Vive cansado? Confira dicas para desenvolver mais energia no dia a dia

Existem alguns hábitos que ajudam o corpo a ter mais energia no cotidiano. Confira quais são e aplique-os no seu dia a dia.

No século XXI, a vida vem impondo uma “correria” maior para as pessoas. A dinâmica de muito trabalho, eventos sociais e todos os aspectos da rotina de casa costumam deixar muitas pessoas cansadas. Por isso, confira dicas para desenvolver mais energia

Leia também

Vale lembrar que também é muito importante que a pessoa se consulte com um médico e com um nutricionista para desenvolver uma dieta balanceada e saber se há condições físicas de fazer exercícios. Outra dica é acessar informações disponíveis no site do Ministério da Saúde.

Tenha uma alimentação saudável

O corpo obtém energia a partir da alimentação. Logo, comer bem é primordial para não viver cansado. Procure comer frutas, legumes e grãos. Alimentos ricos em proteínas, vitaminas e sais minerais são recomendados. O açúcar e a gordura, em excesso, dão a sensação de satisfação a curto prazo e fazem com que a pessoa sinta mais preguiça.

Faça exercícios físicos

Ao fazer exercícios regularmente, o indivíduo passa a ter uma condição física melhor. O coração passa a bombear mais sangue para os outros órgãos, o pulmão trabalha melhor na absorção de oxigênio (o que gera mais energia), assim como há efeitos nos músculos e em outras partes do corpo.

Hidrate-se

A hidratação é parte fundamental para ajudar a dar energia. A água faz parte de praticamente todos os processos do corpo, atuando no cérebro, coração, intestino, entre outros.

Já existem estudos que comprovam que a desidratação pode provocar fadiga, falta de concentração e até sonolência, dependendo do caso.

Durma

Dormir ajuda o cérebro a descansar e fazer conexões vitais. Além disso, também impacta no restante do corpo, fazendo com que as células se regenerem com maior facilidade e os órgãos tenham tempo de diminuir o ritmo.

Lembre-se que dormir em excesso também não é bom para o corpo. Geralmente, a recomendação é a de que a pessoa tenha noites de sono com duração entre sete e oito horas. Os números podem até variar um pouco para baixo ou para cima, de acordo com o organismo.

Reduza o álcool

Apesar de muitas pessoas gostarem de álcool, o seu consumo está associado com o aumento do cansaço, pois costuma aumentar a pressão em órgãos como o fígado, rins e o cérebro. A substância também atrapalha na qualidade do sono.

Por isso, reduza a quantidade de álcool. E quando for consumir, lembre-se de beber água, já que o álcool está associado a desidratação.

Aprenda coisas novas

Quando aprendemos algo novo, seja um idioma, instrumento, um jogo, ou até mesmo uma receita, o cérebro costuma realizar mais conexões e hormônios de satisfação costumam ser jogados no cérebro. Assim, a pessoa tende a ter mais energia para realizar as atividades.

Leia também


você pode gostar também

Estas 7 leis Bizarras já existiram no Brasil; a 5ª é surpreendente

As leis mais estranhas são de autoria das Câmaras Municipais de Vereadores pelo Brasil, onde costuma ter uma aprovação mais fácil.

9 livros emocionantes que vão te deixar inspirado e mais otimista

Precisa de um pouco mais de inspiração e otimismo na sua rotina de preparação para as provas do concurso? Conheça nove livros emocionantes.

Consegue responder? Veja as 5 adivinhas mais DIFÍCEIS do mundo

Se você gosta de desafios, uma boa maneira de se divertir e exercitar o raciocínio ao mesmo tempo é por meio de adivinhas difíceis.

9 coisas que você precisa fazer todo dia para ficar ainda mais inteligente

As coisas que você precisa fazer todo dia para ficar ainda mais inteligente envolvem mudanças na sua rotina para exercitar as habilidades associadas a essa capacidade.

Eleições 2022: posso votar de bermuda e chinelo?

De acordo com as questões estabelecidas pelo TSE, é preciso cumprir determinadas regras no dia de votação com relação às vestimentas. Descubra se é possível votar de bermuda, entre outros detalhes.

Precisa estudar o Código Civil? Advogada lista dicas que ajudam

O Código Civil é um dos conteúdos mais cobrados dentro da matéria de Direito Civil, que possui diversas ramificações.