Quem está pensando em investir em uma carreira promissora precisa conhecer as profissões que podem acabar em algum momento no futuro. Os constantes e inevitáveis avanços tecnológicos estão causando uma verdadeira revolução no mercado de trabalho. Funções que antigamente eram consideradas relevantes, hoje estão cada vez mais obsoletas. E toda essa transformação digital está fazendo os profissionais se especializarem em outras áreas para continuarem se mantendo competitivos.
Essa matéria selecionou 10 profissões que podem acabar em algum momento no futuro. Se você está em dúvida quanto à escolha da carreira, não deixe de ler até o fim. Afinal de contas, investir em uma área que corre o risco de cair na obsolescência pode não ser uma escolha inteligente, certo? Confira.
Profissões que podem acabar em algum momento no futuro
1) Analista Financeiro
Atualmente, modernas ferramentas de Inteligência Artificial (IA) já conseguem fazer uma gestão eficiente da saúde das finanças de uma empresa. Além disso, esses sistemas realizam minuciosas análises de risco ou de crédito com base em um gigantesco banco de dados, emitem relatórios completos e até analisam documentos financeiros das organizações, com a máxima precisão. E todo esse avanço tecnológico pode fazer a profissão de Analista Financeiro se tornar obsoleta.
2) Corretor de Seguros
Outra das profissões que podem acabar em algum momento no futuro. As atividades desse profissional, pouco a pouco, estão sendo substituídas pela Inteligência Artificial. Hoje em dia, existem softwares capazes de analisar os principais riscos com base no perfil dos clientes e indicar quais deles têm a maior probabilidade de dar prejuízos, além de indicar as apólices que podem ser mais interessantes. Se você pensa em trabalhar como Corretor de Seguros, recomendamos cogitar a possibilidade de investir em outro ramo.
3) Profissões que podem acabar em algum momento no futuro: Recrutador
Você sonha em trabalhar como Recrutador elaborando processos seletivos para contratar novos talentos para as empresas? Essa função poderá se tornar obsoleta no futuro. Hoje em dia já existem softwares que são capazes de avaliar currículos, fotos e outras informações dos candidatos nas redes sociais que são mais compatíveis com os requisitos das vagas em aberto.
4) Bibliotecário
Quem sonha em ser um Bibliotecário no futuro, é melhor rever essa escolha. Com os avanços tecnológicos, modernos sistemas informatizados já permitem uma pessoa encontrar o livro que precisa em uma biblioteca sem a necessidade do auxílio desse profissional. Ademais, o número de frequentadores assíduos das bibliotecas (públicas ou privadas) no Brasil caiu vertiginosamente de uns anos para cá, por causa do acesso à internet de boa parte da população.
5) Atendente de Telemarketing
Mais uma das profissões que podem acabar em algum momento no futuro. Essa função dispensa apresentações e já está se tornando obsoleta no mercado de trabalho. Aos poucos, o Atendente de Telemarketing está sendo substituído por sistemas de Inteligência Artificial que são capazes de atender os clientes, solucionar problemas e até tirar dúvidas. Os chatbots e outras tecnologias estão aí para provar que esses profissionais poderão cair na obsolescência.
6) Vigilante
Esse profissional também poderá ser cada vez menos necessário para as organizações. O desenvolvimento de modernas câmeras de segurança que conseguem monitorar 24 horas ininterruptas, sete dias por semana, e que são conectadas aos sistemas de inteligência das organizações, enviando mensagens de alerta em eventuais situações suspeitas, aos poucos, estão fazendo a função de Vigilante desaparecer.
7) Caixa de Banco
Pensou nas profissões que podem acabar em algum momento no futuro? Foi-se o tempo em que o Caixa de Banco era um profissional extremamente necessário nessas instituições financeiras. Com o avanço tecnológico, praticamente todas as atividades que eram pertinentes a essa função, já estão sendo executadas pela Inteligência Artificial ou por modernos softwares, que podem ser vistos nos caixas eletrônicos por aí.
8) Profissões que podem acabar em algum momento no futuro: Arquivista
Esse profissional já foi bastante requisitado nos anos 1990 em milhares de empresas no Brasil. Com o advento da internet, modernos sistemas já são capazes de organizar, gerenciar e arquivar documentos importantes dentro dos bancos de dados que ficam armazenados no ambiente em nuvem. Por isso, a função de Arquivista está se tornando cada vez mais obsoleta.
9) Auxiliar Administrativo
Esse profissional atua diretamente na área administrativa de uma organização, realizando tarefas burocráticas, repetitivas e rotineiras. Atualmente, softwares baseados em Inteligência Artificial já conseguem exercer praticamente todas as atividades relacionadas a esse cargo, o que elimina a necessidade de talentos humanos dentro das empresas. Se você pretende exercer essa função no futuro, é melhor procurar se especializar em outra área, o quanto antes.
10) Pesquisador
A última das profissões que podem acabar em algum momento no futuro também é super importante. Se você sempre quis atuar como Pesquisador, a Inteligência Artificial poderá substituir essa função em breve, sabia? Atualmente, existem tecnologias que já fazem diversos tipos de pesquisas e análises complexas nas mais variadas áreas do conhecimento.