Você sabia que o valor da hora paga ao colaborador que trabalha à noite deve ser maior? A Constituição Federal de 1988 garante isso. Esse acréscimo financeiro no contracheque se chama adicional noturno. Mas quais são as profissões que têm direito ao adicional noturno?
Continue a leitura que vamos te informar tudo a respeito desse importante assunto. Afinal, é preciso estar a par dos seus direitos como trabalhador, não é mesmo? Confira a seguir.
O que é adicional noturno e como ele é calculado?
Nas cidades, toda pessoa que trabalha em um período que compreende das 22 horas às 05 horas da manhã do dia seguinte tem direito a receber o adicional noturno. O valor da hora de quem trabalha à noite é maior.
Suponha que você trabalha durante o dia. A sua hora de trabalho tem duração de 60 minutos. Já para aquele colaborador que trabalha à noite, o valor-hora equivale a 52 minutos e 30 segundos. E isso representa uma redução de 12,5% da hora normal de trabalho.
Esse 7 minutos e 30 segundos adicionais precisam ser pagos como se fossem hora extra remunerada acrescida de 50% a mais do valor da hora do trabalho diurno. Além dessa questão do valor-hora de trabalho, o adicional noturno exige o pagamento de 20% a mais sobre o valor da hora do trabalho diurno.
Entendeu com funciona? Conheça os principais cargos logo abaixo. Vale salientar que a nossa lista é exemplificativa. Até porque, no Brasil, existem outros cargos que também possuem direito ao adicional noturno.
Algumas profissões que têm direito ao adicional noturno
1) Segurança
Essa é uma das profissões que têm direito ao adicional noturno. Seguranças de estabelecimentos que funcionam 24 horas, e que cujo período de trabalho compreende o horário que dá direito de receber o adicional noturno, têm esse acréscimo extra no salário.
Por exemplo, suponha que você trabalhe no regime 12×36 e que o seu horário seja das 19 horas até as 7 horas da manhã seguinte. O adicional noturno só vai compreender das 22 horas até as 5 horas da manhã, fechado? O restante das horas não sofre nenhum acréscimo.
2) Porteiro
Esse profissional também tem direito de receber o adicional noturno no salário mensal, sempre seguindo a mesma linha de raciocínio acima. Todo Porteiro que trabalha no período noturno em estabelecimentos comerciais, prédios residenciais ou empresas, deve conferir no holerite o valor referido.
3) Vigia
Outra das profissões que têm direito ao adicional noturno. Se você trabalha ou sempre quis exercer essa função, no período noturno, também tem direito a esse acréscimo no salário, caso o seu horário de trabalho compreenda das 22 horas até às 5 horas da manhã seguinte, no regime CLT.
4) Trabalhador de indústrias
Você trabalha no período noturno na indústria alimentícia, de medicamentos ou em uma fábrica de automóveis? Tem direito de receber o adicional noturno todos os meses em seu salário, independente do seu regime de trabalho.
5) Enfermeiro
Mais uma das profissões que têm direito ao adicional noturno. Esses profissionais da área da Saúde que trabalham à noite, geralmente na escala 12×36, também recebem um acréscimo a mais em seu salário. Se esse é o seu caso, não deixe de verificar isso no contracheque.
6) Profissões que têm direito ao adicional noturno: Médico
Um Médico que dá plantões noturnos em hospitais, clínicas ou maternidades também recebe o adicional noturno em seu salário. Quem tem preferência por trabalhar no silêncio da noite e se identifica com essa área, pode ter um rendimento mensal um pouco maior.
7) Bancário
Você sabia que existem profissionais que trabalham em agências bancárias à noite? São diversas funções que só podem ser executadas depois do expediente diurno. Por isso, quem vira a noite trabalhando internamente em bancos, costuma ter um salário maior.
8) Policial
A segurança pública precisa funcionar 24 horas por dia, 7 dias por semana e 365 dias por ano, certo? Por isso, Policiais Militares, Civis e Federais também têm direito ao adicional noturno, desde que exerçam o trabalho durante esse período.
9) Jornalista
Outra das profissões que têm direito ao adicional noturno. Os profissionais da imprensa que trabalham à noite, fazendo plantões na redação de emissoras de TV ou de grandes jornais impressos, também recebem um valor a mais no salário mensal.
10) Profissões que têm direito ao adicional noturno: Radialista
Você sempre teve vontade de trabalhar em uma emissora de rádio entretendo os ouvintes com os programas transmitidos de madrugada? Se conseguir realizar esse sonho, também vai receber o adicional noturno a mais, todos os meses.
11) Caminhoneiros (CLT)
Por fim, a última das profissões da nossa lista que têm direito ao adicional noturno. Esse profissional que trabalha durante a noite ou madrugada (com carteira assinada), também recebe um valor a mais no salário.
Se você tem afinidade com essa função ou já tem experiência nela, essa pode ser uma chance de ouro de faturar mais.