10 palavras difíceis que aparecem em editais de concursos públicos

Existem várias palavras que aparecem em editais de concursos públicos que a maioria dos candidatos desconhece. Confira algumas delas e seus significados.

Os editais de concursos públicos possuem um vocabulário repleto de terminologias específicas da área. No caso dos concurseiros, é comum se deparar com certos termos que podem deixar muitos com dúvidas, tornando a leitura do documento mais complicada do que se imagina. Para evitar esse tipo de problema, conhecer as palavras que mais aparecem em editais é fundamental para não fazer nenhuma confusão.

continua depois da publicidade

Questões como saber a diferença entre ser aprovado ou classificado, o que é uma homologação ou nomeação, o que possui caráter classificatório e eliminatório podem ser cruciais antes e depois da realização da prova. Para evitar problemas na leitura destes materiais, confira abaixo 10 palavras difíceis que sempre aparecem em editais de concursos públicos.

10 palavras que aparecem em editais de concursos públicos

Leia também

1. Autorização

Este é o primeiro passo para a realização de um concurso público. A autorização é solicitada pelo órgão ou entidade que esteja interessada em preencher vagas, e é normalmente concedida pelo titular da pasta de planejamento na esfera correspondente, como federal, estadual ou municipal, bem como pelo chefe do executivo.

2. Cadastro de reserva

No momento em que um edital informa que o concurso é para formação de cadastro reserva, não é possível prever o número de aprovados que serão convocados. O cadastro é para provimento futuro, com base na necessidade da administração.

continua depois da publicidade

3. Certame

No mundo dos concursos públicos, o termo “certame” é utilizado como sinônimo de concurso.

4. Conteúdo programático

Estes são todos os assuntos que poderão ser cobrados em uma prova, com base em cada disciplina. No edital, estará descrito o conteúdo programático, e ele deve servir de base para o estudo do candidato. Muitas vezes, o nome da disciplina não consta na lista de matérias, mas sim seu conteúdo, sob o título de outra disciplina.

5. Curso de formação

Esta é uma etapa observada em alguns concursos, na qual o candidato que foi aprovado em etapas anteriores se submete a um treinamento relacionado ao exercício da função. Neste caso, há uma prova de verificação de aprendizagem, que possui caráter eliminatório.

continua depois da publicidade

6. Exercício

Ao “entrar em exercício”, o candidato estará iniciando o efetivo desempenho das atribuições do cargo. O prazo para que isso aconteça é estabelecido pelo estatuto do servidor correspondente ao órgão, e é contado a partir da data de posse.

7. Homologação

Após ser definido o gabarito final das questões após os recursos, sem que hajam outras pendências, o concurso será homologado, ou aprovado pela autoridade competente do órgão responsável pela realização do certame. Com isso, fica definido que a relação dos aprovados em ordem de classificação será publicada, e a homologação é a data inicial para contagem do prazo de validade do concurso.

8. Investigação social

A investigação social é uma pesquisa relacionada à conduta e aos relacionamentos do candidato. Ela pode envolver consultas e entrevistas com familiares, amigos e vizinhos, e possui como objetivo verificar a existência de risco para o exercício da função pública. Costuma ser utilizada em concursos da área policial.

continua depois da publicidade

9. Nomeação

Este é o ato formal pelo qual o poder público atribui o cargo ao candidato que foi aprovado. O material é publicado em um Diário Oficial da União do estado ou município, com base no concurso. Não existe a obrigatoriedade da comunicação da nomeação por telegrama ou outro meio pessoal.

10. Sindicância da vida pregressa

A sindicância da vida pregressa consiste na verificação dos antecedentes do candidato e de sua capacidade, com base na análise de documentos e informações. O candidato deve apresentar certidões de ofícios de distribuição das cidades em que tenha residido nos últimos cinco anos, o que abrange feitos cíveis e/ou criminais, bem como outras declarações que possam ser solicitadas. Tudo depende do edital do concurso.

continua depois da publicidade
Leia também

Concursos em sua
cidade