Viver mais: 5 hábitos simples que aumentam a sua longevidade

Os hábitos simples que aumentam a sua longevidade não só permitem que você viva mais, como também auxiliam no bem-estar, vida social, saúde e qualidade do envelhecimento.

Viver mais é uma meta comum entre os seres humanos, principalmente pelo desejo de envelhecer com os familiares, ver os mais novos crescendo e também obter ainda mais sucesso na própria carreira. Neste sentido, existem 5 hábitos que aumentam a sua longevidade de um jeito saudável.

Leia também

No entanto, nem todas as pessoas conhecem essas pequenas modificações na rotina que são cheias de potenciais. Sobretudo, são ações associadas à redução do estresse e ampliação do autocuidado para promover um envelhecimento repleto de bem-estar e saúde. Saiba mais a seguir:

5 hábitos simples que aumentam a sua longevidade

1) Tenha uma alimentação equilibrada

No geral, os nutrientes e alimentos que consumimos afetam diretamente na vida útil do nosso organismo, saúde das células e longevidade dos órgãos. Sendo assim, opte por uma dieta que tenha variedade de vegetais, frutas, grãos e laticínios com baixa concentração de gordura.

Aqui, a ideia não é uma restrição absoluta e desafiadora, mas simplesmente construir refeições que sejam combustíveis para o seu corpo, e não sabotadores. Portanto, opte por carnes menos gordurosas, fuja do excesso de açúcar, alimentos processados e industrializados.

Neste caso, não há problema em escapar da dieta de vez em quando e comer algo diferente, desde que isso seja a exceção e não a regra.

Ademais, evite hábitos negativos, como o consumo desenfreado de bebidas alcoólicas ou o tabagismo, pois além de causar um envelhecimento precoce, trazem uma série de problemas de saúde.

2) Faça exercícios físicos

Viver MAIS: 5 hábitos simples que aumentam a sua longevidade
Foto: Reprodução / Pexels.

Um corpo ativo é um corpo que vive mais. Sendo assim, além de promover saúde mental e física, os esportes e atividades físicas promovem o bem-estar, reduzem o risco de doenças cardiovasculares, além de problemas como diabetes, obesidade e até alguns tipos de câncer.

Ademais, é possível obter benefícios associados à autoestima, qualidade do sono e vitalidade ao longo do dia. Desde caminhadas curtas até esportes de alto rendimento são indicados, desde que feito com o devido acompanhamento profissional e com consentimento do médico.

3) Fique cercado de pessoas queridas

Estar rodeado de pessoas combate o principal inimigo da saúde, a solidão. Neste caso, passe um tempo com a sua família diariamente, marque encontros com seus amigos e se divirta em encontros casuais para prevenir problemas como depressão, ansiedade e até mesmo casos generalizados de demência.

Esse tipo de hábito ajuda você a praticar as habilidades sociais e emocionais associadas ao trabalho mental, como a comunicação, empatia e afetuosidade.

Desse modo, é possível estreitar os laços para a longevidade e também seguir ativo dentro das relações pessoais ou profissionais, mesmo durante o envelhecimento.

4) Faça exames de rotina

De acordo com uma pesquisa da Medicina S/A, a pandemia afetou diretamente a rotina de saúde de 60% das pessoas no Brasil. Neste sentido, mais de 31% dos homens alegaram que não realizam exames de rotina ou consultas de prevenção, sendo que 13% afirmou nunca ter realizado esses procedimentos antes.

No geral, os exames de rotina são fundamentais para conferir a saúde do organismo, mas também atuam como mecanismos de prevenção e identificação precoce de enfermidades. Portanto, inclua na sua rotina anual realizar visitas ao cardiologista, ortopedista, endocrinologista e outros médicos especializados.

5) Tenha boas noites de sono

Dormir é essencial para que o cérebro realize o processamento de novas informações adquiridas, criando novas memórias e também realizando a recuperação de músculos que foram desgastados ao longo do dia. Além disso, é durante esse período que grande parte das funções digestivas e renais são realizadas.

Sendo assim, organize a sua rotina para incluir, pelo menos, 8 horas de sono diária. Neste sentido, é fundamental que o ambiente do sono seja favorável, então opte por um espaço tranquilo, com iluminação e temperatura agradável.

De preferência, desligue os eletrônicos e dispositivos móveis uma hora antes de ir dormir, para evitar qualquer agitação.

Leia também


você pode gostar também

“Subir para cima”: 11 exemplos de pleonasmo para evitar no dia a dia

"Subir para cima", "descer para baixo" ou "sair para fora": confira alguns exemplos de pleonasmo para evitar no dia a dia.

Estes 5 sinais mostram se o seu amigo está apaixonado por você

Tem percebido que a pessoa com a qual tem amizade quer algo mais sério contigo, concurseiro? Fique por dentro dos cinco sinais de que o seu amigo está apaixonado por você.

Confira 3 signos que, geralmente, preferem ficar sozinhos

Existem alguns signos que, geralmente, preferem ficar sozinhos e apreciam a solidão mais do que ninguém. Confira quais deles integram a lista.

11 carros incríveis para quem é apaixonado por tecnologia

Se você é fã de carteirinha do universo automotivo, conheça 11 carros incríveis e tecnológicos, com funções incríveis de motorização, conforto e segurança.

Entenda para que realmente serve o lado preto da raquete de ping pong

A raquete de ping pong é um dos principais instrumentos do tênis de mesa, mas nem todas as pessoas conhecem para que realmente serve o lado preto dessa ferramenta.

7 hábitos que realmente podem prejudicar a sua produtividade

Quer realmente ser aprovado em um concurso público e alcançar a tão sonhada estabilidade financeira? Conheça os sete hábitos que prejudicam a sua produtividade e deixam a sua aprovação mais longe.