10 regras de etiqueta no avião; saiba como se comportar num voo

Viajar de avião envolve uma série de procedimentos para garantir segurança ao trajeto. Porém, como um veículo coletivo, é importante atender às regras de etiqueta e saber como se comportar durante um voo.

Desde a entrada no aeroporto até a saída após o pouso existem diversos procedimentos que os viajantes precisam atender para garantir a própria segurança, mas também a segurança e conforto dos outros. Neste sentido, existem 10 regras de etiqueta no avião que você precisa saber para se comportar corretamente num voo.

continua depois da publicidade

Como um transporte coletivo, é importante considerar o espaço alheio para evitar conflitos e respeitar os direitos individuais durante todo o trajeto. Assim, além de atender às orientações padrões dos comissários de bordo acerca da posição do assento e da mesa frontal, deve-se tomar cuidado com outras ações dentro da aeronave. Saiba mais informações a seguir:

10 regras de etiqueta no avião

Leia também
  1. Limpe a sujeira deixada por você ou por seus acompanhantes;
  2. Respeite o espaço nos compartimentos superiores;
  3. Cuidado ao reclinar o assento para não invadir o espaço do passageiro atrás de você;
  4. Utilize fones de ouvido para fazer chamadas e ouvir música;
  5. Respeite o assento de braço do passageiro ao seu lado;
  6. Não retire as meias e nem os sapatos;
  7. Não abuse do botão de chamada do comissário;
  8. Cuidado ao utilizar a luminária, pois pode incomodar os outros passageiros;
  9. Tome cuidado ao colocar a sua bagagem abaixo do assento à sua frente para não bloquear a passagem ou incomodar os passageiros ao redor;
  10. Mantenha a limpeza dos espaços coletivos, como o corredor e o banheiro.

Como se comportar em um voo?

1) Tenha noção de que você está em um espaço compartilhado

Como citado anteriormente, as aeronaves são compartilhadas entre diferentes viajantes. Dessa maneira, você possui direito a um assento, com o compartimento superior e inferior para as suas bagagens, mas está dividindo os demais espaços com outras pessoas, o que inclui o assento de braço, o corredor, o banheiro e outras dependências.

Sendo assim, em relação ao comportamento dentro do voo, é importante ter essa consciência de coletividade. Portanto, respeite a área dos outros passageiros, seja solícito diante dos pedidos, peça desculpas caso cometa algum erro e esteja atento ao que está acontecendo ao redor.

continua depois da publicidade

Mesmo que a sua fileira esteja vazia, existem passageiros em outros assentos que precisam ser respeitados. Ademais, não se deve esquecer das regras de segurança apresentadas pela equipe de voo. Em caso de dúvida, consulte um comissário de bordo ou o cartão de instruções localizado no compartimento do assento.

2) Facilite o trabalho da equipe de bordo

Como citado nas regras de etiqueta, cuidar da limpeza e higiene da aeronave, prestar atenção aos avisos sonoros e regras de segurança, evitar descuidos com a própria bagagem e outras atitudes dessa natureza são fundamentais para garantir um voo seguro. Além disso, essas ações facilitam o trabalho da equipe de bordo, de modo que possam estar disponíveis para os passageiros mais delicados, como crianças, idosos e Pessoas com Deficiência.

continua depois da publicidade

Se possível, auxilie os passageiros próximos de você nas dúvidas que possuem, em especial durante o momento de embarcar e desembarcar, que são mais agitados. Antes de colocar os fones de ouvido e esquecer da realidade até o momento do pouso, observe o que está acontecendo ao redor, pois assim você poderá ser prestativo e um bom passageiro.

3) Evite o tumulto

Não se levante imediatamente após o pouso, não fique andando pelo corredor, evite ficar chamando o comissário de bordo a todos os momentos, resolva as questões relativas ao seu assento antes de embarcar e garanta que o voo seja tranquilo para todos. Além de facilitar trabalho dos comissários e tomar cuidado com o espaço coletivo, você consegue viajar sem estresse.

continua depois da publicidade

No geral, aeroportos e viagens de avião são complicadas para todos, principalmente com o número de pontos que demandam atenção. Em alguns casos, viajar com crianças ou pessoas mais velhas pode tornar a experiência ainda mais delicada. Com essas atitudes, pode-se facilitar o processo para si mesmo e outros passageiros.

Leia também

Concursos em sua
cidade