Você está estudando ou apenas fingindo? Saiba melhorar o seu rendimento

Conheça dicas incríveis sobre como melhorar rendimento nos estudos para as provas do concurso.

Você por um acaso já percebeu se está estudando de verdade ou apenas fingindo que está aprendendo? Está realmente focado nos estudos ou se deixa distrair com facilidade?

É preciso ter essas respostas na ponta da língua, concurseiro. Elaboramos esse artigo que traz nove dicas valiosas sobre como melhorar rendimento nos estudos e que podem deixar a sua aprovação bem mais perto.

1) Revisão é essencial

Para melhorar rendimento nos estudos, revisar todo o conteúdo estudado é fundamental. Uma revisão eficiente impede a temida “curva do esquecimento” e ainda reforça todas as informações recém aprendidas na sua mente.

Por isso, se você acha que a revisão é besteira ou perda de tempo, poderá se arrepender amargamente na hora das provas. Revisar o que foi aprendido é essencial para ser aprovado em qualquer certame.

2) Faça conexões mentais

Você conhece a diferença entre aprender rápido e devagar? A forma de estudar. Aquele concurseiro que, ao invés de memorizar todo o conteúdo, faz conexões mentais entre as principais ideias, pode se sair melhor nas provas.

A aprendizagem contextual exige que o candidato tenha métodos de estudos personalizados, o que o leva a fazer conexões com as informações que foram recém aprendidas e que, claro, façam todo sentido.

3) Intercale disciplinas durante o dia

Outra dica interessante para melhorar rendimento nos estudos é variar o conteúdo estudado durante o dia. Se concentrar em apenas disciplinas da mesma área, além de ser cansativo, pode deixar a sua produtividade em um nível pouco satisfatório.

Por exemplo, você pode estudar as matérias de Ciências Humanas na parte da manhã e deixar as da área de Exatas para estudar à tarde ou vice-versa.

4) Siga à risca o cronograma

Para que o candidato consiga melhorar rendimento nos estudos, é preciso que ele siga o seu cronograma de preparação para as provas à risca.

Um plano de estudos bem elaborado e realista vai incluir todas as matérias que precisam ser estudadas, além de dar um melhor direcionamento para o concurseiro na hora de colocar a mão na massa.

Por isso, não deixe de seguir o seu cronograma e faça a sua aprovação se tornar uma realidade.

5) Varie o ambiente de estudos

Você já cogitou a possibilidade de mudar o seu cenário de estudos atual? Pode até não parecer, mas uma simples mudança de ambiente pode impactar positivamente o seu aprendizado. Dessa forma, troque o seu local de estudo de vez em quando, já que isso pode aumentar a sua concentração e o nível de retenção das informações.

Estudar ao ar livre também pode ser uma boa pedida, desde que tenha silêncio ao redor, óbvio.

6) Ensine para si mesmo

Mais uma dica para melhorar rendimento nos estudos. Que tal ensinar para si mesmo tudo aquilo que acabou de aprender? Assim que acabar de estudar um determinado assunto, dê uma aula particular para si mesmo, explicando com suas próprias palavras aquilo que foi recém aprendido.

Por mais que possa parecer meio estranho, essa atitude faz o seu cérebro reter as informações ainda mais. A sua memorização será bem mais efetiva. Mas não vale decorar, fechado?

7) As distrações devem passar bem longe

Todo concurseiro que deseja melhorar rendimento nos estudos deve ficar bem longe de todo tipo de distração. Por isso, nada de ficar bisbilhotando as suas mensagens no whatsapp ou as notificações das redes sociais a cada cinco minutos. Não fique “viajando na maionese” durante os estudos ou se distraindo com qualquer outra coisa.

Lembre-se de que as distrações não vão deixar a sua aprovação mais perto e tampouco agregar valor no seu aprendizado.

8) Invista em resumos

É chato, dá trabalho, mas pode fazer o candidato melhorar rendimento nos estudos durante a fase de preparação para as provas do concurso. Os resumos dos conteúdos devem ser escritos à mão (já que aprimoram o entendimento ainda mais) e são de grande valia na hora da revisão.

Acabou de estudar uma matéria? Anote tudo aquilo que achar mais importante, sempre usando suas próprias palavras e de maneira organizada.

9) Cuide do seu local de estudos

Por fim, a última dica para melhorar rendimento nos estudos é se atentar para o local que escolheu para aprender o conteúdo necessário.

Lembre-se de que o ambiente precisa estar limpo, bem arejado, sem nenhum tipo de poluição visual, com uma iluminação adequada e ter móveis confortáveis que permitam uma boa ergonomia, além de ser silencioso. A sua produtividade agradece.

Leia também


você pode gostar também

Validade de concursos: como esse prazo afeta os concurseiros?

Entenda como funciona a validade de concursos públicos e saiba como esse prazo afeta a vida de todo concurseiro aprovado.

Estas 5 profissões antigas voltaram à moda no país e ganharam relevância

Conheça cinco profissões antigas que voltaram a ganhar espaço e relevância no mercado de trabalho brasileiro.

Concurso INSS: veja 5 dicas infalíveis para aplicar durante os estudos

As dicas infalíveis para aplicar durante os estudos do concurso INSS permitem que o concurseiro tenha mais organização nas etapas de aprendizagem e revisão do conteúdo.

Veja 5 coisas que você não pode colocar no seu currículo em 2022

Está procurando emprego? Saiba o que não colocar no currículo em 2022 e aumente as chances de ser convocado para uma entrevista.

5 profissões que pagam bem aos que desejam ter jornada de 20 horas semanais

Se você sempre sonhou em ter um alto salário mas sem trabalhar demais, conheça cinco profissões que pagam bem e trabalham pouco.

Profissões de Humanas: veja os 5 cargos mais bem pagos do Brasil

Sonha em começar uma carreira que paga um alto salário? Conheça cinco profissões de Humanas que podem transformar isso em realidade.