Quarentena: como se planejar e estudar para concursos neste período

Com a quarentena, muitos concursos foram adiados ou suspensos. Como usar o seu tempo para continuar estudando apesar do cenário?

quarentena como se planejar e estudar

Veja dicas para otimizar seu tempo!

A pandemia de coronavírus está deixando as pessoas em isolamento social por algum tempo em todo o Brasil. Ou seja, ela está nos forçando a adotar a cultura sanitária da quarentena. A medida é justa: as autoridades estão tentando evitar um possível colapso no nosso sistema público de saúde, que já é fragilizado, e o esforço é válido.

Como se não bastasse, as pessoas ainda estão lidando diariamente com uma enxurrada de notícias "pesadas" sobre o vírus. Isso sem falar nas fake news, que se espalham até mais rápido do que as notícias oficiais, de fontes seguras.

Diante de tudo isso, nós que tratamos de concursos públicos diariamente temos uma constatação a fazer: o concurseiro deve se manter focado e continuar estudando!

Você poderia objetar: "Mas, em um momento de caos como o atual, como ter cabeça para estudar?"

Obviamente que, pelas circunstâncias, não estão estamos te dizendo que se trata de uma "boa oportunidade para estudar". Não é isso! Afinal, ninguém está em clima de "descanso" ou "de férias", mas sim imersos em um momento conturbado, preocupante e até mesmo aterrador...

Rubem Alves, um grande educador brasileiro (1933-2014) disse, certa vez, que "ostra feliz não faz pérola". O professor da UNICAMP explicou que a ostra somente produz a preciosa pérola se tiver dentro de si um grão de areia que a incomode, que a faça sofrer. A produção da pérola é resultado do sofrimento desse ser vivo. 

E com essa ilustração usada pelo nosso querido professor Rubem Alves nós queremos te dizer, candidato, que apesar destes temporários grãos de areia que atualmente nos incomodam (a pandemia, a quarentena, o alerta social), haverá uma saída. Pérolas serão produzidas...

Os concursos não foram cancelados, apenas adiados

Quem vem acompanhando nossas notícias já está ciente de que não há concursos públicos ou processos seletivos sendo cancelados por conta do coronavírus, mas apenas suspensos temporariamente ou adiados.

Isso significa que não é hora de parar. Agora, quanto mais foco o concurseiro tiver na sua prova, melhor. É importante seguir estudando a partir das estratégias já traçadas. 

Além disso, ações no âmbito político vêm acontecendo para resguardar os direitos dos participantes de concursos. Exemplo disso é a iniciativa recente do Deputado Rafael Motta (PSB - RN), que propôs um projeto de lei que pede a suspensão dos prazos para concursos públicos por causa da pandemia do coronavírus.

Se o PL alcançar aprovação e status de lei (não se sabe se haverá tempo para votá-lo em meio a essa turbulência), isso significaria que a validade dos concursos ou processos seletivos realizados e não finalizados em todo o Brasil, independentemente da homologação, estaria suspensa. Para saber mais detalhes dessa proposta clique aqui.

Ou seja, candidato, tenha calma, continue estudando e não se aflija porque abriu o computador e leu uma notícia de que aquele seu concurso preferido foi adiado ou suspenso.

Como estudar na quarentena?

Monte o seu cronograma

Já enfatizamos algumas vezes sobre como é importante partirmos de um cronograma. E não é sem motivo: se existir uma tática de estudos fadada a ter pouco aproveitamento é aquela em você tenta seguir de forma aleatória ("o que der pra estudar hoje eu estudo e amanhã a mesma coisa").

Concurseiro que tem o mínimo de noção de planejamento sabe que utilizar bem o seu tempo é um quesito fundamental. Um cronograma nada mais é do que uma planilha em que você vai listando as principais tarefas (por exemplo, as matérias de estudo) a serem executadas (estudadas) em um determinado período de tempo.

E o que não falta hoje é ferramenta para elaborar essa planilha, tamanha é a gama de aplicativos e serviços digitais que existem (Word, Writer, Excel, Google Docs, Calc, Trello, Planner etc). Mas, se você preferir usar o bom e tradicional caderno, fez também uma ótima escolha. O importante é que esse cronograma seja consultado, seguido, aplicado e ajustado. 

Na estruturação do seu cronograma, não se esqueça jamais de algo essencial: deixe registrado também o tempo livre para o seu descanso e o seu lazer. Afinal de contas, o isolamento social não deve lhe impedir de buscar alternativas de descanso, lazer e descontração não é mesmo?

Se você já vem seguindo um cronograma elaborado bem antes da pandemia, melhor ainda. Este o momento propício para ajustá-lo, porque é bem provável que a quarentena lhe permita ampliar o tempo para algumas matérias.

Por fim, como lembramos algumas vezes nos nossos artigos, na hora de colocar o que estudar para prova, uma das prioridades do seu cronograma deve ser focar nas disciplinas importantes e naquelas em que você sente mais dificuldade na hora de afixar o conhecimento na memória.

Maratonas no YouTube

Há tantas opções de canais de estudos para concursos no YouTube, a maior plataforma de stream de vídeos gratuita do mundo, que não é uma tarefa simples citar apenas uma ou duas como exemplo. O YouTube é tão útil que até mesmo os que têm condições de pagar cursos feitos sob demanda recorrem a ele para complementar seus estudos.

Embora nem sempre ofereça conteúdo completo, atualizado e já esquematizado para determinados concursos, no YouTube você pode encontrar um farto acervo de aulas gravadas de concursos anteriores, principalmente os estaduais e federais. Esse material, mesmo que às vezes se encontre fragmentado, ajuda.

Estude com cursos online gratuitos

Há cursos gratuitos disponíveis na internet que podem te ajudar bastante a se preparar para os concursos. Se você não está em condições de arcar com os cursos das escolas preparatórias pagas que abundam no mercado, lembre-se de que isso não é motivo para ficar parado durante este período crítico.

Por exemplo, o IMP Concursos, para tentar barrar os impactos negativos da pandemia, está oferecendo 50 mil bolsas integrais em cursos online para quem está estudando na quarentena.

As matérias disponíveis são: Direito Administrativo, Direito Constitucional, Gramática, Lei 8.112, Lei 8.429 – José Trindade, Matemática, Redação Oficial e muito mais. Saiba mais no site da escola. A empresa assegura que tais cursos, durante este período, terão custo zero.

Outra iniciativa de oferta de cursos por conta da pandemia do coronavírus foi a da Escola Nacional de Administração Pública - Enap, que liberou 156 cursos online com certificado, com aulas transmitidas pelo portal da Escola Virtual da Enap (EV.G) de forma totalmente gratuita. Veja os detalhes

Faculdade Unyleya é outra instituição que está disponibilizando durante a época de quarentena cursos gratuitos, tais como Auditoria Pública, Elaboração de Relatórios e Pareceres, Gestão de Projetos no Setor Público, Licitação, Contratos e Convênios e muitos outros. Saiba como se inscrever.

Para terminar, indicamos o Instituto Legislativo Brasileiro - ILB, que, em parceria com a TV Justiça, está com o curso on-line “Processo Legislativo Regimental” totalmente gratuito e aberto ao público.

A série de vídeos tem carga horária de 12 horas e traz tudo sobre o processo de criação de leis no Senado e na Câmara, bem como ritos do Congresso Nacional. Pode não ser um conteúdo comum dos concursos em geral, mas se seu foco for fazer concursos para o legislativo nacional (Câmara e Senado Federal), passa a ser interessante. Confira como participar

Faça simulados ou baixe provas anteriores

Se você não tiver paciência para baixar longos e cansativos PDFs de provas e gabaritos de concursos anteriores, a melhor alternativa é utilizar um serviço especializado pela internet.

Baixar provas já não é muito cômodo, sem falar no desconforto que as vezes isso se torna por existir a necessidade de ler numa tela de computador ou gastar com impressão...

E por falar em serviço especializado pela internet, não podemos deixar de te indicar os nossos simulados totalmente gratuitos, acessíveis por este link.

No momento em que publicamos este artigo, estamos com nada menos do que 57,9 mil questões de concursos disponíveis para você resolver quantas vezes quiser. Vale mencionar que esse número não é estático, ou seja, o nosso banco de questões cresce a cada dia.

Mas se você estiver em condições de assinar um dos bancos de questões existentes no mercado, há também várias opções. Apenas como exemplo (sem ordem de relevância), podemos citar o Tec Concursos, o QConcursos e o Aprova Questões. 

O importante é aproveitar todo o tempo disponível durante a quarentena para afixar seus conhecimentos. E a melhor maneira é resolvendo provas de concursos anteriores.

Medite, inspire-se e tenha a cabeça no lugar

Por incrível que pareça, o tempo presente requer de nós duas qualidades preciosas: paciência e perseverança.

Estamos em isolamento social, com a proibição de aglomerações humanas, e o medo aparece, é natural. Mas devemos encontrar formas de proporcionar a nós mesmos a tranquilidade e a serenidade necessárias. 

Há algumas dicas simples que podem te ajudar nesse processo: em primeiro lugar, não dê atenção a tudo o que te enviam pelas redes sociais, prefira os veículos de comunicação que se esforçam profissionalmente para transmitir informações verídicas e sem alardes desnecessários.

A outra recomendação é que você pode usar a tecnologia a seu favor, também nesse sentido: há aplicativos gratuitos para meditar e acalmar a mente.

No próprio YouTube há uma série de profissionais (psicólogos, por exemplo) que ensinam a como ter equilíbrio em momentos que parecem querer nos desestabilizar. 

Finalizamos este artigo trazendo o essencial: concurseiro, não se desespere, não perca a esperança, pois este momento difícil vai passar, as coisas vão voltar a se ajustar. Lá na frente você verá que, apesar dos prejuízos, iremos sobreviver. 

Lembre-se da ostra...

Compartilhe

Comentários