Você precisa fechar as janelas de casa durante fogos de artifício; entenda o porquê

Você sabia que a fumaça produzida pelos fogos de artifícios pode fazer mal à sua saúde? Leia e saiba mais sobre o assunto.

Em épocas festivas como o Ano Novo, por exemplo, é bastante comum que as pessoas soltem fogos de artifício para comemorar. No entanto, apesar de serem muito bonitos, você deve se atentar aos riscos que eles trazem a sua saúde.

Em suma, o que poucas pessoas sabem é que os fogos de artifício não são bons para a qualidade do ar e inclusive fazem com que ela atinja níveis perigosos, gerando uma poluição do ar externo como interno, ou seja, dentro de nossas casas. Veja a seguir porque devemos manter as janelas fechadas durante os fogos e como se proteger.

Porque devemos fechar as janelas durante a queima de fogos de artifício?

Fechar as janelas durante a queima de fogos de artifício é uma medida extremamente necessária. Isso porque, o PM 2,5 (material particulado) que é produzido na queima dos fogos é muito perigoso, uma vez que ele normalmente contém componentes tóxicos, como o cobre e o chumbo, que são adicionados para trazer cor a esses produtos.

Além disso, quando acesos, os fogos também liberam dióxido de enxofre gasoso, dióxido de carbono e monóxido de carbono em conjunto com outros elementos nocivos como alumínio, manganês e cádmio.

Diante disso, muitos cientistas afirmam que essas partículas liberadas no ar quando entram em nossas casas podem acabar se misturando com outras substâncias poluentes presentes no ambiente que são perigosas para a nossa saúde.

Como nossa saúde é afetada?

Conforme mencionado anteriormente, o PM 2,5 é muito perigoso, logo, ficar exposto a esse material dentro de sua casa pode trazer problemas ao sistemas respiratório e cardiovascular.

Com efeito, a poluição interna causada pela queima de fogos de artifício, pode permanecer por horas dentro do ambiente, mesmo após os fogos terem terminado.

Desse modo, as pessoas expostas, dentro de casa em grande ou curto prazo de tempo, a PM 2,5 podem apresentar irritação pulmonar, falta de ar e, inclusive, terem doenças pré-existentes agravadas, como asma e problemas cardíacos.

Ainda, vale ressaltar que a forma como nosso organismo é afetado depende da proximidade com a queima de fogos de artifício e da direção do vento para a sua janela. No entanto, em uma pesquisa, publicada em 2021 na PubMed, em que foram medidas as concentrações de PM 2,5 dentro de prédios que estavam próximos à exibição de fogos, foi visto que o ar atingiu quase que de imediato níveis altamente nocivos.

Como proteger a qualidade do ar dentro de casa durante episódios de queima de fogos de artifício?

Por fim, a poluição do ar causada pela queima dos fogos de artifício é resultante da junção entre a fumaça e o PM que é definido entre diversos compostos químicos. Sabendo disso, confira algumas formas de evitar que a qualidade do ar seja afetada dentro de suas residências:

  1. Mantenha as janelas da sua casa fechadas para evitar que o ar poluído dos fogos de artifício entre facilmente no ambiente;
  2. Realize a limpeza ou efetue a troca do filtro de ar do ar condicionado, caso você tenha algum em sua casa, para que ele possa trabalhar de forma adequada;
  3. Caso você more em uma localidade que faça muito calor e você necessite manter as janelas abertas à noite, você pode utilizar um ventilador ou criar o seu próprio purificador para a filtragem de ar. 

Leia também

você pode gostar também

Por que os palitos de pirulito têm um pequeno furinho na ponta?

Sempre fez questão de aprimorar os seus conhecimentos e tem a curiosidade aguçada, concurseiro? Então, descubra para que serve o furinho na ponta dos palitos de pirulito.

Entenda de onde surgiu o “sentido horário” dos relógios

Você já se perguntou por que o relógio gira em sentido horário? Este é um padrão que vem de relógios de sol antigos. Leia e entenda a seguir.

Afinal, qual é a verdadeira diferença entre poema e poesia? Entenda aqui

Apesar de parecerem idênticos, o poema e a poesia possuem algumas diferenças vitais, e que são de conhecimento essencial no mundo literário.

Grampeador tem função “secreta” que muitas pessoas ainda não conhecem

Embora todos nós usemos um grampeador de vez em quando, você provavelmente não conhece este tipo de uso secreto para ele.

15 nomes antigos que voltaram a ser populares no Brasil

Alguns dos nomes retrôs são muito populares hoje em dia no Brasil, sejam femininos ou masculinos. Confira alguns deles abaixo.

Como começar a empreender? Veja 7 dicas para ter um negócio de sucesso

Está querendo começar a empreender em 2023 e pretende alcançar o êxito profissional? Fique por dentro de sete dicas para ter um negócio de sucesso.