10 aparelhos e eletrodomésticos que consomem muita energia; veja quais são

Os aparelhos elétricos facilitam nossas vidas, mas também contribuem com uma parcela significativa de nossas contas de energia. 

O alto consumo de energia é um problema que afeta a todos nós, e uma das maneiras de lidar com isso é identificando os eletrodomésticos e eletrônicos que mais gastam energia em nossas casas.

Ao fazer isso, podemos tomar medidas para economizar dinheiro na hora de pagar a conta de luz. Confira abaixo dez aparelhos que mais consomem energia elétrica.

10 equipamentos que mais gastam energia em casa

1. Ar condicionado

Esses equipamentos são essenciais para manter nossas casas frescas e confortáveis ​​durante os meses quentes de verão. No entanto, eles também são um dos maiores consumidores de energia. 

De acordo com o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), os aparelhos de ar condicionado podem consumir entre 129 até 679 kWh, dependendo do seu tamanho e eficiência energética.

2. Chuveiro elétrico

O consumo de energia de um chuveiro elétrico varia de acordo com sua potência e tempo de uso. No entanto, um chuveiro elétrico de 5.500 W usado por 30 minutos todos os dias pode consumir 88 kWh por mês.

Para evitar gastos maiores na conta de luz, tome banhos mais curtos e procure usar o chuveiro fora do horário de pico, quando a bandeira tarifária costuma ser mais barata.

3. Cooktop

Em seguida, vem o cooktop, que é uma ótima alternativa para economizar espaço em relação a um fogão tradicional, mas consome muita energia. Se usado por uma hora por dia, um cooktop elétrico pode consumir 68 kWh por mês.

Para reduzir o consumo de energia, procure utilizar o cooktop para preparo de pratos mais longos nos finais de semana, quando você pode usá-lo por mais tempo.

4. Geladeira

A geladeira com freezer (Frost Free) é um eletrodoméstico essencial que funciona continuamente, tornando-se um contribuinte significativo para sua conta de energia.

Deixar a porta aberta sem motivo também aumenta o consumo. Para economizar energia e dinheiro, evite deixar a porta aberta por muito tempo e tente retirar todos os itens de uma só vez.

5. Lava-louça

As lava-louças são aparelhos convenientes, mas também podem aumentar sua conta de luz se não forem usadas de maneira eficiente. Se usada por 40 minutos por dia, esse equipamento pode consumir cerca de 31 kWh por mês. 

6. TV

As televisões grandes consomem mais energia do que as menores. Por exemplo, uma TV LED de 42 polegadas usada cinco horas por dia pode consumir cerca de 30,45 kWh por mês.

Se quiser reduzir os gastos, desligue a TV quando ninguém estiver assistindo e use a função sleep-timer sempre que necessário.

7. Ventilador

Ventiladores de teto e portáteis são companheiros importantes para os dias mais quentes, contudo também consomem bastante energia.

Um ventilador de teto usado por oito horas por dia pode consumir 17,52 kWh por mês, enquanto um ventilador portátil pode consumir 17,28 kWh se usado pela mesma duração. Para economizar na conta de luz, aproveite ao máximo a ventilação natural em sua casa.

8. Computador

Laptops e computadores são frequentemente conectados a tomadas continuamente, o que gera um maior consumo de energia. Por exemplo, um laptop usado oito horas por dia pode consumir 15,12 kWh por mês. Para uma maior economia, desconecte seu laptop ou computador quando não estiver em uso.

9. Forno elétrico

Os fornos elétricos são aparelhos essenciais para assar e cozinhar, mas o uso excessivo pode contribuir para um alto consumo de energia. Uma hora de uso por dia pode consumir 15 kWh por mês. 

Portanto, é recomendado usá-lo somente quando necessário, ou seja, para pratos rápidos, prefira outros eletrodomésticos como o microondas ou na airfryer.

10. Máquina de lavar

Finalmente, lavadoras e secadoras também consomem muita energia. Se usada por uma hora durante oito dias em um mês, uma máquina de lavar pode consumir 14,92 kWh.  A dica para não extrapolar na conta, é acumular as roupas sujas para lavar todas de uma só vez.

Leia também

você pode gostar também

5 figuras de linguagem mais comuns: saiba como usar cada uma delas

Figuras de linguagem, também conhecidas como figuras de estilo, são recursos estilísticos que adotam o sentido conotativo das palavras e expressões e são bastante usadas na língua portuguesa; saiba como usá-las.

Saiba quais são as 11 raças de gatos mais comuns no Brasil

São várias as raças de gatos espalhadas pelo mundo todo. No Brasil, existem as raças campeãs de popularidade e outras nem tanto conhecidas; confira as 11 raças de gatos mais comuns no país.

Gramática: 5 regras de uso da vírgula para não esquecer mais

A vírgula é um elemento essencial no mundo da pontuação. Confira cinco regras de uso desse sinal para não esquecer mais em redações ou no mundo profissional.

“Mostra” e “amostra”: existe diferença? Saiba a forma correta de usar os termos

Entenda quando empregar “mostra” ou “amostra”. Confira exemplos e memorize uma dica fácil para quando surgir a dúvida.

Quem são as 8 mulheres bilionárias brasileiras na lista da Forbes?

Famosa publicação norte-americana elabora uma lista com nomes de mulheres bilionárias no mundo inteiro. Confira a lista das 8 mulheres bilionárias brasileiras.

Os signos mais medrosos: será que o seu é um deles?

Se você é um concurseiro que vive ligado nas previsões diárias do horóscopo, conheça quais são os cinco signos mais medrosos do zodíaco.