Você sabia que existe o Dia da Saudade? Conheça essa data comemorativa

A palavra saudade pode remeter a um episódio de alegria ou de tristeza. Seja como for, esse sentimento é tão importante que tem data comemorativa, o Dia da Saudade.

A saudade pode ser sentida por uma pessoa, um animal de estimação e até por um lugar. Esse sentimento pode ser por alguém que já faleceu, ou por quem ainda está vivo, mas distante fisicamente. Também é possível sentir falta de quem a pessoa já foi. Seja como for, no dia 30 de janeiro comemora-se o Dia da Saudade.

continua depois da publicidade

Esse tipo de ausência pode afetar de maneira momentânea ou permanente. A depender da intensidade do sentimento, poderá causar danos negativos, como melancolia, tristeza e depressão. Nesses casos específicos, é sempre importante procurar ajuda especializada para não sofrer tanto.

Dia da Saudade

É provável que você sinta falta de algo ou de alguém. Seja da época da escola, do bicho de estimação que já não possui, ou ainda da casa da avó no interior.

Leia também

Algumas saudades são gostosas de serem sentidas, pois a lembrança nos leva a um tempo de alegrias, deixando o coração confortável e quentinho.

continua depois da publicidade

O dia 30 de janeiro é o Dia da Saudade no Brasil. Por isso, pode ser um bom momento para pensar nas pessoas queridas que já não estão entre nós, ou mandar mensagem a um amigo distante com quem se perdeu o contato.

Dessa maneira, caso sua saudade tenha nome e endereço, nada mais justo do que procurá-la e contar sobre a falta que ela faz à sua vida. Será uma grande oportunidade para relembrar histórias.

Dia da Saudade: quais os tipos desse sentimento?

Não existe uma receita mágica, ou uma lista a ser preenchida, para que você tenha saudade de algo ou de alguém. Vale lembrar que é possível sentir falta até de si mesmo.

continua depois da publicidade

Assim, listamos algumas possibilidades desse sentimento que está em seu peito, confira:

  • Saudade nostálgica: esse sentimento não está ligado diretamente à perda ou ao luto. Ela se refere ao passado distante, como a infância, à época de ir à escola, brincar com os amigos na rua, viajar com a família e à reunião com a família;
  • Saudade magoada: esse pode não ser um dos melhores sentimentos. Ela aparece a qualquer momento sem controle, num passeio, ao ver um filme, sentindo perfume ou ouvindo uma música. Essa saudade demanda um trabalho emocional constante, muito choro e amigos por perto. É a falta daquela pessoa que te fez mal, mas ainda assim você gostaria de tê-la por perto. É lembrar que ela já não é mais a mesma;
  • Saudade insana: ela leva esse nome porque de fato não faz sentido. A saudade insana se refere àquilo que não foi vivido, mas você sente falta. Daquela viagem que não fez, do amor que não viveu e das experiências que deixou de fazer. Essa ausência fica apenas no seu plano de ideias, do que podia ter sido e não foi;
  • Saudade presente: esse tipo de falta é observada enquanto ainda se vive o momento. Ele ainda nem terminou e você já fica com saudade. Pode ser uma festa de formatura que você tanto sonhou, viagem com o namorado ou o almoço em família. Você para, observa e constata que nunca mais viverá aquele momento novamente. Por isso, se agarra ao máximo de informações para obter as melhores recordações.

Seja qual for o seu tipo de saudade, pode ser que ela nem esteja descrita aqui, é importante vigiar o sentimento para que ele não impeça de viver o presente ou para que não te faça viver infeliz por aquilo que já não existe mais.

continua depois da publicidade

Caso tenha saudade de si mesmo, daquela pessoa que você foi há anos atrás, lembre-se de que sempre é tempo de ser o melhor para você mesmo. A saudade só é boa quando vem acompanhada de um sorriso no rosto e um coração cheio de bons sentimentos.

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade