Para qualquer concurseiro melhorar a produtividade nos estudos é necessário a adoção de determinados hábitos na rotina de preparação para as provas. A questão é que para muitos candidatos, colocá-los em prática pode ser um baita desafio. Na hora de aprender, o celular se mostra mais convidativo, as redes sociais aguçam a curiosidade e até o barulho da música do vizinho vira uma micareta. Aí o dia passou e você procrastinou além do limite.
Por isso, elaboramos esta matéria que selecionou 10 dicas sobre como melhorar a produtividade nos estudos. Se a aprovação em um concurso é o seu principal objetivo no momento, nos dê o prazer da sua companhia até o fim da leitura para descobrir como aumentar as suas chances de passar nas provas e alcançar o sonho de começar uma carreira pública. Confira.
Como melhorar a produtividade nos estudos?
1) Elabore um cronograma de estudos
Se você realmente quer se tornar mais produtivo em sua rotina de aprendizagem do conteúdo exigido pelo edital do concurso, é necessário elaborar um cronograma de estudos realista. Essa importante ferramenta vai te dar uma noção da quantidade de assuntos que precisa aprender bem como do tempo disponível até a data das provas. Dessa forma, o candidato tem menos chances de se esquecer de alguma matéria.
2) Mantenha o seu ambiente de aprendizagem sempre organizado
Outra dica sobre como melhorar a produtividade nos estudos. De acordo com os Neurocientistas, o cérebro humano é extremamente sensível à bagunça ao redor. Ou seja, você precisa estudar em um ambiente que não esteja bagunçado e sem poluição visual. A sua mesa de estudos deve estar sempre organizada e com todos os materiais necessários ao aprendizado. Somente isso e nada mais.
3) Melhorar a produtividade nos estudos: Não seja multitarefas
Aquele concurseiro que tem o hábito de estudar duas ou três disciplinas ao mesmo tempo, para compensar o atraso em seu cronograma, pode estar prejudicando o seu aprendizado. Quando se trata de assimilar conteúdo, o seu cérebro vai aprender com mais facilidade se você estudar um assunto de cada vez, para não sobrecarregar os seus recursos cognitivos, concurseiro. Só passe para a próxima matéria quando terminar totalmente a anterior. Fica a dica.
4) Estude na hora que se sentir mais produtivo
Toda pessoa se sente mais produtiva em algum momento do dia. Por isso, o concurseiro deve sempre procurar estudar na hora que o seu cérebro estiver mais receptivo ao aprendizado. Não importa qual horário, desde que você esteja se sentindo bem disposto, descansado e com a mente mais leve ou sem preocupações, está valendo. O que não pode é tentar aprender quando está cansado ou estressado.
5) Evite a procrastinação, concurseiro
Pensou em como melhorar a produtividade nos estudos? Se você é daqueles concurseiros que vivem enrolando (ao máximo) para começar a estudar ou que inventam mil e uma desculpas para não colocar a mão na massa para valer, as chances de ter um aprendizado eficiente serão mínimas. A procrastinação não permite que a assimilação do conteúdo seja efetiva, aumenta os níveis de ansiedade, causa estresse e leva ao acúmulo de conteúdo. Não seja um procrastinador, fechado?
6) Tenha uma rotina saudável
Para manter a produtividade nas alturas, o concurseiro precisa ter uma rotina saudável. Dessa forma, tanto o seu cérebro quanto o seu organismo se acostumam e se tornam mais produtivos na hora de estudar. Sendo assim, que tal deixar o sedentarismo de lado, ter uma dieta balanceada, além de dormir e acordar sempre nos mesmos horários? Sua saúde física e mental agradecem.
7) Não se esqueça das pausas
Outra dica sobre melhorar a produtividade nos estudos. Todo concurseiro que está estudando para as provas de um certame precisa fazer pausas regulares durante os estudos. Por quê? A nossa mente necessita de um tempo para assimilar as informações que foram recém-aprendidas, manter a sua reserva cognitiva e a sua elasticidade. Por isso, a cada duas horas de estudos intensos, recomendamos fazer um intervalo de 15 minutos, em média.
8) Melhorar a produtividade nos estudos: Estipule pequenas metas diárias
Para se manter ainda mais produtivo nos estudos, o concurseiro precisa estabelecer pequenas metas diárias. Lembrando que elas precisam ser realistas para que a sua motivação se mantenha sempre em alta, no dia a dia. Quando você estabelece metas em seu cronograma de aprendizagem, a procrastinação praticamente não existe.
9) Mantenha o foco no que interessa
O concurseiro que deseja ter uma maior produtividade na hora de aprender precisa manter o foco somente naquilo que interessa: a sua aprovação. Se você se render às distrações (especialmente as digitais), pode não ter um aprendizado satisfatório e, por consequência, ter menos chances de passar nas provas. Sendo assim, mantenha-se focado em seu objetivo.
10) Utilize somente uma técnica de estudos
A última dica para melhorar a produtividade nos estudos. O concurseiro precisa usar a técnica que tiver mais afinidade na hora de aprender os conteúdos exigidos pelo edital. Utilizar uma metodologia diferente a cada dia pode confundir a sua mente, já que o processo de assimilação dos assuntos não é o mesmo.