Veja 5 coisas que você nunca pode fazer com a Embreagem do Carro

O pedal esquerdo é importantíssimo para que o veículo funcione normalmente. Acompanhe alguns cuidados imprescindíveis para o bom uso da embreagem.

O sistema de embreagem do carro é acionado por um pedal. Por sua vez, ele faz o papel de desacoplar o motor da transmissão, justamente quando é feita a troca de marcha. Nesse sentido, o pedal esquerdo é de suma importância para o bom funcionamento do veículo e existem algumas coisas que você nunca pode fazer com a embreagem do carro.

continua depois da publicidade

A embreagem e todo seu sistema é formado e composto por um conjunto de disco e platô. O disco, neste caso, é o que torna possível a transmissão de torque do motor para as rodas do carro.

Como a maioria dos componentes de um carro, a embreagem tem vida útil. Neste caso, são cerca de 60 mil km rodados, até precisar ser trocada. Contudo, existem alguns cuidados que se pode ter, para aumentar a vida útil e a própria conservação da embreagem.

Acompanhe a seguir 5 coisas que você nunca pode fazer com a embreagem do carro, para que ela possa durar mais e não causar imprevistos desnecessários.

continua depois da publicidade
Leia também

5 coisas que você nunca pode fazer com a embreagem do carro

1 – Dirigir com o pé apoiado no pedal da embreagem

Especialistas alertam para essa prática. O pedal de embreagem deve ser acionado até o fim apenas quando for trocar a marcha. Desse modo, o costume em deixar o pé no pedal pode causar desgaste.

Mesmo o costume gerando uso leve da embreagem, há problemas para o carro. Ainda de acordo com profissionais especializados, o leve toque no pedal não causa atrito entre o disco e o platô, mas é responsável por um movimento semelhante ao de uma lixa.

continua depois da publicidade

2 – Manter o carro parado usando embreagem e acelerador

Sempre que estiver em um terreno desnivelado, não escolha por usar o pedal da embreagem em conjunto com o acelerador. Essa prática de segurar o carro com o pedal da embreagem provoca o escorregamento severo no contato do platô com o disco, o que traz um desgaste precoce do pedal.

A sensível redução da vida útil desta peça poderia ser evitada se em vez dessa prática, motoristas optassem por usar o freio de mão na subida, parando totalmente o veículo automotor.

3 – Andar com marcha alta

Em busca de economizar combustível, alguns motoristas acabam andando com marchas mais altas, para reduzir a rotação do motor e, consequentemente, o consumo.

continua depois da publicidade

Entretanto, essa prática pode trazer danos ao pedal. Andar em marchas incompatíveis com as velocidades trazem baixas rotações. Esse processo acaba por desgastar muito mais rápido toda a embreagem do carro.

4 – Parar no semáforo com o carro engatado

Ao parar o carro em um semáforo, um costume que a maioria dos motoristas tem é o de manter o pedal da embreagem acionado, com o motor ligado e o carro engrenado.

Entretanto, essa prática também pode causar danos ao sistema de embreagem do carro. Especialistas alertam que quando o pedal é acionado até o fundo, o disco e o platô não são afetados; por outro lado outros componentes do carro sofrem pelo mal uso.

O correto seria, sempre que parar em um semáforo ou mesmo em um congestionamento, colocar o câmbio em ponto-morto e acionar o freio, engrenando o veículo apenas no momento certo de se deslocar novamente.

5 – Andar com carga em excesso no carro

O último item da lista é para motoristas de veículos maiores, como furgões, vans, caminhões. A regra é: nunca exceda o limite de carga suportado por seu veículo. Esta regra também vale para carros de passeio.

Nesse sentido, carga em excesso é ruim para o veículo por gerar excesso de torque na embreagem. Além disso, geralmente carros muito pesados acabam tendo vida útil reduzida nas suspensões e pneus.

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade