As profissões que já existiram são a prova viva de que os inevitáveis avanços tecnológicos fazem parte da nossa história e trazem uma gigantesca contribuição na hora de executar determinadas atividades. Por isso, escolher uma carreira que não corre o risco de cair na obsolescência é fundamental.
continua depois da publicidade
Essa matéria selecionou 10 profissões que já existiram pelo mundo que você não fazia a mínima ideia. Continue a leitura até o fim para conhecê-las e observar como a tecnologia foi essencial para o mercado de trabalho. Confira.
Profissões que já existiram
- Despertador Humano: esse profissional era responsável por acordar os trabalhadores das fábricas batendo nas janelas das casas com pedaços de madeira ou ferro, pela manhã.
- Caçador de Ratos: eram os responsáveis por caçar esses roedores nos esgotos das cidades, já que esses animais transmitiam doenças que poderiam ser fatais, pois ainda não existiam vacinas.
- Arrumador de Pinos de Boliche: era o responsável por colocar os pinos de boliche em pé novamente depois da cada arremesso dos jogadores. Era uma tarefa repetitiva e extremamente desgastante.
- Acendedor de Poste: séculos atrás, os postes de iluminação nas ruas tinham que ser acendidos manualmente quando escurecia e apagados da mesma maneira após o amanhecer.
- Cortador de Gelo: quando ainda não existia geladeira, esse profissional precisava ir até os lagos congelados para cortar grandes blocos de gelo com uma motosserra. O objetivo era conservar os alimentos dentro das casas.
- Leitor: antigamente, nas fábricas, esse profissional era pago para ficar lendo contos, piadas ou longas histórias para os trabalhadores durante o expediente noturno. Afinal, ninguém podia cair no sono.
- Lanterninha de Cinema: esse profissional era responsável por ajudar as pessoas a encontrarem os seus lugares dentro das salas de cinema, quando as luzes se apagavam durante as sessões, ou para monitorar atividades inapropriadas para aquele local.
- Ator de Rádio: antes da invenção da televisão, as radionovelas marcaram uma época. E os atores eram os responsáveis por darem vida a uma trama que deveria ser entendida só pela audição.
- Mensageiro: em uma época com poucos recursos tecnológicos, esse profissional era contratado pelos correios para entregar telegramas, a pé ou de bicicleta, na casa dos clientes.
- Operador de Mimeógrafo: o precursor da impressora era usado na área da Educação para imprimir todo o material educacional necessário, como provas, trabalhos e até apostilas.