando estavam no auge. Confira

Profissões que você nem sabia que já existiram

1) Acendedor de Poste

Leia também

Antes do advento da energia elétrica, em 1879, o sistema de iluminação das ruas das cidades era a base de gás ou óleo. Por isso, criou-se a necessidade de contar com um profissional que acendesse as luzes dos postes ao cair da tarde e as apagasse no começo da manhã.

Tudo era feito de forma manual. O Acendedor de Poste precisava subir em todos os postes de uma rua ou avenida duas vezes ao dia. Depois da implementação da rede elétrica nas cidades, no final do século XIX, esse cargo extinguiu-se para sempre.

continua depois da publicidade

2) Datilógrafo

Mais uma das profissões que você nem sabia que já existiram. Os Datilógrafos eram os profissionais responsáveis por datilografar documentos, cartas, textos e ofícios, em máquinas de datilografar mecânicas, até no final dos anos 1980.

Esse era uma função comum nos escritórios em geral. Depois que apareceram os primeiros computadores, esse cargo acabou caindo na obsolescência e hoje não existe mais.

3) Profissões que você nem sabia que já existiram: Operador de Telégrafo

Antes do advento do telefone, o telégrafo era o principal equipamento de comunicação nos anos de 1850. E diante de uma demanda cada vez maior por parte da população, criou-se a necessidade da função de Operador de Telégrafo.

continua depois da publicidade

Esse profissional tinha a missão de enviar e receber mensagens para diferentes localidades, até onde o alcance era possível, evidentemente.

4) Despertador Humano

Essa também é outra das profissões que você nem sabia que já existiram. Em alguns países da Europa, aproximadamente 200 anos atrás, alguns profissionais eram contratados para sair às ruas, pouco antes do amanhecer, com o objetivo de acordar os trabalhadores.

Como eles faziam isso? Batendo nas janelas das casas com pedaços de madeira, soando apitos com toda força ou tocando tambores. Depois do advento dos relógios despertadores e dos celulares, esse cargo deixou de existir.

continua depois da publicidade

5) Atores de Rádio

Mesmo que o rádio ainda continue sendo um meio de comunicação de massa vigente, o seu formato sofreu diversas transformações ao longo do tempo. Antes do advento da TV, as novelas eram transmitidas via rádio, sabia?

O Ator de Rádio era um cargo bastante disputado no início das primeiras décadas do século XX. Depois que a TV deu as caras no Brasil em meados dos anos 1950, essa profissão se tornou obsoleta.

6) Vendedor de Enciclopédias

Quando se fala em profissões que você nem sabia que já existiram, essa merece destaque. Até os anos 1980, esse profissional vendia enciclopédias (um conjunto de livros grossos de capa dura e que traziam informações sobre diversos assuntos), de porta em porta nas grandes cidades.

Com o advento da internet, a função de Vendedor de Enciclopédias se extinguiu para sempre, já que os meios digitais e o Google são as principais fontes de consultas mais usadas pelas pessoas.

7) Profissões que você nem sabia que já existiram: Arrumador de Pinos de Boliche

É isso mesmo que você leu. Essa profissão existiu tempos atrás. Durante as competições de boliche, toda vez que um jogador derrubava todos os pinos, o Arrumador precisava colocá-los em pé novamente, com a máxima rapidez e quantas vezes fossem necessárias.

Toda a tarefa era realizada sob a supervisão do chefe. E por incrível que pareça, essa função costumava ser bastante disputada pelas pessoas mais jovens ou por quem ainda não tinha experiência profissional. Depois que a tecnologia robótica deu as caras, esse cargo foi extinto para sempre.

8) Projecionista de Cinema

Se você já passou dos 40 anos de idade, provavelmente se lembra dessa função. Esse profissional tinha a responsabilidade de operar um projetor de filmes em todas as salas de cinema do Brasil, até meados dos anos 1990.

Com o avanço da tecnologia foi criada a projeção digital que, além de oferecer muito mais praticidade e eficiência, é menos suscetível a falhas. Esse recurso selou definitivamente a aposentadoria da profissão de Projecionista de Cinema.

9) Caçador de Ratos

Outra das profissões que você nem sabia que já existiram. Na Europa do século XIX, a missão desse profissional era caçar ratos nos esgotos das cidades, com o objetivo de controlar a infestação de doenças provocadas por esses roedores, como a peste bubônica, que dizimou milhares de vidas no passado.

Graças ao avanço da tecnologia e, claro, da medicina, outros meios (como remédios, vacinação e controle de pragas) foram sendo criados para deter esses animais, o que fez a profissão de Caçador de Ratos acabar para sempre.

10) Leitor de Fábrica

Esse profissional tinha a responsabilidade de ficar lendo poesias e textos para os trabalhadores durante todo o expediente, em algumas fábricas.

O objetivo era de promover o entretenimento entre os funcionários e não deixar ninguém cair no sono, principalmente aqueles que trabalhavam no turno da noite.

11) Radar Humano

A última das profissões que você nem sabia que já existiram. Durante a Primeira Guerra Mundial (1914- 1918), a pessoa que se interessasse em trabalhar como Radar Humano precisaria ter uma excelente audição.

A responsabilidade desse profissional era detectar possíveis aeronaves inimigas somente através do som e com o auxílio de uma engenhoca que era conectada aos dois ouvidos.

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade