Verão 2023: confira 11 dicas de cuidado com a pele nessa época do ano

Está afim de aproveitar ao máximo a estação do ano mais aguardada por milhares de brasileiros? Então, conheça 11 cuidados com a pele no verão 2023.

Viagem de férias, praia, calor, óculos escuros, roupas leves, atividades ao ar livre, banho de piscina e muita curtição. Isso te lembra alguma coisa, concurseiro? Em épocas em que as temperaturas beiram facilmente os 40 °C em algumas cidades, é importante se atentar para certos cuidados com o maior órgão do corpo humano: a pele. Por isso, essa matéria apresenta 11 cuidados com a pele no verão 2023.

Mesmo que você seja um(a) adepto(a) do bronzeamento, a exposição solar com exagero e sem proteção pode trazer prejuízos e riscos para a saúde da sua pele. Afinal, o calor tão esperado não pode estragar tudo, certo? Aproveite a leitura.

Cuidados com a pele no verão 2023

1) Protetor solar sempre

Os raios solares emitem ondas ultravioleta que podem prejudicar a sua pele, se ela estiver sem proteção. Por isso, é recomendado nunca tomar aquele “banho” de sol sem fazer o uso do protetor solar. Dê preferência para aqueles que possuem FPS (fator de proteção solar) acima de 30. Não deixe de reaplicar o produto a cada duas horas em média, fechado?

2) Evite a exposição solar em certos horários

Outra dica de cuidados com a pele no verão 2023. Está querendo pegar um bronzeado na praia, concurseiro? Mas você deve evitar a exposição solar entre 10 da manhã e 4 da tarde. Nesse horário, os raios ultra violeta estão no ápice e podem prejudicar a sua pele. O mais recomendado é tomar sol no início da manhã ou no final da tarde.

3) Mantenha a hidratação em dia

Muita gente conhece essa dica, mas poucos a colocam em prática. A nossa pele precisa se manter sempre hidratada, já que o ressecamento pode diminuir o viço e até causar outros problemas dermatológicos. Então, beba pelo menos dois litros de água todos os dias. Transpirou muito? Aumente a quantidade.

4) Use e abuse dos hidrantes corporais

Mais uma dica de cuidados com a pele no verão 2023. Para evitar o ressecamento causado pela exposição ao sol e pelo banho de mar, é recomendado que o concurseiro não se esqueça de usar um creme hidratante de qualidade, preferencialmente meia hora antes de dormir. Esse produto contribui para aumentar a maciez e hidratação da pele.

5) Acabou de se depilar? Evite o sol

Muita gente tem o hábito de se depilar minutos antes de tomar sol. Mas você sabia que isso pode ocasionar o surgimento de manchas escuras nos locais que tiveram contato com a lâmina ou a cera depilatória? É verdade. Por isso, o recomendado é fazer a depilação pelo menos 72 horas antes da exposição solar.

6) Cuidados com a pele no verão 2023: Banho quente nem pensar

A água quente do chuveiro pode ressecar e retirar a camada protetora da nossa pele. Por isso, seja no verão ou em qualquer outra estação do ano, não é recomendado tomar banho quente demais. Por mais que seja complicado abrir mão desse hábito, prefira tomar banho morno.

7) Cuidado com a água salgada

Gosta de ficar por horas a fio se banhando no mar, concurseiro? Mesmo que seja um hábito bem-vindo em dias mais quentes, é recomendado que você não fique muito tempo com a água salgada no corpo. O sal em contato com a pele pode acarretar fissuras, coceiras e ressecamento. Se for possível, sempre que sair do mar, tome uma ducha rápida.

8) Evite o uso em excesso de sabonete e bucha

Esse também é outro dos cuidados com a pele no verão 2023. O uso excessivo de sabonetes e bucha durante o banho pode contribuir para o ressecamento da pele, já que retira a camada de proteção natural desse órgão. O ideal é que você não use bucha e prefira sabonetes que não agridam a pele do corpo e do rosto.

9) Cuidados com a pele no verão 2023: Use chapéus e roupas protetoras

Quando as temperaturas ultrapassam os 30 °C (o que é bastante comum no verão), é recomendado usar chapéus e roupas protetoras, para proteger o couro cabeludo e a pele do corpo. Se você tem o hábito de fazer caminhada em horários de sol a pino, não deixe de levar em consideração essa dica, combinado?

10) Alimentos ricos em betacaroteno ajudam no bronzeamento

Não abre mão daquele bronzeamento no verão, concurseiro? Por mais que muita gente seja fã da “marquinha” de biquíni, existe um paliativo que pode contribuir para esse processo. Consumir alimentos ricos em betacaroteno, como cenoura, acerola, espinafre, melão e manga podem ajudar a deixar a pele com a “cor” do verão.

11) Consulte um Dermatologista

O último dos cuidados com a pele no verão 2023. Vai viajar para a praia ou um parque aquático com os amigos, concurseiro? Uma boa dica é se consultar com um Dermatologista antes. Esse profissional vai fazer uma avaliação da sua pele e indicar os produtos que tenham mais compatibilidade com ela.

Leia também

você pode gostar também

7 sinais de que você deveria mudar de profissão

Está insatisfeito com o seu atual emprego? Então conheça os sete sinais de que você deveria mudar de profissão e cogite uma transição de carreira.

Para que servem aquelas bolas laranjas nos fios de transmissão?

Fios de alta tensão geralmente possuem itens de segurança bastante chamativos para evitar acidentes que possam danificar os fios e causar maiores problemas.

Convocação, nomeação e posse: saiba qual é a diferença

A diferença entre a etapa de convocação, nomeação e posse em um concurso público pode criar dúvidas nos candidatos, principalmente sobre a burocracia e procedimentos ao longo desses níveis.

O que 2023 reserva para os concursos? Veja 7 editais previstos

Os concursos públicos previstos para serem realizados no Brasil em 2023 podem ofertar vagas para profissionais de níveis médio, técnico e superior.

7 verdades sobre concursos públicos que vão te motivar

Está querendo começar uma carreira pública em 2023? Então, conheça sete verdades sobre concursos públicos que podem deixar a sua motivação nas alturas.

Como usar o marketing pessoal para ter bons relacionamentos no trabalho?

Entenda melhor o conceito de marketing pessoal e veja como aplicar esse conhecimento à sua vivência profissional.